quarta-feira, 23 de julho de 2014

44ª Missa do Vaqueiro tem programação divulgada

Vaquejadas, pegas de boi, exposição de Artesanatos e shows de artistas regionais e locais fazem parte da programação da 44ª edição da Missa do Vaqueiro

De 24 a 27 de julho, a Vila Ipueira, em Serrita, sertão pernambucano receberá a 44ª Missa do Vaqueiro. O evento reuni vaqueiros de todas as partes do Brasil. Este ano a expectativa é de 70 mil pessoas. O homenageado de 2014 é o vaqueiro Raimundo Jacó, primo de Luiz Gonzaga. Os visitantes podem conferir vaquejadas, pegas de boi, exposição de ARTESANATOS e shows de artistas regionais e locais.

De acordo com a tradição, a celebração tem seu início com uma procissão de mil vaqueiros a cavalo, quem levam em honras a Raimundo Jacó oferendas como: Chapeu de couro, chicoltes e berrantes ao altar de pedra rústica em formato de ferradura.


A Missa acontece sempre ao ar livre, se assemelha com a celebração católica , mas possui algumas particularidades. No lugar da hóstia, os vaqueiros comungam com farinha de mandioca, rapadura e queijo, todos montados a cavalo. Este ano, Dom Magnus Henrique Lopes, bispo de Salgueiro e que celebrará a Missa.

Outra tradição iniciada em 1974 e mantida até os dias atuais é a das músicas que embalam a Missa. As nove canções, conhecidas como Rezas de Sol, foram compostas por Janduhy Finizola, um doutor amigo de Luiz Gonzaga, a pedido do próprio Rei do Baião e seguem a estrutura dos ritos da igreja, tendo sempre como protagonistas o vaqueiro e a religião. Três das nove músicas ainda chegaram a ser gravadas por Gonzaga.

Esta é a primeira vez que a Missa será realizada após a regulamentação da profissão do vaqueiro. A lei, aprovada em 25 de setembro de 2013, é um motivo a mais para celebrar. Além de já ser um marco no calendário cultural do Sertão, a festa traz benefícios para a economia e o turismo da região, já que o número de visitantes é suficiente para lotar as HOSPEDAGENS da cidade e dos municípios vizinhos, como Salgueiro, Exu, Parnamirim e Moreilândia, e movimentar o fluxo do comércio local.

A Missa do Vaqueiro é promovida pela Fundação Padre João Câncio, em parceria com a prefeitura de Serrita e a Associação dos Vaqueiros de Pega de Boi na Caatinga do Alto Sertão de Pernambuco (Apega).


Confira a programação da  44ª Missa do Vaqueiro:

24 de julho (quinta-feira)

Vila de Ipueira
21h - Trios de forró pé de serra

25 de julho (sexta-feira)

Parque do Vaqueiro
20h00 - Manoel do Exu
20h35 - Joquinha Gonzaga
21h20 - Caninana
23h05 - Dorgival Dantas
01h10 - Flávio Leandro
02h35 - Kinho Callou
03h20 - Bueno Novais

 26 de julho (sábado)
Parque do Vaqueiro

20h00 - Coral Aboios
20h35 - Banda Thempus do Forró
21h10 - Quinteto Violado
23h05 - Gabriel Diniz
00h50 - Sela Rasgada
02h15 - Fábio e Nando
22h15 - Danilo Pernambucano

27 de julho (domingo)

Parque do Vaqueiro
09h00 - Celebração da Missa do Vaqueiro presidida pelo Bispo Dom Magnu
Josildo Sá
Quinteto Violado
Flávio Leandro
Pedro Bandeira
Coral Aboios
Ronaldo Aboiador
Fernando Aboiador
Pedro Bandeira (repentista)
Chico Justino e Cícero Mendes

27 de Julho (domingo)

Serrita
 14h00 - Jameckson e banda

Com informações da Assessoria

Da redação Caruaru360Graus

Nenhum comentário: