sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Do blog do Magno Martins: Coluna da sexta-feira

OLHO NO GRANDE RECIFE - Empatado com Paulo Câmara (PSB), tanto no Datafolha quanto no Instituto Opinião, o candidato a governador pelo PTB, Armando Neto, começou, ontem, uma nova fase da sua campanha. Ganhou no Estado, mais uma vez, o reforço do ex-presidente Lula.

Que ao chegar em Petrolina, numa entrevista a este blogueiro, deu o tom do seu envolvimento. Descartou que o povo pernambucano possa votar em Câmara empurrado pelo sentimento de homenagem a Eduardo ou influenciado por ele, que como presidente, deu uma atenção especial ao Estado, trazendo obras e investimentos privados.

“O povo vai votar separando as coisas naquele candidato mais preparado para governar o Estado, que é sem dúvida o senador Armando Monteiro, um velho amigo, preparado e talhado para o desafio”, disse o ex-presidente.

Em Petrolina, Lula gravou cenas para o guia eleitoral, participou de uma carreata ao lado de Armando e foi a principal estrela em um comício.

Já a noite, esteve em um comício com Armando em Brasília Teimosa, bairro que tem um simbolismo muito forte com o PT e o próprio Lula, que, eleito presidente, acabou com as palafitas, um favelão que contrastava com a beleza da praia do Pina.

Com tantas imagens, falas e depoimentos, o guia de Armando tem tudo agora para melhorar. Até então, não vinha passando emoção, muito burocratizado e chapado.

A pesquisa do Opinião mostrou que o candidato trabalhista continua batendo seu adversário na corrida para o Governo do Estado em todas as regiões, mas perdeu força e densidade no Recife e Região Metropolitana.

Armando tem, portanto, que concentrar sua campanha, nesta nova fase, na Região Metropolitana, onde estão 42% do eleitorado pernambucano. No Grande Recife, Paulo Câmara já abriu sobre ele uma frente de 10 pontos percentuais e esta sangria só pode ser contida se houver um redirecionamento estratégico.

SEM BATER – Na entrevista que deu com exclusividade ao Frente a Frente, o ex-presidente Lula comentou o crescimento da candidatura de Marina Silva, que empata com Dilma no primeiro turno e no segundo ganha por 10 pontos. Disse que não iria desdenhar da candidata do PSB, porque entendia que toda eleição tem a sua história. “Eleição a gente corre risco tendo 100% das intenções de voto ou zero”, disse.

REAÇÃO E CRESCIMENTO– Pesquisa telefônica da candidatura à reeleição do governador Geraldo Alckmin (PSDB) captou uma leve queda nas intenções de voto da candidatura Marina Silva em São Paulo. O PSB acha normal se isso também ocorrer em outros estados. Mas em Pernambuco, segundo o Opinião, Marina sobe feito um foguete e já abriu 12 pontos à frente de Dilma.

MARATONA INTERIORANA – As pesquisas mostram que o Interior não acompanha o crescimento no Recife do candidato do PSB a governador, Paulo Câmara. Diante disso, a ordem é concentrar a campanha no Agreste e Sertão. A maratona de Câmara começa hoje por Arcoverde e passa por 12 municípios até domingo, encerrando em Lajedo, no Agreste Meridional.

FIM DA FARRA – Depois do escândalo dos R$ 20 milhões em emendas parlamentares destinadas a shows em diversos municípios pernambucanos, o Tribunal de Contas do Estado emitiu uma emenda cautelar que levou a Empetur a suspender a liberação de verbas para esta finalidade. Investiga a destinação de recursos para fins eleitoreiros.

CHAMADO DE LOUCO – De Paulo Câmara, ontem, no debate da Rádio Jornal, em Caruaru, quando provocado por Armando a defender o legado de Eduardo na área de saúde: “O problema da saúde é nacional e Eduardo teve a coragem de enfrentar isso. Ele criou os hospitais e foi até chamado de louco quando anunciou a construção durante a sua campanha. Vamos seguir ampliando a rede com a criação de hospitais no sertão, da mulher em Caruaru e criar caravanas para melhorar o atendimento”.

CURTAS

NOS ANAIS – O deputado Tony Gel (DEM) ficou tão emocionado com a homenagem que este blogueiro fez ao poeta João Paraibano por ocasião da sua morte, anteontem, que pediu para transcrever o texto nos Anais da Assembleia Legislativa.

SEM EXPLICAÇÕES – A polícia continua sem pistas que possam desvendar o assassinato do ex-vice prefeito de Cumaru, Marcos de Neco (PSD), vítima de uma emboscada, terça-feira passada, no principal viaduto da BR-232 que dá acesso a Caruaru.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: O PT vai mudar o seu candidato a governador em São Paulo, Alexandre Padilha, que não consegue vencer a barreira dos 5% nas pesquisas?


'Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata'. (Provérbios 31-21)

Nenhum comentário: