quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Blog do Magno Martins: coluna da quinta-feira


AÉCIO SAI GANHADO - O Partido Solidariedade, reconhecido ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral, já nasce comprometido com a candidatura do tucano Aécio Neves ao Palácio do Planalto.


Paulinho da Força Sindical, presidente da nova legenda, não teria capacidade nem liderança para montar um partido em tão curto espaço de tempo se não tivesse por trás a cobertura de uma grande estrutura montada por Aécio.

Já o Pros – Partido Republicano da Ordem Social – também regulamentado pelo TSE, é um tremendo laranjal do PT. O presidente é um ex-vereador de uma cidade goiana nos arredores de Brasília.

Desmamado do PSB, o grupo do governador do Ceará, Cid Gomes, tende a se filiar em massa ao Pros, para dar suporte à reeleição de Dilma.

Mas, diferente do Solidariedade, que já nasce com a perspectiva de abrigar entre 25 a 35 deputados federais, o Pros tende a não ser tão abrangente assim.

Quanto à Rede, da ex-senadora Marina Silva, as chances de vir a ser reconhecido pelo TSE quase não existem mais.

Diante disso, as notícias que chegam de Brasília indicam que Marina, ao não conseguir emplacar o seu projeto partidário até o próximo dia 5, quando se esgota o prazo, não será mais candidata à Presidência da República.

Por falta de opções partidárias e não desejo dela. Nesse novo emaranhado partidário, qual a fatia que se apresenta para o governador Eduardo Campos viabilizar sua candidatura com o tempo na televisão?

Fala-se do PDT, cuja negociação não é fácil e no PPS, este se não for à opção abraçada pelo ex-governador José Serra para disputar a eleição presidencial.

Dos pré-candidatos ao Planalto, o que está inicialmente mais levando vantagem com esse rearrumação partidária é Aécio, que tende a arrastar também o DEM para a sua coligação, abrindo o segundo maior tempo de propaganda eleitoral na televisão.

PERDE E GANHA– Ao entregar, ontem, ao presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, seu pedido formal de desfiliação do partido, o vice-governador João Lyra Neto, que está indo para o PSB, soube que a legenda pedetista perderá entre cinco a seis deputados federais com o troca-troca, que se encerra próximo dia 5. Lupi, entretanto, tem expectativa de atrair igual número de federais para o partido.



O DIA DO FICO
Embora magoado com o presidente estadual do PDT, José Queiroz, e correndo risco de se complicar na reeleição, o deputado Paulo Rubem Santiago garantiu, ontem, a aliados que não irá se debandar para o recém-criado Partido Solidariedade, de Paulinho da Força Sindical, já regulamentado pelo TSE.




A TROPA DA DISCÓRDIA – Os Gomes do Ceará – o governador Cid e o irmão Ciro – deixam o PSB profundamente irritados com o governador Eduardo Campos. Por isso, mobilizam o maior número de aliados para engrossar a debandada. Segundo Cid contou ao portal IG, a revoada inclui quatro deputados federais, 10 estaduais, 40 prefeitos e 200 vereadores.

PACOTE RURAL – Em agenda vapt-vupt de despedidas do Ministério da Integração, Fernando Bezerra Coelho vai hoje a Caruaru e libera R$ 31 milhões para o prefeito José Queiroz (PDT) investir em pavimentação de ruas e de estradas rurais. Segundo Queiroz, o pacote representa o maior aporte de recursos para a área rural da história do município. Será às 11h30m, no teatro João Lyra Filho.



NOVA TRIBUNA
Já com discurso afiado como pré-candidato a governador, o senador Armando Monteiro Neto (PTB) fala, hoje, para um grande número de executivos do Estado, em almoço promovido pelo GERE (Grupo de Executivos do Recife). Será ao meio dia no Spettus do Derby tendo como temática os desafios e perspectivas do Brasil e de Pernambuco.






 CURTAS

MUDANÇA– Conforme este blog cantou a pedra, o ex-prefeito do Cabo, Lula Cabral, entregou, ontem, o comando do PSC no Estado, que havia tomado do deputado Carlos Eduardo Cadoca, e se filiou ao PSB para disputar um mandato estadual e não federal. Quer ficar mais presente no Estado porque pretende disputar em 2016 a Prefeitura do Cabo.

SEMINÁRIO – Embarco, logo cedo, para Petrolina, onde teremos a sexta etapa dos seminários regionais “Revolução digital”, que acontece no auditório do Sest-Senat. Petrolina será sede da região do São Francisco. O mediador será o jornalista Fernando Veloso, marqueteiro vitorioso, hoje atuando na região.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Quantos deputados, afinal, vão mudar de partido desrespeitando a lei eleitoral?


'Não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que ele trará'. (Provérbios 27-1)

Nenhum comentário: