sábado, 9 de abril de 2011

ASCENSÃO E QUEDA DO ROSISMO EM PERNAMBUCO


Francisco Rosa e Silva


A ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

PARTE 8

Realizado este, no dia 05 de novembro, o SENADOR ROSA E SILVA venceu por 389 votos nas sete secções eleitorais. Na edição de 11, afirmava “O LIDADOR” que o pleito decorrera libérrimo, no município, e que, conforme nota existente em poder do governo estadual, ROSA obtivera 21.446 votos no ESTADO, contra 19.229 dados ao GENERAL DANTAS BARRETO, mas os oposicionistas contestavam esse resultado.


Nas edições seguintes, aparece amplo noticiário sobre o terrorismo político e sangrentas lutas desenvolvidas na capital, ressaltando, porém, que, na VITÓRIA, graças às atitudes prudentes dos chefes locais, tanto do situacionismo como da oposição, havia tranqüilidade.


Governador Estácio Coimbra

A 16 de dezembro, publicava “O LIDADOR” noticia de que o GOVERNADOR DO ESTADO, Dr. ESTÁCIO COIMBRA, telegrafara ao PRESIDENTE DA REPÚBLICA comunicando que, tendo sofrido atentados contra a sua vida, achando-se ausentes e ocultos quase todos os deputados e senadores estaduais por falta de garantias, deliberara ausentar-se para o interior, até que providências enérgicas do PODER CENTRAL restabelecessem a ordem.

RECONHECIMENTO DA VITÓRIA DE DANTAS BARRETO

General Dantas Barreto

Reconhecido e empossado o GENERAL DANTAS BARRETO, como Governador de Pernambuco, a 19 de dezembro, imediatamente foram substituídas todas as autoridades policiais do município por elementos DANTISTAS, acontecendo o mesmo com o JUIZADO MUNICIPAL E A PROMOTORIA PÚBLICA.


Capitão Antônio de Mello Verçosa


A 09 de janeiro de 1912, anunciava “O LIDADOR” que, em face dos acontecimentos, o prefeito do município, Dr. HENRIQUE LINS, e o subprefeito, JOÃO TAVARES DE LIMA, e ainda o presidente do CONSELHO MUNICIPAL, CAPITÃO ANTÔNIO DE MELLO VERÇOSA, haviam renunciado, tendo assumido o governo municipal o VICE-PRESIDENTE DO CONSELHO, CAPITÃO VICENTE DE HOLANDA CAVALCANTI.

Coube a este sustentar as rédeas da administração, o que fez serena, altiva e dignamente, governando, com elevação e Zelo, o município, de 08 de janeiro a 16 de março de 1912, quando entregou o cargo aos eleitos pela antiga oposição.

Reveja as 7 partes anteriores e conheça o período conhecido como ROSISMO em PERNAMBUCO E EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO.

FONTE: ARAGÃO, José de. História da Vitória de Santo Antão-Volume 2
Texto Original do Autor






POR JOHNNY RETAMERO 




Nenhum comentário: