DIEGO RAMALHO DA SILVA
09/04/2011
Devido ao avanço tecnológico na atualidade, a utilização dos computadores vem se tornando cada vez mais frequente e constante em todos os lugares, e com um custo cada vez mais acessível, perante a necessidade de consumo de novas tecnologias, e lançamento de modelos populares. O aumento de seu acesso juntamente com a internet vem acarretando uma serie de transformações e mudanças sociais.
No contexto educacional trata-se de uma ferramenta didática de suma importância que auxilia os professores dos diversos ramos de conhecimento, dentre eles a geografia que tomando mão dos diversos mapas, tão importante devido seu poder de localização global, e diversos programas, softwares e uma infinidade de sites que poderá auxiliar e muito o professor em sua prática pedagógica, possibilitando mostrar a real utilidade dessa ciência que para muitos alunos se tornou uma matéria decorativa e chata.
Hoje em dia a informática se encontra estalada em muitas escolas, porém os seus resultados ainda são muito questionados mediante o que se esperava. Segundo (AGUIAR; HERMOSILLA, 2006) “o problema não está no fato de existir um laboratório de informática (como se acreditava antes), mais sim na forma e na finalidade com que ele está sendo utilizado”. Segundo Lopes (2002) “O principal objetivo, defendido hoje, ao adaptar a Informática ao currículo escolar, está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados”, vai muito além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.
A grande vantagem proporcionada pelo uso de computadores na educação é a sua possibilidade de provocar mudanças no paradigma pedagógico, isto é, a utilização do computador como um desencadeador de mudanças na forma de organizar e entender o processo pedagógico.
Por isso, embora os investimentos em tecnologia sejam necessários para se ampliar o acesso e melhorar a qualidade da educação, eles não são suficientes, principalmente quando enfocam apenas um dos aspectos da questão: a tecnologia. Colocar o aluno em contato com uma grande quantidade de informações sem foco pode se constituir num retrocesso ao invés de provocar transformação, Repito que a nossa atuação enquanto professores é que realmente é indispensável e torna a ferramenta uma aliada aos nossos objetivos em especifico e a educação em geral.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AGUIAR, Juliana & HERMOSILLA, Lígia. A importância da Informática na Educação, REVISTA CIENTÍFICA ELETRÕNICA DE PSICOLOGIA ANO III NUMERO 05, 2006.
Disponível: http://www.revista.inf.br/sistemas05/revisao/edic5anoIIIagosto2006-rev01.pdf Acessado dia 3/10/10
DIEGO FELIPE
Acesso: 4/12/10
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