quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Saúde: Diversos fatores de risco podem levar ao AVC, alerta neurologista


Do Redação do pe360graus.com
 
A prática de exercícios físicos traz disposição, autoestima, além de ser fundamental para o bom funcionamento do coração e do sistema circulatório. Se o sangue não circula com deveria, pode haver um coágulo, uma obstrução no vaso, podendo levar a um Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame.

A médica neurologista Silvana Sobreira (foto) explica que o AVC pode ser causado por diversos fatores, além da inatividade física. “Por causa do colesterol elevado, surgem placas de gordura que obstruem os vasos. O uso excessivo de cigarro, doenças cardíacas, diabetes, todos esses fatores de risco podem impactar na circulação cerebral”, afirma. Uma queda ou uma hemorragia também podem provocar a doença.


Segundo a especialista, o AVC é a primeira causa de morte no Brasil. Alguns sinais podem indicar um possível AVC, como por exemplo, os braços e as pernas dormentes, alterações na fala e na visão. “Apresentando algum desses sinais de alerta, a pessoa tem que ser encaminhada com urgência ao hospital mais próximo”, diz.

Silvana Sobreira lembra que quanto mais precoce for o diagnóstico, mais fácil de evitar as seqüelas. “A grande maioria tende a procurar o médico quando a doença já existe. Mas o ideal é trabalhar com a prevenção. Evitar é mais importante do que tentar salvar o vaso obstruído”, explica.

Atualmente, o Hospital da Restauração é o centro de referência no tratamento da doença.  “Nos grandes centros do mundo e até já no Brasil existe uma medicação para dissolver o coágulo, o trombo, que está impedindo a circulação. Lá no HR existe a possibilidade de a gente disponibilizar essa medicação. Não temos isso no momento, mas estamos lutando para que a gente possa disponibilizar essa medicação”, afirma.

Nenhum comentário: