Todas as agências de Vitória de
Santo Antão foram autuadas nesta quarta-feira, 12 de março, pelo Procon
estadual (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor). Motivo: infringiam a
Lei da Fila – que estabelece um limite de quinze minutos para que os usuários
sejam atendidos nas agências bancárias.
Na Caixa Econômica, a média do tempo de espera foi de três horas. No
Banco do Brasil e Santander, cerca de duas horas de fila. O Itaú sequer estava
distribuindo as fichas que registram o horário de chegada e atendimento. Mas
relatos dos clientes revelaram que o tempo de espera era de duas horas e meia a
três horas. No Bradesco, os usuários passavam em média uma hora e meia nas
filas.
As visitas foram feitas pelos
fiscais Cícero, Gizete e Daniel. Segundo o diretor da Fetrafi –NE (Federação
dos Trabalhadores do Ramo Financeiro no Nordeste) Bruno Maia, algumas agências
de Vitória de Santo Antão também estão irregulares do ponto de vista da
segurança.
Desde agosto do ano passado, a
lei para colocação dos biombos está valendo. “O descumprimento desta lei não
foi objeto da visita do Procon, porque se trata de legislação municipal. Mas as
unidades do Banco do Brasil e do Bradesco estão irregulares”, afirma Bruno.
Com informações de Fabiana
Coelho, da Seec-PE
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