domingo, 21 de setembro de 2014

Doação de órgãos intermediada pela Justiça já beneficia duas pessoas

Duas doentes renais, uma de 29 e outra de 49 anos, serão beneficiadas com a captação de órgãos conquistada na tarde do último sábado (20/09) pela Central de Transplantes de Pernambuco, a partir de um convênio com a Defensoria Pública, o Ministério Público e o Judiciário para agilizar processos de liberação quando há pendências de documentos. “Não foi possível aproveitar o fígado do doador, mas os dois rins serão transplantados ainda neste domingo. As córneas aguardam avaliação no Banco de Olhos do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip)”, informou agora há pouco Noemy Gomes, coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco.

Por questões éticas, ela não divulgou a identidade do doador nem a das receptoras. Segundo Noemy, foram duas conquistas num só dia: a liberação da doação em menos de duas horas após a petição da Defensoria Pública e o recorde de 18 captações de órgãos múltiplos num só mês. A média mensal é de 11 e a última maior havia ocorrido exatamente em setembro de 2013, quando foram 17 do gênero.

“Esperamos que não seja apenas um caso pontual e essa situação se repita e cresça por muitas vezes”, disse a coordenadora. Segundo ela, existem no momento 1.296 pessoas em fila de espera, já descontando as duas que serão beneficiadas neste domingo.

O doador era do Agreste e estava internado no Hospital Pelópidas da Silveira, vítima de um derrame cerebral hemorrágico. A partir da conclusão do diagnóstico de morte encefálica na tarde de sexta-feira, a equipe de captação abordou os familiares sobre a possibilidade de doação, que foi aceita. Mas como o paciente não tinha documento de identificação com foto, foi preciso pedir ajuda da Justiça para confirmar a autorização dos irmãos dele. Um defensor público de plantão foi acionado e providenciou a petição. “Temos muito a agradecer a esta família, que concordou, inclusive, em esperar até a tarde de sábado, quando iniciaria o plantão do Judiciário”, comentou Noemy. Ela também enfatizou o empenho do defensor Henrique Seixas, que foi pessoalmente entregar o pedido no plantão do fórum, e ao juiz  que concedeu a autorização.


Jornal do Commercio

Nenhum comentário: