sábado, 19 de abril de 2014

Inaugurado museu de ciências no Sertão

Foto: Emanuel Andrade
Estimular a busca pelo conhecimento e o gosto pela ciência é o principal foco do Museu de Ciências Antônio Carneiro que na última semana abriu as portas para os alunos das redes públicas e privadas de ensino de todo o Sertão-Central. 

A solenidade de inauguração ocorreu no auditório do Instituto Federal – IF, campus Salgueiro, onde o equipamento está instalado. O projeto é uma parceria entre o Espaço Ciências, da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e  Prefeitura de Salgueiro através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Coordenado pelo professor de física Eriverton da Silva Rodrigues, o espaço ficará aberto à visitação, durante no mínimo, 40 horas semanais, funcionando dentro da unidade e dispondo de equipamentos ao ar livre. Os visitantes terão acesso de coleções de insetos, microscópios, telescópios, experimentos físicos, elétricos e mecânicos que integram o acervo.

O Museu sediará ainda o Educacine, cineclube para exibição semanal de filmes relacionados à ciência. De acordo com o diretor do IF Campus Salgueiro, Amâncio Holanda, a utilidade pública do museu se traduz na interdisciplinaridade e no vasto conhecimento que estará sempre acessível não só à comunidade estudantil de todo Sertão Central. “Tenho certeza de que todos podem aproveitar esse espaço da melhor maneira possível e que daqui possam sair professores, cientistas e engenheiros”, disse Amâncio.

Homenagem – O museu foi com o nome do professor Antonio Gomes da Cunha (In memorian), filho da terra que fez o curso técnico de Estrada e Edificação e o superior de Licenciatura Plena em Ciências, com especialização em química. Iniciou sua vida docente, em 1981, e atuou como professor nas escolas da rede privada e pública do município.


Jornal doCommercio

Nenhum comentário: