sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Do blog do Magno Martins: Coluna da sexta-feira

LULA FRACASSA EM SÃO PAULO - Candidato a governador por São Paulo, o ex-ministro Alexandre Padilha (PT), mais uma invenção do ex-presidente Lula depois de criar o factoide Fernando Haddad, o pior prefeito da capital paulista, patina nas pesquisas de intenção de voto dentro da margem de erro, entre 3% a 5%.

São Paulo vai se configurando, mais uma vez, como provável cenário em que o PT perderá a eleição para o PSDB. Pela pesquisa do Ibope de ontem, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) alcança 50% contra 11% de Paulo Skaf, do PMDB, enquanto Padilha alcança apenas 5%.

Lula já prestou um grande desserviço a São Paulo impondo goela abaixo, há dois anos, Fernando Haddad para prefeito. Se desse certo, seria um dos nomes que o ex-presidente projetaria para sucedê-lo no plano nacional.

Mas como o rapaz é muito ruim de serviço, liderando, para baixo, o ranking de avaliação dos prefeitos de capitais, não há mais salvação. Lula já perdeu a esperança de uma possível recuperação da sua gestão assim como as principais lideranças do PT.

Uma prova de que inventar em política é uma jogada de alto risco. Alckmin, apesar de todos os percalços, lidera para governador em cima do desastre administrativo do PT na capital.

A candidata natural do PT seria a ex-prefeita e hoje ministra Marta Suplicy, mas Lula não gosta dela como também não tolera Mercadante, o principal auxiliar de Dilma.

Prefere, como todo coronel que se preza, tirar um nome do bolso do colete, repetindo a trapalhada agora com Padilha, que pode até ser um bom nome, mas o fator Haddad é uma péssima referência, que só puxa o PT para baixo.

EFEITO AÉCIO – Em Minas Gerais, o candidato do PSDB apresentado por Aécio Neves, Pimenta da Veiga, que estava em baixa nas pesquisas, já aparece empatado tecnicamente com o candidato do PT, Fernando Pimentel. O petista tem 25% das intenções de voto contra 21% do tucano. E um fato importante é que Pimentel tem um percentual de rejeição maior do que o de Pimenta.




BANHO MINEIRO
Na corrida para o Senado em Minas, o candidato de Aécio Neves, o ex-governador Antônio Anastasia (PSDB) não tem concorrente. Lidera com 38% contra 7% do candidato do PMDB, Josué Gomes. O PT sequer apresentou candidato e pelo rumo da campanha Aécio tende a eleger governador e senador.


PEZÃO REAGE – Briga boa se observa no Rio. Ali, apesar do desgaste do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB), Pezão, o seu candidato, reage e já aparece empatado, tecnicamente, com Garotinho (PR) e Marcelo Crivela (PRB), 15%, 21% e 16%, respectivamente. Quem patina por lá é o candidato do PT, Lindbeg Farias, o último, com 11%. Garotinho, na frente, também lidera a rejeição.

ROMÁRIO SURPRENDE – O candidato do PSB ao Planalto, Eduardo Campos, ligou, ontem, para o jogador e deputado Romário, para parabenizá-lo pelo desempenho na pesquisa do Ibope na corrida para o Senado. Filiado ao partido de Eduardo, Romário lidera com 24%, seguido pelo ex-prefeito César Maia (DEM), que tem 17%. Mas 42% dos eleitores cariocas se mostram indecisos.



CARREATA EM CARUARU
Por falar em Eduardo, ele volta a Pernambuco, amanhã, para reforçar a campanha de Paulo Câmara a governador. Participa de uma carreata em Caruaru. Na capital do Agreste, o candidato do PSB conseguiu unir num só palanque todas as tribos que brigam pelo poder: os Queiroz e os Lyra, além do grupo de Tony Gel.




 CURTAS

CAUTELA – Liderando as pesquisas para o Senado, João Paulo (PT) reagiu com cautela, ontem, ao comentar a pesquisa do Ibope. “Os números mostram que estamos no rumo certo, mas não podemos repousar em berço esplêndido”, alertou.

ESGOTOS – Os 14 municípios da RMR, além da cidade de Goiana, na Zona da Mata Norte, irão receber investimentos da ordem de R$ 1 bilhão destinados a implantação ou recuperação do sistema de esgotamento sanitário. Os recursos, que fazem parte do programa Cidade Saneada, serão efetivados até 2015 pela Odebrecht Ambiental em parceria com a Compesa.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: O efeito aeroporto está puxando Aécio para baixo?


'Espinhos e laços há no caminho do perverso; o que guarda a sua alma retira-se para longe dele'. (Provérbios 22-5)

Nenhum comentário: