quinta-feira, 11 de agosto de 2011

EMOÇÃO E SENTIMENTOS DE REVOLTA, MARCARAM A DESPEDIDA DO PROFESSOR E DIRETOR, LINALDO GOMES EM CHÃ DE ALEGRIA-PE

Ontem dia 10 de agosto de 2011, no dia do aniversário de 81 anos do Srº Nino Gomes, ele enfrentou uma triste e dolorosa realidade, a de enterrar seu filho Linaldo Gomes da Silva, de 45 anos. Linaldo foi professor de matemática na Escola Estadual Presidente Costa e Silva e na Escola Municipal João Cavalcante Ferraz Filho; na Escola Municipal Ministro Marcos Freire em Chã de Alegria, Zona da Mata do Estado, há 07 anos atuava como Diretor. 



Alguns professores e pais de alunos com quem conversei, disseram-me que ele estava tornando a Escola Marcos Freire como referência e formando uma banda marcial com seus pequenininho.

Emoção, dor, sentimentos de revolta e pedidos de justiça por parte de familiares, amigos, alunos e funcionários das Escolas em que trabalhou; marcaram na tarde desta quarta-feira (10), o cortejo fúnebre do Professor Linaldo. Vários alunos segurando faixas, cartazes e coroas de flores seguiram o enterro, o que foi muito comovente. 


A polícia trabalha com a hipótese de latrocínio que é o roubo seguido de morte, pois foram roubados o celular, a carteira e o seu notebook. Já há suspeitos detidos na Delegacia de Chã de Alegria - PE.

Ele era solteiro e sem filhos e, sempre foi uma pessoa muito discreta e de amizades selecionadas; era querido por muita gente e vinha desenvolvendo um bom trabalho à frente da direção da Escola Marcos Freire, e nunca se imaginou que ele pudesse ser diferente do que foi.   

Como sua aluna por alguns anos, posso falar com propriedade que ele ensinava matemática como poucos, uma vez que muitas vezes entrava em sala, apenas com a caderneta de chamadas, o giz, o apagador e um livro que nunca abria, pois o conhecimento matemático já estava registrado em sua cabeça, como uma espécie de chip inteligentemente matemático inserido. 


Não era de muitas conversas em sala, sempre manteve uma postura séria, mas suas mãos e raciocínio eram hábeis com os cálculos e resoluções matemáticas.

Muitas vezes ele juntava duas ou três turmas de séries diferentes, no auditório do João Cavalcante para aplicar as provas e saia salteando os alunos, numa tentativa de não haver ‘filas’ ou ‘colas’. Filar pra mim sempre foi complicado e quando se tratava de matemática então e, com Linaldo, quase impossível! Era melhor não arriscar.

Lembro-me de uma prova que em tinha a seguinte pergunta: “Qual o único número primo que é par?” Ele havia explicado isso em sala, mas eu não conseguia lembrar. Como eu e Isabela Tomaz sempre fomos muito estudiosas, comportadas e  costumávamos passar ‘fila’, ele sempre nos colocava distantes dos que não queriam muito estudar ou dos que tinham uma certa dificuldade em aprender. 


Pois bem, respondi as outras questões e fiquei queimando meus neurônios com esta. Entre olhares eu e Isabela estávamos tentando nos comunicar, quando ele ao longe percebeu, aproximou-se e falou:

 “Vocês duas são exemplo em sala, querem por acaso que eu tome a prova e dê um zero a cada uma?”. Ele nos chamou a atenção e eu quase morri de vergonha, mas automaticamente matei a charada, o único número primo que é par é o 2.

Senti a necessidade de escrever este texto como forma de prestar-lhe minha última homenagem, pois tive a oportunidade de dizer-lhe em vida, o quanto eu o admirava. 


O quanto eu admirava o seu jeito sempre discreto e imparcial em sala de aula, o jeito também discreto de conduzir sua vida e de selecionar seus amigos. Disse-lhe também que eu não era muito fã de matemática e que sempre preferi o português, mas aprendi a gostar por causa dele. Ele sorriu, discretamente passou a mão em minha cabeça, me agradeceu e foi embora.

E como hoje, 11 de agosto é o Dia do Estudante e, ciente de que cada vez que a gente ensina, aprende mais um pouco, presto aqui minha homenagem ao Professor Linaldo. Que sua alma descanse em PAZ!




TEXTO/FOTOS DE WALKÍRIA ARAÚJO NOSSA CORRESPONDENTE E EX-ALUNA DO PROFESSOR LINALDO.
VÍDEO DA TV JORNAL

4 comentários:

Anônimo disse...

fOI O MELHOR PROFESSOR DE MATEMÁTICA DE CHÃ DE ALEGRIA.

Anônimo disse...

Como sempre um professor de matemática não é muito querido pelas turmas que ensina porque matemática é muito difícil, mais Linaldo sabia como ensinar e fazia a gente aprender. Ele vai deixar saudades na escola.
Cristina de Chã de Alegria

Anônimo disse...

Os bons vão embora e ficam um monte de coisa rum por ai.
Fernanda

Unknown disse...

É com muita tristeza que fico sabendo da morte do meu amigo o Proof. Linaldo. Ele foi um dos responsáveis, na época, pela minha contratação na escola municipal de Chã de Alegria. Quero neste momento renovar os meus votos de respeito, admiração e amizade "em memória".

Prof. Dr. Daniel Nery dos Santos
Guarulhos - São Paulo
04 de Nov. de 2013