quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Corpo de Bombeiros e Polícias Civil e Militar de PE ganha reforço para prevenção de acidentes e Vitória é contemplada


Do G1 Pernambuco

A Secretaria de Defesa Social (SDS) entregou, na quarta-feira (4), ao Corpo de Bombeiros de Pernambuco e às polícias Civil e Militar novos veículos e equipamentos que serão usados na prevenção de acidentes e na segurança pública do Estado. O projeto Praia Segura, dos Bombeiros, disponibilizará 35 novas embarcações e 380 homens, segundo o governo de Pernambuco. Desse total, 140 ficarão com o serviço de salvamento aquático e os outros 240 para o combate de incêndios, que vai contar agora com novas cinco viaturas. No total, foram investidos cerca de R$ 9 milhões.

O Corpo de Bombeiros costuma registrar um aumento do número de acidentes nas praias, principalmente afogamentos, durante a época de férias e do verão. Antes, eram apenas 16 embarcações na Região Metropolitana do Recife (RMR). “A iniciativa faz parte do cumprimento da meta do [Programa] Pacto pela Vida da Secretaria de Defesa Social. As novas embarcações ficarão não só nas praias do Grande Recife, mas no Litoral Sul e Norte do Estado”, afirmou o comandante dos Bombeiros, o coronel Carlos Eduardo Casanova.

Fernando de Noronha, na RMR, e a cidade de Petrolina, no Sertão pernambucano, também serão contempladas e, em caso de enchentes, outras cidades do interior do Estado podem receber o reforço. São quatro embarcações de 5,5 metros, duas de 8 metros, 29 de médio porte com 4,5 metros e as de menor porte com 3,6 metros, que é mais utilizada para salvamentos aquáticos em rios e praias. Também compõe a frota oito jet skis.


“Estamos quase duplicando o efetivo marítimo para fazer a segurança das praias de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa, na capital pernambucana”, destacou Casanova. O comandante prevê ainda a construção de novos quartéis em Itamaracá, no Litoral Norte, e Porto de Galinhas, no Litoral Sul. A promessa, para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014, é de que o Corpo de Bombeiros deve ficar ainda mais equipado com a criação de um sistema de vídeo-monitoramento em comunicação com a central da SDS. Outros reforços para acidentes na beira-mar como postos fixos nas praias, lanchas, helicóptero e ambulâncias específicas para realizar salvamentos também estão nos planos da corporação.
Contemplados

A SDS ganhará um caminhão-tanque para o Grupamento Tático Aéreo (GTA), um caminhão baú e três micro-ônibus. A Polícia Militar ganhará o reforço de 23 micro-ônibus e um caminhão, que servirá para o transporte de animais do Regimento de Polícia Montada (RPMon). A Polícia Civil receberá 70 veículos que serão utilizados pelas delegacias da RMR e cidades do interior como Palmares, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Goiana, Petrolina.

Nenhum comentário: