quarta-feira, 6 de maio de 2015

Do blog do Magno Martins: Coluna da quarta-feira

PANELAÇO CONTRA O PT - Enquanto debatem o melhor momento de entrar com um pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, deputados do PSDB estimularam, ontem, pelas redes sociais, o panelaço ocorrido durante o programa de TV do PT, que foi ao ar às 20h30 em cadeia nacional.

O movimento do panelaço começou com posts nas páginas de grupos anti-Dilma como Vem pra Rua, Revoltados Online e Movimento Brasil Livre. Responsáveis pela mobilização das manifestações de março e abril em todo País, os movimentos decidiram mudar de estratégia e não planejam promover novos eventos de rua nos próximos meses. A ideia agora é focar a ação no Congresso Nacional e em atos pontuais.

No PT, a decisão da presidente de não gravar foi considerada um equívoco. Nas palavras de um parlamentar petista, é o segundo erro da presidente em apenas cinco dias, referindo-se à decisão do Dia do Trabalho. Internamente, a avaliação é que Dilma não deveria se acovardar, deixando de falar para milhões de brasileiros.

Eles criticaram especificamente o fato de ela dizer que não teme manifestações mas, na prática, deixar de se comunicar porque ouvirá “batidas de panelas”. O presidente nacional do PT, Rui Falcão, garante que o filiado que cometer malfeitos e ilegalidades não continuará no partido.

“Por isso também, o PT não aceita que alguns setores da mídia queiram criminalizar todo partido por causa de erros graves de alguns filiados”, afirmou o dirigente. A fala foi complementada por um ator contratado pelo partido: “Você ouviu. Qualquer petista que ao final do processo for julgado culpado será expulso”.

No caso de José Dirceu e José Genoíno, o PT não expulsou os dois políticos do partido por não considerar a decisão do STF - a maior corte de justiça do País. O PT classificou as prisões como “punição política”. Ou seja, uma espécie de “perseguição” do Poder Judiciário aos membros do partido. Não se sabe, ainda, quais serão os critérios adotados pelo partido nestas “expulsões” que poderão acontecer.

O programa de ontem, sem a presença de Dilma Rousseff, foi criado por João Santana. O marqueteiro atualmente é investigado pela Polícia Federal por lavagem de dinheiro para beneficiar o PT. Ou seja, o PT disse na TV que vai expulsar de suas fileiras qualquer petista que, ao final de um processo judicial, for julgado culpado. Faltará dizer em seguida: como por exemplo o marqueteiro que escreveu cinicamente essa frase.

SEM DISTRITAL– O relator da reforma política na Câmara, Marcelo Castro (PMDB-PI), sepultou o voto distrital alemão. O principal argumento usado para o abandono é o da "simplificação". Na negociação entre PSDB e PT, uma das conclusões foi a de que a população não aceitaria um sistema em que o número máximo de deputados seria flexível, a cada eleição havendo um número indeterminado de eleitos, a partir de 513, tamanho da atual bancada da Câmara.

FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO- Dono da Caruaruense, o ex-governador João Lyra (PSB) fechou o seu mandato-tampão assinando um edital em que sua empresa de ônibus, que passou a responder por outra razão social, a Logos, se associaria a Progresso, detentora de um grande monopólio, para explorar as linhas do Agreste e Sertão. Não contava que mais à frente a justiça suspendesse o edital por estar eivado de vícios que contrariam a lei de licitações.


NA PRESSÃO – No tudo ou nada pelo ajuste fiscal, o vice-presidente Michel Temer passou grande parte de seu dia de ontem telefonando para os ministros. No esforço concentrado, pediu a cada um deles que mobilizem, se reúnam e telefonem para os deputados de suas bancadas, regionais e partidárias, pedindo votos para aprovar, na Câmara, as MPs do ajuste fiscal, a 664 e a 665. O Governo adotou o chamado rolo compressor.

AUMENTA VAZÃO DE XINGÓ – Uma mancha observada em Xingó, no rio São Francisco, provocada provavelmente pelo longo período de estiagem, levou a Chesf a ampliar a vazão naquele reservatório de 1.100 metros cúbicos por segundo para 1.500 metros cúbicos por segundo. O aumento começou no último dia 1º e vai até a próxima sexta-feira, sendo monitorado pelo Comitê de Bacias do Rio São Francisco.

FUSÃO SOFRE RESISTÊNCIAS – Líder do PSB na Câmara, o deputado Fernando Bezerra Filho diz que a fusão do PPS à legenda socialista ainda não é um fato consumado porque existem resistências em alguns Estados, como Paraná, Pará e Tocantins. Mas acredita que até a decisão final, que sai no congresso nacional do PSB, em julho, tudo provavelmente será superado.



CURTAS

PROJETOS – Criado pela Seplan, o Escritório de Projetos que dará suporte aos prefeitos no FEM, o fundo estadual dos municípios, atenderá entre os dias 12 e 20 deste mês os gestores municipais do Agreste, Sertão, Região Metropolitana e Zona da Mata. O Escritório tem orçamento da ordem de R$ 10 milhões e foi criado pelo governador Paulo Câmara.

ASSALTO – O Governo tem que reforçar o policiamento nas estradas sertanejas. Ontem, por volta das três da manhã, mais um ônibus da Progresso foi assaltado, desta feita na Serra do Mimoso, próximo a Arcoverde. Os ladrões levaram todos os pertences dos passageiros.


PERGUNTAR NÃO OFENDE: O que, afinal será aprovado na reforma política em discussão na Câmara dos Deputados?

Nenhum comentário: