domingo, 5 de fevereiro de 2012

WALKÍRIA ARAÚJO POR ELA MESMA - FINAL




28. O QUE É AMIZADE PARA VOCÊ? 

Eu tenho uma facilidade maior das pessoas se aproximarem para contar seus problemas e pedir ajuda, do que eu confidenciar e pedir ajuda. Não é orgulho, mas as pessoas que me conhecem, sabem quando eu não estou bem apenas quando olho ou pelo meu tom de voz. 

Tenho poucos amigos, mais leais. Nunca gostei de quantidade de pessoas, preso sempre pela qualidade nos meus relacionamentos, nas coisas que faço, naquelas em que acredito, na minha vida pessoal e profissional. Amigo não é só pra sorrir junto, passear e desfrutar de momentos agradáveis, isso todo mundo pode ter ou pode ser. 

Amigo é aquele que te estende a mão quando muitos nem se incomodam com as tuas limitações, com os teus problemas, com as tuas necessidades e dificuldades. Amigo também é aquele que te puxa a orelha de vez em quando e te aponta um norte. 

É ficar chateado e sumir por uns tempos, é sorrir junto, chorar junto e mostrar que por mais delicada que a situação possa parecer, ele estará ali com seus dois braços e ombros esperando você para recostar a cabeça e clarear as ideias. Há também os que vemos pouco, mas sabemos que eles estão ali, torcendo por nossa vitória, nos colocando em suas orações, rezando para que os nossos sonhos se tornem verdades. 


Não precisa estar colado as 24 hs do dia para você mostrar e perceber o valor que ele representa em tua vida. Amigos são pessoas que escolhemos para nossa vida e, de alguma forma, eles permanecem presentes, embora distantes. Procuro fazer aos outros o que eu gostaria que fizessem comigo (nem sempre consigo, mas sigo tentando). 

Se não tenho nada a dizer ou se não sei o que dizer, silencio e escuto o que me dizem. Nos momentos de aflições, dúvidas ou desesperos não há nada mais reconfortante do que encontrarmos alguém para desabafar, nos escutar, pedir ajuda e encontrar, mesmo que em silêncio, dois braços para nos aquecer.

29. QUAL FOI A SUA MAIOR DECEPÇÃO? 

Já sofri algumas, principalmente, com quem eu julgava ser minha amiga, isto é natural e todo mundo já teve ou terá um dia, principalmente os mais jovens. É por isso que eu prefiro as amizades masculinas, eles são mais sinceros e fiéis ‘quando amigos’. 

Mais uma decepção braba mesmo, me aconteceu há dez anos quando acreditei estar construindo ‘um castelo’ em solo firme e me dei conta de estar construindo-o sobre ‘areia movediça’. 

Ao longo dos anos, desenvolvi uma técnica de não mais criar expectativas demais nos outros, nem esperar nada em troca. Isto pode até parecer frio, mas foi a melhor forma que encontrei para não me decepcionar tanto ou para tentar evitá-las. Se eu sentir um profundo desejo de fazer algo por alguém, eu vou e faço. Mas não espero receber nada de volta ou em troca, se eu fiz foi porque senti vontade ou necessidade de fazer e pronto. 

Não pensem que sou um poço de bondade porque não sou. Já magoei pessoas que amava por causa de minha imaturidade de adolescente, do medo que senti, das coisas que eu poderia perder, da minha impulsividade, da minha teimosia e covardia. Recentemente a vida me deu uma segunda chance de me redimir com o meu passado e fazer as pazes com ele. Tirei um peso enorme dos ombros e estou atravessando um momento ímpar! 

Considero uma das maiores virtudes do ser humano, reconhecer suas faltas (embora tardia), voltar atrás e pedir perdão de coração aberto pelos males que causou ao outro. 

30. COMO CONHECEU O BLOG VITORIA1.COM? 

Eu estava fazendo uma pesquisa na net e me deparei com uma matéria sobre um projeto interdisciplinar numa escola em Glória do Goitá, resolvi clicar no assunto e para minha surpresa, o professor que estava coordenando o projeto era Johnny. 

Nós havíamos estudado juntos e disputávamos quem seria o melhor apresentador nos seminários realizados em sala pelo Professor Evandro de Holanda Cavalcanti. Ele era muito bom no que fazia e também muito inteligente e eu não queria ficar por baixo. 

A cada apresentação era meu dever superá-lo para ‘honrar’ o nome das ‘meninas da sala’. Mas era uma disputa saudável porque a gente se sentia na ‘obrigação’ de pesquisar mais, de estudar mais e todo mundo ganhava com isso. 

Como uma enxurrada de emoções, tudo voltou! As brincadeiras, os apelidos, a ansiedade antes das provas, as amizades, as caronas, o retorno das férias, a venda do Srº Heleno, enfim, tudo, literalmente tudo voltou. 

E como eu só tenho contato com três pessoas daquela época e todos moram em Jaboatão, fazer contato com Johnny era a possibilidade de um novo encontro de ex-alunos, por ele morar em Vitória e ensinar em Glória onde havia pessoas da nossa turma morando nas duas cidades. 

Ele conhecia muita gente e junto com Israel e Evânia, organizavam os nossos encontros. Passei a dar uma olhadinha no Blog sempre que me sobrava um tempinho, até que postei um comentário sobre determinada matéria, ele respondeu e nos comunicamos. 

31. COMO SURGIU O CONVITE PARA SER CORRESPONDENTE DO V1? 

Foi o próprio Johnny quem me perguntou se eu ainda gostava de ler e pesquisar e, lançou a proposta. Como gosto de desafios e de coisas que me façam fugir da rotina, decidi experimentar a novidade. 

Eu não tinha nada a perder, pelo contrário, teria a possibilidade de conhecer novas pessoas e postar matérias para o Blog era isso, me sentir desafiada e útil para outros fins. Pesquiso matérias na net e já postei alguns textos autorais. 

Todo o nosso contato é pela net, inclusive esta entrevista e do jeito que eu falo, ele iria escrever durante uma semana, esvaziar algumas canetas, preencher vários cadernos e ficar com a mão calejada (risos).

32. QUAL SUA MENSAGEM FINAL? 

Faço parte do site recantodasletras.com.br (recantodasletras.com.br/autores/walkiriaaraujo), onde publico meus próprios textos. 

É um site diversificado, mesclando escritores profissionais, vários pretendentes a escritores e outros tantos como eu, que escrevem apenas por sentirem-se bem, para manterem suas mentes ocupadas com coisas úteis e produtivas. 

É um site super gostoso de ler e escrever e qualquer mortal pode se aventurar na escrita e pode inclusive, servir de terapia para quem está deprimido ou se sentindo sozinho.

Como estamos iniciando 2012 e no Ano Novo sempre fazemos várias promessas (que muitas vezes, sabemos, não cumpriremos) e desejos, eis o que desejo a todos nós:

"Que os erros e as decepções que nos aconteceram em 2011 se transformem em aprendizado...
Que com elas possamos crescer e rir de tudo isso, quem sabe um dia...
Que as esperanças de dias melhores permaneçam conosco em 2012...
Que este ano se inicie com expectativas de mudanças, planos e desejos de fazermos diferentes...
Que o dinheiro, a saúde, a paz, a serenidade, a harmonia e a sabedoria não nos falte...
Que um grande amor faça ou permaneça fazendo parte da nossa vida”...
Assim seja. Amém!

 “Por que sempre buscamos o mais complicado, se o simples elucida tudo?”. Anônimo

4 comentários:

ulisses campos da silva disse...

essa menina namora com alguém do blog, é?

Anônimo disse...

Walkiria nunca tive dúvidas da essência da pessoa humana que é vc, percebi isto em sala ao longo do penúltimo período da facul. Continue sendo esta pessoa alto astral,com sorriso largo e a acima de tudo amiga dos amigos. Um beijão,paz e bem Carmem Malta

Anônimo disse...

Espero q o próximo entrevistado tenha a mesma elegância e postura em suas colocações como esta moça. Desde q ela começou no blog q eu a acompanho e depois de conhecê-la melhor virei fã Walquiria vc e uma moça equilibrada. Ricardo Rafael

Anônimo disse...

Oi Ulisses, não, eu não namoro com ninguém do blog, apenas as entrevistas são postas fragmentadas, mas não se preocupe já terminou.

Oi Ricardo Rafael obrigada por ter se tornado meu fã, espero não te decepcionar, continue aqui conosco.

Um abraço a todos!Walkíria Araújo.