domingo, 26 de fevereiro de 2012

ELCOMA SE LANÇA NO MERCADO DE ROTEADORES DE PONTA

Do Diário de Pernambuco


imagem: blogdasppps.blogspot.com

Comunicar parece ser o lema da fábrica de computadores pernambucana Elcoma.


Instalada no Recife, e com previsão de expansão para o interior do estado até o final deste ano, a empresa se lança agora na perspectiva de novas soluções de conexão, através de redes wi-fi mais amplas e sofisticadas.

 
De acordo com informações do seu diretor de pesquisa e desenvolvimento, Rafael Moraes, a fábrica lançará em parceria com o Centro de Estudos Avançados do Recife (Cesar), uma linha de roteadores baseados na tecnologia Mesh, num período de até dezoito meses.

O projeto, intitulado Vagalumes, busca - aliado às políticas de inclusão digital relacionadas ao plano nacional de banda larga, previstos para 2012 - ampliar a oferta de internet sem fio, tanto para organizações quanto para usuários comuns.

 
 “A proposta visa atender principalmente às cidades do interior que até então não contam com o acesso banda larga, e que até a copa de 2014 deverão estar conectadas, a um menor custo de, no que se refere à aparelhagem de conexão”, afirma Rafael.



Conexão Mesh e o valor de sua implantação

imagem: pt-br.facebook.com


De acordo com Eduardo Peixoto, executivo de negócios do Cesar, a novíssima tecnologia Mesh, que foi homologada apenas no final do ano passado, pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (lIEEE), permite estabelecer conexões de maior extensão, sem a necessidade de instalação de roteadores fixos.


Que, por sua vez, podem ser alocados em locais diferentes, sem risco de perda de sinal, já que as novas conexões são reestabelecidas automaticamente, mesmo após o translado dos aparelhos.

O projeto vem sendo desenvolvido há pelo menos três anos, desde a iniciativa de produção e parceria com instituto de projetos tecnológicos localizado no bairro do Recife, até a aprovação pela Finep, que uniu investimentos aos da fábrica, e que totalizam recursos na casa dos quase 2 milhões de reais. Segundo Rafael, a previsão é de que os aparelhos estejam disponíveis a partir do início de 2013, custando cerca de R$ 350, de forma que pessoas das posições sociais mais diversas sejam atendidos pelo programa.

Nenhum comentário: