domingo, 8 de janeiro de 2012

WALKÍRIA ARAÚJO POR ELA MESMA - PARTE 2



10. QUAL O VALOR DA FAMILIA PARA VOCÊ?

A família é a base de sustentação na vida de qualquer ser humano. As crianças aprendem pelo exemplo e, se lhes faltam isso no seio familiar, a coisa tende a desandar.

Considero que duas coisas foram fundamentais em minha casa para a nossa formação:

1º: Meus pais nunca nos esconderam nada sobre suas brigas, a falta de dinheiro em casa, doenças, desemprego, vícios, coisas que muitos pais escondem dos filhos e eles crescem meio que fora da realidade do mundo.

2º: Apesar das diferenças que temos, quando um está em dificuldades o outro ajuda. Funciona como um código secreto para mostrar ao outro o seu grau de importância. E da mesma maneira que considero que um filho é pra sempre, pai e mãe também são e apesar de muitas falências, ainda acredito na ‘instituição casamento’.

11. QUAL A PRIMEIRA ESCOLA QUE ESTUDOU?

Escola Municipal São José em Chã. Eu tinha 04 anos e comecei a estudar de brincadeira para acompanhar meu irmão Welligton, aí tomei gosto e com dois meses eu estava matriculada.

12. QUE PROFESSORES VOCÊ DESTACARIA?

D. Maria da Luz: Foi minha primeira professora e me ensinou a ler. Tenho um carinho muito especial por ela e sempre que nos vemos é uma festa.

Bernadete Queiroz e Jacilene de Arruda Leite: Elas me ensinaram o português e suas regras gramaticais intermináveis. Eram muito exigentes em sala e são pessoas muito corretas.

Severino Zeferino Vilar (in memorian): Tito ensinava matemática no AGRO e em quase todas as aulas, trazia balas ou pirulitos pra gente, era sua forma de manter-nos calados em sala.

Evandro de Holanda Cavalcanti: Um ser humano possuidor de uma inteligência ímpar! Me ensinou história e iniciação ao teatro. Também me despertou o prazer pela pesquisa, a preparar aulas para os seminários e me orientou com o discurso de formatura no AGRO.

Eduardo Barros: É um professor e pesquisador nato. Me ensinou comunicação empresarial, me orientou e forneceu material para a ‘bendita’ monografia na Faculdade. Um ser humano sedutor, com um coração enorme e de um carisma fantástico. 

Edilene Gasparine: Ela nos deu uma grande lição de vida, quando em idade especial de aposentadoria, foi aprovada no curso de mestrado na UFPE. Me ensinou economia, é uma mulher vibrante e de muita garra.

13. EM QUAL ESCOLA ESTUDOU DE 5ª A 8ª SÉRIES?

A 5ª, a 6ª e o 2º semestre da 8ª na Escola Estadual Presidente Costa e Silva, em Chã; a 7ª e o 1º semestre da 8ª na Escola Cenecista Senador Antônio Farias – RN.

14. VOCÊ FEZ O ENSINO MÉDIO QUE ESCOLA?

Lembro-me que quando tinha uns 05 anos as vezes acordava na madrugada e via meu pai estudando cheio de livros e cadernos e achava lindo vê-lo assim. Decidi que quando crescesse iria ser o que ele era e fui. Esperei 8 anos para iniciar a maior experiência da minha vida!

A CHEGADA NO AGRO...

Terminada a 8ª série enfrentei o meu primeiro desafio acadêmico, passar na prova seletiva para ingressar no curso Técnico em Agropecuária, na Escola Agrotécnica Federal da Vitória de Santo Antão – PE (o AGRO). 

Tudo era muito novo e como eu só tinha 13 anos, meus pais só me deixariam estudar num colégio interno se meu irmão fosse junto, aí tive que convencê-lo de que seria o melhor para nós dois. Estudávamos de segunda a sexta em tempo integral. 

Como era um curso técnico, pela manhã estávamos em sala de aula com as matérias tradicionais e outras específicas do curso e à tarde cuidávamos dos animais na zootecnia (galinhas, coelhos, porcos e gado) ou na agricultura (hortaliças, cana-de-açúcar, mandioca, bananeiras e coco). Todo mundo sofria e sorria junto, era uma beleza.

2 comentários:

Anônimo disse...

Walkiria também estudei e aprendi a ler com Dona Maria da Luz ela foi a minha melhor professora e o povo daqui de Chã só vai dar valor a ela qundo ela morrer como fizeram com Linaldo. Zezé

Anônimo disse...

Zezé você tem razão! D. Maria foi a melhor professora (não desmerecendo tantas outras) da nossa geração e está meio que esquecida, mais como o povo só tem memória quando perde; quando ela fizer a passagem (e eu espero que isto demore a acontecer), as pessoas se lembrarão dela. Obrigada por ler minha entrevista e postar seu comentário. Bjs em todos da tua família. Walkíria.