sexta-feira, 8 de abril de 2011

Bombeiro ensina como evitar acidentes com panelas de pressão e botijões de gás

Da Redação do pe360graus.com
Foto: Reprodução / TV Globo

Descuido pode ter sido a causa de um acidente num restaurante dentro do Shopping Tacaruna, na manhã da última quinta-feira (07), quando uma panela de pressão explodiu e assustou cozinheira e funcionários. Para evitar casos como este, o Corpo de Bombeiros alerta: é preciso ter muita atenção no manuseio de panelas de pressão e botijões de gás.



A dona de casa Glória Lira conta que usa panelas de pressão há mais de 40 anos e nunca teve nenhum problema. “Tendo precaução, se evita o acidente”, diz. Segundo ela, o segredo é ser paciente. “Desligando o fogo e esperando que a pressão saia totalmente para você abrir a panela”.

De acordo com o diretor de Operações do Corpo de Bombeiros, coronel Daniel Ferreira, a atitude de dona Glória está correta. “É importante durante o cozimento, não tentar abrir a panela. Mantê-la sempre fechada e, antes de abrir, certificar se a pressão interna saiu completamente, usando um garfo ou faca”, orienta.

Mesmo a pressão que sai da válvula pode causar queimaduras, então é recomendável manter uma certa distância do fogão. “É importante, também, que a gente verifique se a borracha da vedação está intacta e se as válvulas de alívio estão desobstruídas”, acrescenta.

Outro momento perigoso é na hora de acender o fogo. Muita gente risca o fósforo primeiro e só depois gira o botão do fogão. Segundo o coronel, esse costume não é indicado. “Antes de virar o acendedor, tem que fornecer a chama. No caso dos fogões automáticos, primeiro apertar o botão e depois girar o acendedor”, explica.

Em relação aos botijões de gás, coronel Daniel Ferreira alerta para a validade do produto. “É importantíssimo verificar a validade dos acessórios. A mangueira tem que estar com certificado pelo Inmetro. Na troca do botijão, na hora que for colocar o registro, usar a força que você puder, sem precisar de nenhum acessório. Porque ele é feito para ser vedado com a própria força humana”, ensina.


E, depois de trocado o botijão, a pessoa deve assegurar se há vazamentos. “Após colocar o registro, certificar com uma esponja com sabão para saber se há vazamento. Se tiver, vai fazer bolhas. Nada de isqueiro do lado”, diz.


Outra dica importante é, assim que terminar de usar o fogão, garantir que “as bocas” estão desligadas e fechar, também, o registro do botijão. “Se o registro estiver aberto, o gás vai estar saindo do botijão e chegando até o acendedor”. Daí, qualquer fissura na mangueira pode causar vazamentos ou explosões

Nenhum comentário: