segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Trabalhadores em Educação cruzam os braços amanhã para acompanhar mobilização nacional



Do Blog da FolhaPE

Os trabalhadores em educação da Rede Estadual de Pernambuco irão paralisar as atividades por 24 horas nesta terça-feira (16). Também haverá uma passeata cuja concentração está marcada para 13h, em frente à Assembléia Legislativa (Alepe). A categoria vai acompanhar a mobilização nacional promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), apoiada pelo Sintepe.

A suspensão das atividades é pelo pagamento do Piso Salarial do Magistério de R$ 1.597,87, conforme a Lei 11.738, cumprimento integral da lei que prevê 1/3 da jornada de trabalho para aula atividade e em defesa da destinação de 10% do PIB para a educação. Em Pernambuco, o movimento ainda tem como foco a nomeação dos concursados, melhorias salariais ao invés de uma bonificação que não beneficia todos os profissionais e gestão democrática nas escolas com a eleição para diretor. 



Na última paralisação articulada pela CNTE, em 11 de maio passado, cerca de 30 mil trabalhadores cruzaram os braços aqui no Estado. Os motivos foram a Implementação do Piso e aprovação do Plano Nacional da Educação, cujo Projeto de Lei (PL 8.035/10) foi encaminhado aos parlamentares em dezembro do ano passado.

Manifestações no Interior

Além da paralisação, o Núcleo Regional do Sintepe em Petrolina promoverá panfletagens na cidade sertaneja e nos municípios de Orocó, Cabrobó, Afrânio e Dormentes, em defesa do cumprimento integral da Lei do Piso com um terço da jornada para aula atividade, valorização da carreira, aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE).

Nenhum comentário: