quinta-feira, 23 de abril de 2015

Do blog do Magno Martins: Coluna da quinta-feira

VOTO DISTRITAL EM 2016 - Uma boa notícia, enfim, chega de Brasília como primeiro passo para a chamada reforma política virar uma realidade: vereadores de municípios com mais de 200 mil eleitores poderão ser escolhidos por voto distrital. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou a mudança prevista no projeto de lei 25/2015.

Atualmente, os candidatos a vereador recebem votos de eleitores de todo o município. Os vereadores são eleitos pelo sistema proporcional, sistema no qual os votos recebidos por um candidato podem ajudar a eleger outros do mesmo partido ou coligação. Neste caso, o número total dos votos válidos é o que define a quantidade de vagas a que a legenda terá direito.

Pela proposta do senador José Serra (PSDB-SP), as cidades desse porte serão divididas em distritos, em número igual ao de vagas na Câmara Municipal. Cada distrito elegerá um vereador por maioria simples (50% dos votos mais um). O candidato mais votado será o eleito.

O texto prevê que o partido ou coligação registre apenas um candidato por distrito e cada vereador terá um suplente. Os tribunais regionais eleitorais serão responsáveis pela definição dos distritos, observando a continuidade do território e a igualdade de voto.

O relator na CCJ, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), leu seu voto favorável ao projeto e conseguiu aprovar uma emenda para excluir dispositivo que previa o fim da propaganda eleitoral dos candidatos a vereador.

Apesar de haver dificuldade técnica para divulgar a propaganda eleitoral focada no distrito, Eunício Oliveira disse que caberá aos partidos definir quais distritos e candidatos devem ter prioridade.

Se não houver apresentação de recurso para que a matéria seja examinada pelo plenário do Senado, a proposta segue direto para a Câmara dos Deputados. A expectativa é que a proposta seja decidida a tempo de valer para as eleições de 2016.

ACREDITE SE QUISER – O PMDB decidiu, ontem, abrir mão de cerca de 20% do Fundo Partidário a que a sigla tem direito. A definição foi tomada depois de encontro entre o vice Michel Temer, que também preside o partido, e o presidente da Fundação Ulysses Guimarães, Moreira Franco. O relator da Comissão de Orçamento, senador Romero Jucá (RR), informou que os recursos do Fundo não podem ser contingenciados.


ECONOMIA AQUECIDA
Grande atração do Sertão, o Flamengo, que jogou ontem em Salgueiro, acabou servindo de aquecedor da economia do município. Hotéis lotados, bares e restaurantes apinhados de torcedores de várias partes do Nordeste, o prefeito Marcones Sá (PSB) comemorou o crescente do ISS. “Vivemos um momento parecido com o auge das obras da Transposição”, assinalou.

O DEM E O ESTADISTA – Líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho não se estressa, em nenhum momento, com a posição do ex-presidente Fernando Henrique contrária à abertura de um processo de impeachment da presidente Dilma. E ele atribui também a posição de FHC “à idade” e resume: “Um estadista não pode ser um militante”.

SÓ PARA OS POLOS – Prefeitos já começaram a passar a sacolinha nos arredores do Palácio das Princesas em busca de patrocínio para os festejos do São João, mas o Governo, em tempos de vacas magras, já mandou avisar: não tem dinheiro. Mas haverá exceções para os tradicionais polos do Estado, como Caruaru, Arcoverde e Petrolina.

REFORÇO DA BASE – Suplente que assume a vaga deixada pelo deputado Manoel Santos (PT), que morreu domingo passado em São Paulo, o pedetista Manoel Botafogo, ex-prefeito de Carpina, foi beber na fonte palaciana, ontem, momentos após ser empossado. Comunicou ao secretário da Casa Civil, Antônio Figueira, que reforçará a base governista na Assembleia Legislativa.

CURTAS

SEMINÁRIO – O governador Paulo Câmara abre, hoje, às nove horas, a penúltima etapa do seminário Todos por Pernambuco na cidade de Timbaúba, na Mata Norte, e amanhã fecha o ciclo da Zona Canavieira em Palmares, contemplando os municípios da Mata Sul.

FÓRUM – Já o secretário de Administração e Gestão de Pessoas da Prefeitura do Recife, Marconi Muzzio, participa, hoje, em João Pessoa, do 64º Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais. “São dois dias de troca de muitas experiências”, diz Muzzio.


PERGUNTAR NÃO OFENDE: O plenário do Senado aprova o voto distrital para vereador já na próxima eleição, já aprovado, ontem, na Comissão Especial?

Nenhum comentário: