terça-feira, 11 de outubro de 2011

Prevenção: De olho na meninada, Celpe alerta para os riscos de empinar pipas próximas à rede elétrica


Do Blog do Jamildo

Empinar pipas é uma das brincadeiras preferidas da criançada nessa época do ano, de dias ensolarados. Entretanto, a diversão pode representar sérios problemas se alguns cuidados não forem tomados. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) alerta os pais para os riscos de soltar pipas próximas aos cabos elétricos e orienta as condições seguras para que a brincadeira não termine em acidente.  (ver dicas abaixo)

O gestor de Segurança da Celpe, Hugo Vidal, lembra que um acidente envolvendo pipas pode ser fatal, ou deixar seqüelas graves. “O contato das pipas com a rede pode causar queimaduras de primeiro, segundo ou terceiro graus, e pode provocar ainda  sérias lesões e até levar à morte”. Nos últimos quatro anos, a Celpe registrou 12 acidentes causados por pipas em contato com a rede elétrica.  

Quando enroscadas em postes, transformadores e cabos, as pipas provocam curtos-circuitos e acionamento de chaves e disjuntores para proteção dos equipamentos instalados na rede elétrica, o que ocasiona interrupção no fornecimento de energia. Em contato com a rede, o cerol (mistura de vidro e cola) utilizada para dar mais velocidade às manobras e derrubar outras pipas pode ocasionar, na verdade, o rompimento dos cabos  elétricos e potencializar a condução da eletricidade. “Nesse caso, o choque é inevitável“, observou Vidal.


Para conscientizar a população sobre a forma segura de brincar com as pipas, a Celpe desenvolve ações educativas em escolas e comunidades próximas às subestações, além de promover campanhas e distribuir material educativo (folders e cartilhas) nas agências de atendimento.


Dicas Celpe para soltar pipas com segurança

Soltar pipa apenas em locais afastados da rede elétrica;

Nunca usar fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são condutores de energia e podem causar choques fatais;

Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, NUNCA tentar retirá-la;

Não usar cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar pedestres e motociclistas, o cerol costuma cortar os  cabos  de alta e baixa tensão;

Não soltar pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolher a pipa imediatamente;

Nunca entrar em subestações para buscar pipas. As unidades são de acesso restrito a profissionais autorizados e devidamente equipados.  

Nenhum comentário: