terça-feira, 8 de julho de 2014

Do blog do Magno Martins: Coluna da terça-feira

MAIS ADESÕES PREVISTAS - O deputado Raimundo Pimentel, que ontem formalizou seu apoio ao candidato do PTB, Armando Neto, não será o primeiro nem o último a mudar de lado.

Vem mais adesões por aí. Primeiro, porque a coligação em torno de Paulo Câmara (PSB) ficou maior do que se previa – 21 partidos – e não dá para atender inteiramente demandas e interesses de tanta gente, principalmente na disputa proporcional, o chamado chapão.

Haverá, também, dissensões por outros motivos. Um caso bem singular é o da vereadora Marília Arraes, também do PSB, prima do ex-governador Eduardo Campos.

A parlamentar bateu de frente com o cacique da Frente Popular, tendo se posicionado contra a indicação de João Campos, filho de Eduardo, para o comando da Juventude Socialista.

Marília perdeu, consequentemente, todas as condições para disputar um mandato na Câmara dos Deputados, não tem mais ambiente na Frente Popular e não teria outro destino ao não ser fazer a travessia para o bloco oposicionista.

Armando conta, ainda, com uma outra adesão de peso: a do deputado estadual Daniel Coelho. Candidato a prefeito do Recife nas eleições passadas, Coelho quase provoca um segundo turno, passou à frente do petista Humberto Costa e tem dito que não engoliu a ida do PSDB, o seu partido, para o bloco da Frente Popular.

Por isso mesmo, está decidido a reforçar o palanque de Armando, podendo assumir um papel de destaque na coordenação de campanha no Recife e Região Metropolitana.

Se até 16 de agosto, quando começa o guia eleitoral na televisão e no rádio, Armando continuar numa posição privilegiada nas pesquisas ante Câmara certamente outros apoios virão, inclusive corre nos bastidores uma provável revoada de prefeitos.

NA FRENTE – Depois de sair na frente colocando propaganda nas ruas no primeiro dia de campanha, o candidato do PSB a governador, Paulo Câmara, divulgou, ontem, o seu site oficial, enquanto seu adversário, o senador Armando Monteiro (PTB), temendo não ser acusado de violar a lei eleitoral, não pôs propaganda de rua nem também avançou na questão da campanha na internet.

APADRINHAMENTO DISCRETO – Pelo menos no site oficial de Paulo Câmara a estratégia de vincular sua imagem à do ex-governador Eduardo Campos não ficou clara. Quem navegou se deparou apenas com uma foto dele com o padrinho.

A TODO VAPOR – Na prática, entretanto, Eduardo mostra disposição para empurrar a campanha do aliado. Passou o dia fazendo campanha, ontem, em Brasília e Goiás, e no início da noite já estava num ato no Recife com Paulo Câmara. E no próximo fim de semana irá ao Sertão com Marina para comícios regionais da Frente Popular em Araripina e Afogados da Ingazeira.

OS RIFADOS – Não foi apenas o deputado José Augusto Maia que foi rifado do PROS, saindo da disputa por um mandato na Assembleia Legislativa. Vereador em Caruaru, Demóstenes Veras também não teve sua candidatura registrada pelo partido. Veras contava com a simpatia de aliados do prefeito de Caruaru, José Queiroz, como Douglas Cintra, que assume o Senado no lugar de Armando nos próximos dias.

ZONA FRANCA NORDESTINA – Autor do projeto que cria a Zona Franca do Nordeste, o deputado paraibano Wilson Filho (PTB) preside, hoje, em Serra Talhada, uma audiência pública para envolver a sociedade sertaneja no movimento. Ontem, ele fez a primeira audiência na cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará.

CURTAS

PROMESSAS– Eduardo revelou, ontem, ter recusado 'várias promessas' do PT para que o partido que preside permanecesse na base do governo da presidente Dilma Rousseff. Segundo ele, foi oferecido inclusive proposta para 2018, sinalizando que fosse um plano para que ele saísse candidato.

PELE EM OVO – Armando disse que Paulo Câmara (PSB) não fez uma gestão eficiente voltada para as pequenas empresas, quando era secretário da Fazenda.  O candidato ao Senado, Fernando Bezerra, saiu em defesa do aliado, ao afirmar disse que senador procura 'pele em ovo'.


PERGUNTAR NÃO OFENDE: Passamos hoje pelos alemães?

Nenhum comentário: