quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Do blog doMagno Martins:Coluna da quarta-feira

COMOÇÃO PUXA CÂMARA - A tragédia da morte do ex-governador Eduardo Campos provocou um grande impacto eleitoral não apenas em Pernambuco, mas no País, segundo o retrato mostrado, ontem, pelo primeiro levantamento do Ibope após o acidente aéreo, dia 13 passado, em Santos.

No plano nacional, Marina colocou uma dianteira de 10 pontos sobre o tucano Aécio Neves e já aparece praticamente empatada tecnicamente com Dilma – 34% a 29%. Cinco pontos percentuais, portanto, separam Dilma de Marina, no primeiro turno.

No segundo turno, entretanto, Marina já ganha de Dilma. Pelo mesmo levantamento, a candidata do PSB aparece com 45% contra 36% de Dilma. Em Pernambuco, o efeito foi igualmente devastador.

Até então engessado na casa dos 11%, o candidato do PSB a governador, Paulo Câmara, subiu 18 pontos e está agora com 29% contra 38% de Armando, que perdeu cinco pontos em relação ao levantamento anterior. A distância que separa Armando de Câmara caiu de 32 para nove pontos percentuais em menos de um mês, apontando para uma disputa acirrada no Estado.

Como não há um terceiro candidato, que possa provocar um segundo turno, já que o postulante do PSOL, José Gomes, aparece com 1% e os outros três também 1%, cada, o primeiro turno em Pernambuco terá um sabor de segundo.

Os números do Ibope não surpreenderam ninguém, porque já era prevista a reação de Paulo Câmara. Com a chegada da propaganda eleitoral o seu crescimento já seria natural, pelo fato de ser mais desconhecido do que Armando. A morte brutal de Eduardo fez com que Câmara subisse feito um foguete, reduzindo a diferença para o trabalhista que parecia impossível ser tirada em 45 dias.

Já para o Senado, a tragédia que comoveu o povo brasileiro, especialmente o pernambucano, não foi capaz de puxar o candidato da Frente Popular. Fernando Bezerra reagiu discretamente, saindo de 18% para 22%, enquanto João Paulo caiu apenas 5%, saindo de 40% para 35%.

VOLTA LULA! – O ‘Volta Lula’ retornou com Marina Silva, revela Ilimar Franco. Apontado por petistas como mentor do movimento, Gilberto Carvalho desabafa: “Estes caras deveriam deixar de fazer fofoca e se entregar ao trabalho da campanha da Dilma. É o fim da picada”. E conta que está coordenando plenárias pró Dilma com os movimentos sociais em 200 cidades. “Vamos precisar trabalhar muito e vamos vencer. Falar de Volta Lula agora é jogar contra o nosso patrimônio”, afirmou.

TIME DOS FOLCLÓRICOS–  Em toda eleição – e esta não é diferente – sempre aparecem os candidatos caroneiros, que usam nomes de celebridades ou inusitados apenas para chamar atenção. Edmilson Boa Morte e Zé Gatão são candidatos a deputado distrital em Brasília. Aqui, disputam à Câmara dos Deputados Senna Povão, Inaldo Raio X e Samuel Obama, que se diz sósia do presidente dos EUA, Barack Obama.




NA LIDERANÇA – Marina lidera no Paraná com 29% contra 28% de Dilma, segundo pesquisa do Ibope. A diferença de um ponto percentual mostra empate técnico no primeiro turno entre as duas candidatas. A pesquisa foi encomendada pela Rádio Emissora Paranaense. Na terceira posição está o candidato do PSDB, Aécio Neves, com 24%, embolando o processo eleitoral.

POLÊMICA SEPARADA – O milho subsidiado para o criador da área seca vai demorar a ser comercializado pela Conab nos 11 postos de atendimento no Estado. Por uma razão muito simples: a presidente Dilma não liberou ainda os recursos para pagamento das diárias dos servidores que serão mobilizados na operação. Se demorar mais, o gado vai ser dizimado.


FILHO INGRATO – Na entrevista que concedeu no Frente a Frente da última segunda-feira, nos estúdios da rádio Cultura AM, em Caruaru, o prefeito José Queiroz (PDT) disse que o governador João Lyra Neto, apesar de ser caruaruense, não está dando tratamento diferenciado ao município. “Não tem chegado nada a Caruaru por obra de Lyra”, disse. Queiroz confirmou que fumou o cachimbo da paz com o governador, mas fez uma ressalva: “Eu nunca briguei com João Lyra. Ele é que briga comigo”.





CURTAS

CAMINHADAS – O candidato da oposição ao Governo do Estado, Armando Monteiro (PTB), concentra, hoje, a sua campanha no Recife fazendo caminhadas no Coque e depois na favela Roda de Fogo, zona oeste da cidade. Pela manhã, faz gravação para o guia eleitoral.

APOSTA – O senador Douglas Cintra (PTB), que assumiu com a licença de Armando para a campanha, está apostando com quem topar que em Caruaru o vereador Demóstenes Veras (PROS) terá mais votos do que Tony Gel (DEM) para deputado estadual.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: A pesquisa CNT sobre a corrida presidencial que sai hoje vai bater com os números da do Ibope?

'Na boca do tolo está a punição da soberba, mas os sábios se conservam pelos próprios lábios'. (Provérbios 14-3)

Nenhum comentário: