A 25 de dezembro de 1926, a empresa Azoubel & Filhos inaugurou o primeiro Cine-Teatro na Vitória, construído à Rua Rui Barbosa, ao qual deu o nome de “Cine-Teatro Diogo Braga”.
Verdadeiro acontecimento artístico e social constituiu a inauguração dessa casa de espetáculos, com a exibição do apreciável conjunto da Capital, a “Tuna Portuguesa”, então no auge do seu esplendor.
Dirigido pela competência e bom gosto de um espírito de escol, Alberto Azoubel, o Cine-Teatro Diogo Braga proporcionou bons espetáculos e a melhor programação cinematográfica do momento, exibindo, muitas vezes, em “Avant-Première”, filmes de grande valor, o que havia de melhor na produção das grandes empresas.
Em 1931, passou o “Braga” a exibir filmes, a princípio apenas sonorizados, e logo em seguida, falados, inaugurando estes em 27 de fevereiro, com a película “O Rei Vagabundo”, com o ator All Johnson. Foi à idade de ouro da cinematografia na Vitória, do que damos testemunho pessoal, pois tivemos o prazer de assistir a grandes exibições( narração de José Aragão).
OBS: O CINE BRAGA FICAVA ONDE HOJE ESTA A LOJA AMERICANAS.
TEXTO DO LIVRO HISTÓRIA DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO DO PROFESSOR JOSÉ ARAGÃO
POSTADO POR JOHNNY RETAMERO
FOTOS DO ARQUIVO DO BLOG
Um comentário:
a primeira foto, existi hoje ainda este prédio
Postar um comentário