sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Fim da greve: Patrões e operários se entendem em Suape. Trabalhos recomeçam segunda-feira


Do Blog de Jamildo

Em assembléia geral, os cerca de 40 mil trabalhadores da Refinaria Abreu e Lima e do Pólo Petroquímico de Suape concordaram com a contraproposta apresentada ontem pelo Sindicato Patronal. Segundo o presidente da Força Sindical, Aldo Amaral, não se poderia ter alcançado resultado melhor nessa paralisação.

"Foi o melhor acordo existente no Brasil", falou orgulhoso.

Será?

Os patrões abonaram todos os dias de falta dessa greve e 50% dos dias da última greve - os trabalhadores reivindicavam 100%. A cesta básica agora é de R$200, o que representa um aumento de 20%. A partir do próximo mês, a folga de campo será dada a cada 90 dias de trabalho, e os funcionários que moram a mais de 1000km das indústrias receberão passagens aéreas. Em relação ao último item, a proposta dos trabalhadores era passagens aéreas já para quem morasse num raio de 500km.


Ficou acordado também a eleição de um grupo de delegados sindicais, que funcionarão como o ponto de intermédio entre os operários de cada obra do complexo e as empresas, uma espécie de comissão de negociação permanente.

Nenhum comentário: