segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Do blog do Magno Martins: Coluna da segunda-feira

A ERA CÂMARA: Três dias após a posse, o governador Paulo Câmara (PSB) deu o start da agenda positiva pelo Sertão. Em Sertânia, região do Moxotó, autorizou o reinício das obras da PE-280, de apenas 10 km, ligando o município ao distrito de Rio da Barra. De lá, seguiu para Afogados da Ingazeira.

Na chamada “capital do Vale do Pajeú” reiniciou, também, as obras da PE-292, trecho do distrito de Albuquerquené a Afogados da Ingazeira, de 40 km. Câmara foi ainda a Tabira, a 20 km de Afogados, para uma reunião com os produtores de mel. Encerrou o percurso em São José do Egito, participando do centenário do poeta Lourival Batista.

As duas estradas, que totalizam investimentos da ordem de R$ 25 milhões, estavam paralisadas desde outubro, por falta de caixa, segundo o ex-governador João Lyra Neto (PSB), que as iniciou, mas não deu continuidade. Lyra, aliás, não chegou a fazer nenhum repasse à empreiteira do trecho Albuquerquené-Afogados.

Hoje, o governador volta ao Interior, com praticamente todo o secretariado. Vai ao município de Palmares, na Zona da Mata, para assinatura de ordens de serviço na área de educação. Câmara está obstinado em não deixar uma só obra paralisada. Só não se sabe onde encontrará tantos recursos diante de um cenário de vacas magras para este primeiro semestre.

No último fim de semana, reunido pela primeira vez com o secretariado, o governador mandou recados, entre os quais o de que, a partir de agora, as cobranças por eficiência, agilidade e transparência no uso do dinheiro serão rigorosas. “Agora, é começar a trabalhar e vocês já vão ser cobrados muito por isso”, alertou.
É ver para crer!

SEM FORÇA NO PAJEÚ – Indicado pelo secretário Danilo Cabral (Planejamento) para uma assessoria política na Casa Civil voltada para o Interior, o ex-prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB), foi excluído da coordenação do Pajeú, sua base política. No Pajeú, o secretário da Casa Civil, Antônio Figueira, será assessorado pelo ex-secretário estadual de Cultura, Marcelo Canuto.

SAIA JUSTA – Na passagem por Afogados da Ingazeira, o deputado Gonzaga Patriota (PSB), na foto ao lado, exagerou nos agrados ao meu pai, mas se deu mal. “Seu Gastão – disse ele – o senhor está mais jovem e mais bonito”, sapecou, depois de um forte abraço. O velho percebeu a ironia e sem meias palavras deu uma de “seu” Lunga: “E você mais mentiroso”. Bem humorado, Patriota deu uma gargalhada!


CONFLITO À VISTA – Ao admitir aumento nas tarifas de ônibus, o secretário de Cidades, André de Paula, incitou a primeira grande manifestação de rua no Governo Paulo Câmara. Ainda está na memória do povo pernambucano o quebra-quebra, com ônibus depenados e incendiados, no ano passado, por causa do aumento de centavos no preço das passagens.

GESTO SERTANEJO – Apesar de ter ficado frustrado com a convocação de apenas um deputado estadual para o secretariado, o prefeito de Araripina, Alexandre Arraes, fez questão de ir à posse de Paulo Câmara. Se o governador tivesse nomeado quatro estaduais como havia sinalizado, Roberta Arraes, esposa do prefeito, teria mandato na Alpe.

EXPERIÊNCIA PESSOAL – Ao fazer por terra, ontem, o percurso de Sertânia até Afogados da Ingazeira, o governador Paulo Câmara sentiu na pele o drama que os sertanejos enfrentam no dia a dia, tendo que trafegar numa verdadeira tábua de pirulito, como assim se transformou a PE-292, cujas obras de restauração foram autorizadas por ele durante a visita.

CURTAS

PAPARICO – Na primeira agenda administrativa no Estado, Paulo Câmara esteve em municípios administrados por prefeitos que apoiaram a candidatura a governador de Armando Monteiro – Francisco Dessores (PSD) e Guga Lins(PSDB), respectivamente de Iguaracy e Sertânia. Dessoles paparicou tanto Câmara que parecia ter votado nele.

NOVO CHEFE – O presidente da Compesa, Roberto Tavares, que será reempossado hoje, às 15 horas, passa agora a bater continência para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, para onde foi deslocada a estatal na reforma administrativa feita por Paulo Câmara.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: O que governador achou da primeira entrevista de André de Paula falando em aumento de passagens?


Provérbios de Salomão: 'O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe'. (Provérbios 10-1)

Nenhum comentário: