terça-feira, 16 de agosto de 2011

HÁ 146 ANOS NASCIA O VITORIENSE QUE SE TORNARIA GOVERNADOR DE PERNAMBUCO




Dr. JOSÉ RUFINO BEZERRA CAVALCANTI- PARTE 1

INTRODUÇÃO

NOTA: ALGUNS MORADORES DA RUA DO CAJÁ, QUERIAM TIRAR O NOME DE Dr. JOSÉ RUFINO. PORÉM O BLOG VEN COM ESTA MATÉRIA MOSTRA QUE ESTE VULTO TEVE GRANDE IMPORTANCIA NA HISTÓRIA DE NOSSO MUNICIPIO, COMO VOCÊS PODERÃO CONSTATAR.

José Rufino Bezerra Cavalcanti (Vitória de Santo Antão, 16 de agosto de 1865— (Recife, março de 1920), foi um advogado e político pernambucano.

Filho de proprietários rurais ligados à produção açucareira foi usineiro no município do Cabo de Santo Agostinho e senhor de engenho em Vitória de Santo Antão. Aluno da tradicional Faculdade de Direito do Recife, concluiu seus estudos com 21 anos de idade.

Eleito presidente em 1919, desenvolveu uma política de conciliação entre as classes produtoras, aproximando os usineiros e os comerciantes. Acometido de doença incurável, foi obrigado a se afastar do cargo. Além do governo estadual, José Bezerra exerceu mandatos de deputado federal e senador, além de ter sido Ministro da Agricultura do governo Venceslau Brás.

O usineiro José Rufino Bezerra Cavalcanti governou Pernambuco entre dezembro de 1919 e março de 1922, quando morreu de ataque cardíaco, aos 57 anos de idade. Na carreira política, também exerceu as funções de deputado federal, senador e ministro da agricultura do presidente Wenceslau Braz.

Nasceu em Vitoria (PE) em 16 de Agosto de 1865 e começou a vida de agricultor como rendeiro do Engenho Trapiche, no Cabo (PE), no engenho, José Bezerra fundou a Usina José Rufino, em 1912, em homenagem ao avo e ao pai.

Jose Bezerra era o maior acionista da Companhia Geral de Melhoramentos de Pernambuco, empresa que além de produzir açúcar e álcool na Usina Cucau, construiu uma estrada de ferro ligando a usina ao município de Barreiros. Seu patrimônio incluía os engenhos Novos, Barbalho, Pirapama, São João, Malinote, Malakof, Mataparipe, São Pedro e um trecho do Santo Inácio.

CONTINUA...

POSTADO POR JOHNNY RETAMERO

Nenhum comentário: