O brasileiro terá de desembolsar
neste Natal, em média, 8,1% a mais para ter os mesmos produtos da ceia de 2012.
Segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação
Getulio Vargas (FGV), a alta de preços é superior aos 5,48% registrados pelo
Índice de Preços ao Consumidor (IPC).
Como o ano não foi concluído
ainda, a inflação foi calculada com base no Índice de Preços ao Consumidor – 10
(IPC-10). O IPC-10 de 2013 foi medido com base em preços coletados entre os
dias 11 de dezembro de 2012 a 10 de dezembro de 2013.
Entre os itens que tiveram maior
aumento de preços no período estão farinha de trigo (30,56%), batata-inglesa
(21,07%), frutas (15,41%), panetone (15,31%), azeite (13,67%), frango (10,28%),
lombo suíno (10,07%) e azeitona em conserva (9,5%). Também tiveram alta de
preços o pernil suíno (3,44%) e o vinho (3,87%).
Alguns produtos da ceia tiveram
queda de preços, o que evitou uma inflação ainda maior, como a cebola
(-29,42%), o óleo de soja (-19,39%), o bacalhau (-9,69%) e o arroz (-5,13%).
A FGV também divulgou lista de 22
produtos que costumam ser dados como presentes de Natal. Nesse caso, a inflação
ficou abaixo da média registrada pelo IPC: 3,78%. Entre os produtos com maior
alta de preços estão bijuterias (14,25%), bicicletas (9,44%), cintos e bolsas
(7,14%) e computadores (5,41%).
Fonte: Agência Brasil
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