segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Cerol mata motoqueiro na BR-232


Do Diario de Pernambuco
      
A quantidade de motos e carros parados às margens da BR-232, nas proximidades do Curado II, Jaboatão dos Guararapes, chamava a atenção de quem passava pela rodovia, no final da tarde do último dia de 2011. Todos assistiam incrédulos a uma cena que comoveu os profissionais da ambulância que tentavam em vão prestar socorro à vítima e os bombeiros que foram acionados para atender à ocorrência. Um jovem de 26 anos pilotava uma moto em direção a Vitória de Santo Antão, acompanhado de um colega que estava na garupa, quando perdeu a vida por causa de um brinquedo aparentemente inofensivo. Ronaldo Francisco da Silva foi atingido pela linha de uma pipa que estava com cerol. O golpe no pescoço foi fatal.

 O garupa ficou em estado de choque. O perigo de casos como esse tornou obrigatório o uso do aparador de linha (antena corta-pipas) nos veículos usados por motofretistas e mototaxistas, desde agosto do ano passado. A moto de Ronaldo não tinha o equipamento, o que serve de alerta aos outros usuários. Um aparador custa em média R$ 15. Em pouco tempo, dezenas de pessoas se aproximaram para observar o acidente. O corte no pescoço era profundo.


 “O amigo dele ficou todo melado também. O corte foi grande. O rapaz perdeu muito sangue. Infelizmente, nem a ambulância nem nós conseguimos fazer nada. Ele morreu rápido”, contou o bombeiro Robson Marques. Ainda de acordo com Marques, um PM que também estava de moto vinha logo atrás de Ronaldo e viu o momento em que ele caiu no chão. “O policial disse que quando parou, viu que o motoqueiro sangrava muito pelo pescoço”.

Enquanto o corpo estava coberto no chão, um adolescente chegou com uma lata com linha de pipa perguntando o que havia acontecido e foi alertado por um colega a esconder o material.

 O garupa da moto seguiu para Vitória de Santo Antão de carro. Lá, relatou a tragédia aos familiares da vítima, que o aguardavam para a festa da virada do ano novo. Ontem pela manhã, Sérgio Severino da Silva, 35, irmão de Ronaldo, esteve no IML para a liberação do corpo. Ele contou que a família permanece em estado de choque. “Meu irmão comprou essa moto recentemente. Não rodava com ela pelo Recife. Ele só veio para pegar o amigo em Ponte dos Carvalhos”, disse Sérgio. Ronaldo da Silva era funcionário da fábrica da Sadia. Deixou a mulher e um filho de três anos. O sepultamento aconteceu na manhã desta segunda feira.

Antena

Desde agosto passado, começou a valer em todo o Brasil uma resolução do Consellho Nacional de Trânsito. Além da antena corta-pipa, também é obrigatório o protetor de pernas (mata-cachorro) e o uso do colete luminoso. A penalidade para infratores é de cinco pontos na carteira, multa de R$ 127,29 e apreensão da moto. De acordo com o Detran-PE, os empresários que contratarem motofretistas sem a proteção também serão multados.

Ontem, O Diario percorreu a Avenida Boa Viagem e flagrou dezenas de motos sem o item. Também visitou um famoso restaurante da Zona Norte do Recife. Lá, havia cerca de 20 motos que atendem as entregas em domicílio. Apenas uma delas tinha a antena corta-pipa instalada. 

Nenhum comentário: