segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Do blog do Magno Martins: Coluna da segunda-feira

ESTRATÉGIA DE MUDANÇA - Falando ao Frente a Frente, na semana passada, um dia após a pesquisa do Ibope apontar um crescimento de 18 pontos percentuais na candidatura de Paulo Câmara, Armando Monteiro (PTB), candidato da oposição, disse que não mudaria a estratégia da sua campanha. Segundo ele, a reação do adversário, que vinha pontuando entre 8% e 11%, já era previsível devido ao estado de comoção vivido no Estado pela morte trágica de Eduardo.

Este sentimento, no seu entender, estaria chegando ao fim com o passar do tempo e tudo voltaria ao normal. Mas não é o que mostrou uma nova pesquisa, a do Instituto Maurício de Nassau, publicada ontem no JC.

Revelou que o golpe da perda do líder socialista, em plena campanha ao Palácio do Planalto, foi muito mais profundo do que se imagina e que tende a perdurar por muito mais tempo, provavelmente ao longo de toda a campanha. Por isso mesmo, chegou a hora de Armando rever conceitos e estratégias.

Até o acidente que tirou a vida de Eduardo o curso da campanha estava irretocável, tudo vinha dando certo, mesmo diante de adversidades que pareciam instransponíveis, como a fragilidade do seu palanque e o tempo bem menor na propaganda no rádio e na televisão. Por onde seriam feitas as mudanças?

No meu entender, pelo guia eleitoral, que não está passando emoção, diferente do de Câmara. E não é por falta de imagens, mas de criatividade. Lula está vindo a Pernambuco na próxima quinta-feira e com ele a oportunidade de Armando fazer boas e emocionantes cenas para o guia. Lula e Eduardo, mesmo morto, fazem o diferencial na campanha em Pernambuco.

É preciso, entretanto, que Armando reveja urgente a sua estratégia, porque do contrário a tendência é que, sem um fato novo para se contrapor, seja ultrapassado nas próximas pesquisas de intenção de voto. Ainda há tempo de segurar a sangria.

DESCONSTRUÇÃO – Dilma tem reunião agendada hoje com seus coordenadores estaduais de comunicação para mudar seu alvo de ataques em direção Marina, que virou o jogo na corrida presidencial, deixou Aécio para trás e já bate a presidente por uma diferença de 10 pontos percentuais no segundo turno. O objetivo é instruir sobre a melhor forma de tentar desconstruí-la. Bater, mas sem vitimizá-la. A nova linha se aplicará aos programas de TV e ao uso das redes sociais.


A FORÇA DE LULA
O candidato do PSB a governador, Paulo Câmara, dizia, ontem, no Sertão, que a maior caminhada que já participou em sua campanha na Região Metropolitana foi no Cabo, quinta-feira passada, puxada pelo ex-prefeito Lula Cabral, candidato a deputado estadual. “Parecia um mar de gente”, afirmou.




CARTÃO VERMELHO – Um aviso aos aliados de Dilma e Aécio, que no desespero provocado pela crescida avassaladora de Marina nas pesquisas buscam levantar fatos negativos: as pesquisas qualitativas sinalizam que é preciso ter cuidado ao criticar Marina. Ataques agressivos recebem cartão vermelho nos grupos de avaliação. O caminho é explorar contradições e questionar seu preparo.

MIRANDO NO MARIDO – Sem encontrar algo forte que possa incriminar Marina, os adversários estão mirando o esposo. Fazem uma verdadeira devassa na vida de Fábio Vaz de Lima. Ele pediu demissão, dia 19, de cargo na Secretaria de Desenvolvimento da Floresta do governo do Acre, Estado administrado pelo PT. Em eleição, para quem está perdendo, vale tudo no desespero.


TRAIDOR-MOR
Em Iguaracy, no Sertão do Pajeú, o prefeito Francisco Dessoles pegou uma terrível fama: a de traidor. Traiu primeiro o ex-prefeito Albérico Rocha, a quem prometeu apoio à reeleição. Depois, Inocêncio Oliveira, aliado histórico. A mais recente traição ocorreu com o deputado Ricardo Costa (PMDB), que trocou pelo apoio ao ex-conselheiro do TCE, Romário Dias.




CURTAS

COMITÊ– Candidato a deputado federal, o ex-secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, inaugurou com uma grande festa, antecedida de uma caminhada pela feira, o comitê de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, sábado passado.

OLHO GRANDE – Aliados de Paulo Câmara, inclusive deputados federais e estaduais que atuam no Sertão do Pajeú, ficaram horrorizados com o comício de Carnaíba, sábado passado, voltado única e exclusivamente para levantar a bola de um candidato no município que dobra com Danilo Cabral (federal).

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Quantas pesquisas teremos esta semana para presidente e governador?


'O Homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio'. (Provérbios 29-1)

Nenhum comentário: