quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Projetos do Funcultura vão contemplar acessibilidade

Escrito por Magno Martins
Pela primeira vez, os projetos enviados à Secretaria de Cultura do Estado para financiamento de eventos artísticos e culturais devem contemplar pessoas com deficiência. Por solicitação de Laura Gomes, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, a Secretaria Estadual de Cultura colocou nos novos editais 2012 do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) a recomendação para acessibilidade nos eventos culturais e artísticos realizados em Pernambuco.
Ao todo, os dois editais (Independente e Audiovisual) injetarão o aporte de R$ 33,5 milhões na produção cultural do Estado.  As inscrições acontecem de 16 de janeiro a 27 de fevereiro, na Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.
Os interessados devem adotar providências necessárias para o oferecimento de instrumentos de acessibilidade comunicacional, tais como: Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, Áudio Descrição, e BRAILE, respeitando a linguagem de cada projeto e as necessidades do público.
Segundo Laura Gomes, foi determinado que a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência – SEAD, vinculada à pasta que coordena, desse atenção especial ao processo de tornar acessível todos os grandes eventos artísticos e culturais do Estado. Ela explicou que no ano passado, a SEDSDH desenvolveu várias atividades, contemplando este público, por meio do projeto “Camarote da Acessibilidade”.
Para José Diniz, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a medida vai possibilitar que as pessoas com deficiência tenham acesso à cultura. Segundo ele, a iniciativa integra essa parte da população que muitas vezes é esquecida. Além disso, permite que elas possam aproveitar de maneira eficaz e segura a um show, peça de teatro, espetáculo circense, etc.

Nenhum comentário: