terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Confira os trabalhos realizados após enchentes de 2011 em Natuba e região



Em meados de abril de 2011 município da Vitória de Santo Antão sofreu com as fortes chuvas da época principalmente o pólo agrícola de Natuba Figueira I e Figueira II.

Devido à gravidade da situação dos produtores rurais do município o deputado estadual Henrique Queiroz convidou o secretário da Agricultura, Ranilson Ramos para ver de perto os estragos provocados pela enchente, na zona rural de Vitória de Santo Antão.
O secretário de agricultura visitou algumas comunidades rurais onde a chuva fez estragos. Acompanhado da diretoria do Instituto Agronômico de Pernambuco, o IPA, o secretário visitou as comunidades de Dias Duarte, Natuba, Figueira I e Figueira II, e por fim foram anunciado medidas emergenciais e a inclusão dos agricultores afetados no programa Terra pronta do Governo do Estado.

Passado nove meses do ocorrido o deputado Henrique Queiroz juntamente com o prefeito do município Elias Lira e seu vice Henrique Filho apoiados por representantes do IPA e assessores do Governo do Estado fizeram uma reunião na Cooperativa Agrícola de Natuba para uma prestação de contas dos valores gastos e dos serviços executados e também anunciando outros.


Iniciando o evento o Deputado Henrique Queiroz leu a planilha de gastos e serviços prestados para os agricultores da região afetada pelas enchentes.
Os agricultores tiveram orientação técnica para o plantio, análise de solo, também foi distribuído adubo químico e orgânico.
As terras estão sendo aradas por dois tratores do Programa Terra Pronta do Governo do Estado e com isso vai facilitar a confecção de leirões para o plantio de hortaliças.
Entre sementes aragem da terra analise de solo adubo uréia e outros implementos foram gastos mais de 70.000,00 (Setenta Mil Reais).
Durante a analise de solo a empresa Calcário Renova Terra distribuirá o calcário necessário para a correção do solo. Segundo os técnicos depois das analises e correção de solo a produtividade aumentará em 30%.
Dentro do programa de analise e correção de solo há também a orientação e combate ao uso de agrotóxico o que ocasionou a doação de 200 toneladas de composto orgânico para os agricultores de Natuba e região, notícia que foi dada pela deputada Estadual Raquel Lyra que estava acompanhada pelo diretor da FACOL, Dr. Paulo Roberto e a assessoria do vice governador João Lyra.
Do dinheiro destinado para as ações houve uma sobra, a qual foi rateada entre os produtores de verduras de Natuba e Figueira I e II que receberam a quantia de R$ 300,00 (Trezentos reais) cada, que foi entregue em forma cheque nominal da CEF.
Durante as explanações todos falaram da vinda das indústrias para o município e da importância de Natuba e região como pólo de produção agrícola.
 Por Orlando Leite

Um comentário:

Pedro Cesar disse...

enfim nada foi feito. nai plantaram nem um pé de jaca na mata ciliar dos riachos de natuba.