sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Você conhece a história dos brinquedos?


Do NE10

Não é à toa que dizem que os brinquedos têm vida própria. Desde os tempos antigos, eles divertem e contribuem para o desenvolvimento das crianças do mundo inteiro. São companheiros para todas as horas; na alegria, nas descobertas e até nos momentos de tristeza. Afinal, quem nunca abraçou o seu brinquedo preferido para se consolar?

No Mês das Crianças, o NE10 resolveu fazer uma homenagem aos brinquedos, como "retribuição" pela alegria que eles proporcionam para a garatoda. Abaixo, você confere a história dos brinquedos mais conhecidos do mundo:


CONHEÇA A HISTÓRIA DE ALGUNS BRINQUEDOS

               



BOLA
A bola é um dos brinquedos mais antigos que existe. Há 6.500 anos já eram feitas de fibra de bambu no Japão e, de pêlos de animais, na China. Romanos e gregos usavam tiras de couro, penas de asas e até bexiga de boi para confeccionar suas bolas.
               







BOLA DE GUDE
As bolas de gude mais antigas já encontradas são semipreciosas e estavam no túmulo de uma criança egípcia, de 3 mil a.C. Seu uso foi difundido pelo Império Romano.
               








BONECA
No Antigo Egito, já foram achadas bonecas em túmulos de crianças, do período situado entre 3 mil e 2 mil a.C., feitas de madeira e banhadas na argila, com cabelos de verdade. Segundo os pesquisadores, as bonecas eram colocadas no túmulo para a criança brincar no mundo do "além". Já na Grécia Antiga e em Roma, nos rituais que antecediam o casamento, as jovens que iam se casar entregavam suas bonecas e outros brinquedos à deusa Ártemis, simbolizando o fim da infância. A fabricação de bonecas com objetivos comerciais teve início na Alemanha e em Paris, por volta do século XV.
               








DOMINÓ
O jogo surgiu na China e sua criação é atribuída ao soldado chinês Hung Ming, que viveu de 243 a.C a 182 a.C. Um dia, os chineses tiveram a ideia de estender os dados no chão e inventaram o dominó. No Brasil, o dominó chegou através dos portugueses no século XVI e virou passatempo dos escravos.
               










JOGOS DE TABULEIRO
Xadrez, damas, gamão, ludo, senet e muitos outros. Os primeiros jogos de tabuleiro surgiram há 4 mil anos, em civilizações como Egito e Mesopotâmia. Foram muito populares na Grécia e em Roma, antes de se espalharam por toda Europa e depois para a América. Normalmente são jogados por duas pessoas, mas existem alguns jogos que admitem até seis pessoas.
               






MARIONETE
Nome que vem de Marion, diminutivo de Maria. Sua origem está relacionada com o nascimento do teatro, no século XVI. Os chineses passaram a utilizar estatuetas como personagens de espetáculos. Ficaram tão conhecidas que as crianças passaram a desejá-las como brinquedos.
               












PIÃO
É um dos brinquedos mais antigos da humanidade. Foi criado para servir como instrumento de adivinhação. Jogava-se o pião para prever o futuro. Saber, por exemplo, se a colheita seria proveitosa ou se uma guerra estava próximo de acontecer.
               












PIPA
Também conhecidas como papagaio ou arraia, as pipas nasceram na China antiga, por volta de 1.200 a.C. Elas foram utilizadas como objeto de sinalização militar. Os sinais eram definidos de acordo com a cor e movimento que pipa desenvolvia no ar. O político e inventor americano Benjamin Franklin também utilizou uma pipa para investigar e inventar o pára-raios.
               










QUEBRA-CABEÇA
Foi inventado 1763 pelo inglês John Spilsbury, que fazia mapas e gravuras. Ele teve a ideia de criar um mapa dividido em peças de madeira para ajudar os professores a ensinar geografia para as crianças.
               












ROBÔ
Os robôs tiveram seu primeiro impulso durante a Revolução Industrial, quando foram inventados e aperfeiçoados dispositivos automáticos com alavancas capazes de manipular peças, que mais pareciam braços e pernas. E pegando carona nessa história veio também o desenvolvimento tecnológico e eletrônico, que trouxe junto a febre dos jogos eletrônicos.
               






URSO DE PELÚCIA
Duas histórias explicam a criação do urso de pelúcia. Uma versão conta que o urso de pelúcia foi inventado no século 19, nos EUA, e ficaram conhecidos como "teddy-bear" por um motivo curioso: o presidente americano Theodore Roosevelt se recusou a participar de uma caçada de ursos em 1902. Um fabricante de ursinhos de pelúcia decidiu batizá-los de 'teddy-bear' em homenagem à atitude de Roosevelt. A outra versão aponta sua origem para Alemanha: o desenhista de brinquedos alemão Richard Steiff viu uma apresentação de ursos de verdade e teve a ideia de fazer um urso de brinquedo. Em 1903, ele exibiu seu novo brinquedo, Friend Petz, na Feira de Brinquedos de Leipzig.
               


VIDEOGAME
Inicialmente chamado de videojogo, o videogame foi criado em em 1949 pelo engenheiro americano chamado Ralph Baer. Ele queria construir algo especial, inovador, e pensou em fazer uma TV que pudesse ser usada para jogos. Contudo, teve que esperar muito para ver sua idéia realizada, pois apenas em 1968, foi lançado o Odyssey 100, o primeiro console - um aparelho que, ligado à televisão, permite ver os jogos - da história.






Com informações do Museu dos Brinquedos

Um comentário:

Anônimo disse...

que saudade dos tempos de Pião e bola de gude no meio da rua...