sábado, 9 de abril de 2011

A INSERÇÃO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO


DIEGO RAMALHO DA SILVA
09/04/2011




Devido ao avanço tecnológico na atualidade, a utilização dos computadores vem se tornando cada vez mais frequente e constante em todos os lugares, e com um custo cada vez mais acessível, perante a necessidade de consumo de novas tecnologias, e lançamento de modelos populares. O aumento de seu acesso juntamente com a internet vem acarretando uma serie de transformações e mudanças sociais.  

No contexto educacional trata-se de uma ferramenta didática de suma importância que auxilia os professores dos diversos ramos de conhecimento, dentre eles a geografia que tomando mão dos diversos mapas, tão importante devido seu poder de localização global, e diversos programas, softwares e uma infinidade de sites que poderá auxiliar e muito o professor em sua prática pedagógica, possibilitando mostrar a real utilidade dessa ciência que para muitos alunos se tornou uma matéria decorativa e chata. 

Hoje em dia a informática se encontra estalada em muitas escolas, porém os seus resultados ainda são muito questionados mediante o que se esperava. Segundo (AGUIAR; HERMOSILLA, 2006) “o problema não está no fato de existir um laboratório de informática (como se acreditava antes), mais sim na forma e na finalidade com que ele está sendo utilizado”. Segundo Lopes (2002) “O principal objetivo, defendido hoje, ao adaptar a Informática ao currículo escolar, está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados”, vai muito além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.

A grande vantagem proporcionada pelo uso de computadores na educação é a sua possibilidade de provocar mudanças no paradigma pedagógico, isto é, a utilização do computador como um desencadeador de mudanças na forma de organizar e entender o processo pedagógico.



Por isso, embora os investimentos em tecnologia sejam necessários para se ampliar o acesso e melhorar a qualidade da educação, eles não são suficientes, principalmente quando enfocam apenas um dos aspectos da questão: a tecnologia. Colocar o aluno em contato com uma grande quantidade de informações sem foco pode se constituir num retrocesso ao invés de provocar transformação, Repito que a nossa atuação enquanto professores é que realmente é indispensável e torna a ferramenta uma aliada aos nossos objetivos em especifico e a educação em geral.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AGUIAR, Juliana & HERMOSILLA, Lígia. A importância da Informática na Educação, REVISTA CIENTÍFICA ELETRÕNICA DE PSICOLOGIA ANO III NUMERO 05, 2006.
 LOPES, José junio. INTRODUÇÃO DA INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR,2002








DIEGO FELIPE

Acesso: 4/12/10

Nenhum comentário: