domingo, 25 de dezembro de 2011

HÁ 85 ANOS NO DIA DE NATAL EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO





A 25 de dezembro de 1926, a empresa Azoubel & Filhos inaugurou o primeiro Cine-Teatro na Vitória, construído à Rua Rui Barbosa, ao qual deu o nome de “Cine-Teatro Diogo Braga”.

Verdadeiro acontecimento artístico e social constituiu a inauguração dessa casa de espetáculos, com a exibição do apreciável conjunto da Capital, a “Tuna Portuguesa”, então no auge do seu esplendor.

Dirigido pela competência e bom gosto de um espírito de escol, Alberto Azoubel, o Cine-Teatro Diogo Braga proporcionou bons espetáculos e a melhor programação cinematográfica do momento, exibindo, muitas vezes, em “Avant-Première”, filmes de grande valor, o que havia de melhor na produção das grandes empresas.


Em 1931, passou o “Braga” a exibir filmes, a princípio apenas sonorizados, e logo em seguida, falados, inaugurando estes em 27 de fevereiro, com a película “O Rei Vagabundo”, com o ator All Johnson. Foi à idade de ouro da cinematografia na Vitória, do que damos testemunho pessoal, pois tivemos o prazer de assistir a grandes exibições( narração de José Aragão).

OBS: O CINE BRAGA FICAVA ONDE HOJE ESTA A LOJA AMERICANAS.

TEXTO DO LIVRO HISTÓRIA DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO DO PROFESSOR JOSÉ ARAGÃO

POSTADO POR JOHNNY RETAMERO

FOTOS DO ARQUIVO DO BLOG

Um comentário:

Antonio maximino disse...

a primeira foto, existi hoje ainda este prédio