sábado, 12 de julho de 2014

Método permite que pacientes detectem turbeculose com rapidez

Chegou esta semana ao Recife um novo equipamento para identificação rápida da tuberculose (TB). Com ele será possível ter o diagnóstico sobre a presença do bacilo Koch e os resultados de resistência a antibióticos, em apenas 24 horas, na rede municipal. A testagem funcionará no Laboratório Central da cidade, mas se necessário poderá dar apoio a outros pacientes do Estado.

Adquirido pelo Ministério da Saúde, através da estratégia nacional de controle da doença, a máquina do Xpert, deveria ter sido entregue em fevereiro. Ela é destinada apenas para as capitais listadas como prioritárias para o Governo Federal, entre elas Recife. “Antes, a forma de fazer a descoberta exigia várias idas ao serviço de saúde para coletar amostras. Do momento dos exames até o diagnóstico havia uma perda de tempo preciosa”, disse o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

Durante muitos anos, o protocolo para identificar se o paciente tinha ou não a TB passava primeiro pela baciloscopia, também conhecido como teste do escarro, que apontava para a presença do bacilo. Esse resultado saía entre três e sete dias. Depois dele, ainda era feito o teste de resistência a antibióticos, para daí ser iniciado o tratamento com as medicações mais eficientes, exame ficava que pronto em 40 dias. “Esse novo dá os dois resultados ao mesmo tempo”, disse Correia.

Com a descoberta acelerada e o início da medicação para o combate administrado mais cedo, a tendência é de queda no número de óbitos por tuberculose. Somente em 2012, a doença matou 379 pessoas em Pernambuco, o que representa cerca de um óbito por dia. O secretário destacou que a testagem rápida já está disponível. Mas as pessoas com suspeita da doença devem passar, antes, por um médico do Posto de Saúde da Família (PSF), que pedirá a coleta do escarro e encaminhará o material para análise.

Segundo Jailson Correia, a coleta está disponível em quase todos os PSFs da cidade, contudo, quando a unidade não tiver a disponibilidade do serviço, referenciará o paciente a outro centro de saúde. O programa de doenças negligenciadas SANAR, já trata como prioridade a redução dos casos de TB, e monitora de perto, 82 áreas recifenses que têm os maiores índices da doença.

Também está no foco da ação de diagnóstico, tratamento e cura, a população de rua e a população encarcerada, que apresentam altas taxas de infecção. Apesar dos esforços para antecipar a descoberta da doença, outro grande desafio relacionado à tuberculose é manter o paciente no tratamento, que dura seis meses.

“As pessoas começam a ser sentir melhores em poucas semanas tomando a medicação e têm a impressão de estarem curadas. O que não é verdade”, alertou Correia. Os remédios são disponibilizados gratuitamente.

RANKING - Pernambuco ocupa o terceiro lugar nacional em incidência de casos de tuberculose. No ranking da mortalidade pela doença o Estado é o segundo do País.


Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: