quarta-feira, 28 de março de 2012

MISSA ESPECIAL COM A PRESENÇA DO ARCEBISPO E MAIS 80 PADRES COMEMORA OS 300 ANOS DA PARÓQUIA DE SANTO ANTÃO


Da prefeituradavitoria.pe.gov.br
idepelomundocatequizar.blogspot.com


Foi com a presença do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburindo, e mais 80 padres, incluindo o pároco responsável pela paróquia há 49 anos, Renato da Cunha Cavalcanti, que uma grande multidão comemorou na noite desta terça-feira, dia 27 de março, os 300 anos de fundação de um dos mais importantes símbolos cristãos de Pernambuco, a Paróquia de Santo Antão, neste município.

imagem: prefeituradavitoria.pe.gov.br
imagem: prefeituradavitoria.pe.gov.br

 
Em procissão, os padres e os arcebispo saíram da Igreja de Nossa Senhora dos Homens do Rosário Preto em direção a Matriz de Santo Antão, onde o público esperava, numa área reservada defronte a igreja, o momento especial. Homenagens, pregação e belos cânticos, incluindo um feito especialmente para a comemoração, abrilhantaram a missão especial. Quem estava em casa pôde acompanhar todo o evento com a transmissão da TV Nova Nordeste que montou uma super estrutura para transmitir todos os detalhes ao vivo.


imagem: prefeituradavitoria.pe.gov.br

imagem: prefeituradavitoria.pe.gov.br

imagem: prefeituradavitoria.pe.gov.br

imagem: prefeituradavitoria.pe.gov.br

imagem: prefeituradavitoria.pe.gov.br


imagem: prefeituradavitoria.pe.gov.br
imagem: prefeituradavitoria.pe.gov.br

imagem: prefeituradavitoria.pe.gov.br

imagem: prefeituradavitoria.pe.gov.br

imagem: prefeituradavitoria.pe.gov.br

imagem: prefeituradavitoria.pe.gov.br

imagem: prefeituradavitoria.pe.gov.br


A comemoração especial terminou com um enorme bolo servido aos presentes. A paróquia de Santo Antão está entre as mais antigas do Estado e data de 1712, segundo relatos registrados no Dicionário Histórico, Geográfico e Estatístico de Pernambuco. A capela de Santo Antão foi edificada em 1626 (depois de incendiada pelos holandeses e posteriormente reconstruída). Com o desorrer dos tempos, veio a servir de Matriz.



O primeiro livro de tombo onde estão os primeiros registros da Paróquia de Santo Antão, informa que o 1º Vigário da Freguesia foi o Padre José Fernandes da Cruz, que esteve à frente da Paróquia de 28 de maio de 1732 a 10 de julho de 1738, e que os primeiros assentamentos de batizado e casamento são de 1732.

Sua arquitetura apresenta uma mistura de estilos, ora de origem grega, ora de origem romana, onde podemos identificar o Neoclassicismo que vinha chegando ao Brasil justamente na época de sua construção, projeto idealizado e planejado pelo arquiteto italiano Frei Francisco Maria de Vicenza, da ordem dos Capuchinhos, quando de sua vinda ao Brasil, com a finalidade de construir a Basílica da Penha, no Recife.




imagem: prefeituradavitoria.pe.gov.br



Em 1874 a velha Igreja Matriz foi demolida, e foramlançados os alicerces para a construção da bela igreja que hoje temos na Praça Matriz inaugurada no dia 29 de junho de 1881.



imagem: danielnerib.wordpress.com

Todos os detalhes desta história podem ser encontrados no site da paróquia pelo endereço: www.paroquiadesantoantao.com.br


SANTO ANTÃO - 17 DE JANEIRO
Da Canção Nova
Pai do monaquismo cristão, Santo Antão nasceu no Egito em 251 e faleceu em 356; viveu mais de cem anos, mas a qualidade é maior do que a quantidade de tempo de sua vida, pois viveu com uma qualidade de vida santa que só Cristo podia lhe dar. Com apenas 20 anos, Santo Antão havia perdido os pais; ficou órfão com muitos bens materiais, mas o maior bem que os pais lhe deixaram foi uma educação cristã. Ao entrar numa igreja, ele ouviu a proclamação da Palavra e se colocou no lugar daquele jovem rico, o qual Cristo chamava para deixar tudo e segui-Lo na radicalidade.


Antão vendeu parte de seus bens, garantiu a formação de sua irmã, a qual entrou para uma vida religiosa. Enfim, Santo Antão foi passo-a-passo buscando a vontade do Senhor. Antão deparou-se com outra palavra de Deus em sua vida “Não vou preocupeis, pois, com o dia de amanhã. O dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado”(Mt 6,34). O Espírito Santo o iluminou e ele abandonou todas as coisas para viver como eremita. Sabendo que na região existiam homens dedicados à leitura, meditação e oração, ele foi aprender. Aprendeu a ler e, principalmente a orar e contemplar. Assim, foi crescendo na santidade e na fama também.

Sentiu-se chamado a viver num local muito abandonado, num cemitério, onde as pessoas diziam que almas andavam por lá. Por isso, era inabitável. Ele não vivia de crendices; nenhum santo viveu. Então, foi viver neste local. Na verdade, eram serpentes que estavam por lá e , por isso, ninguém se aproximava. A imaginação humana vê coisas onde não há. Santo Antão construiu muros naquele lugar e viveu ali dentro, na penitência e na meditação. As pessoas eram canais da providência, pois elas lhe mandavam comida, o pão por cima dos muros; e ele as aconselhava.


Até que, com tanta gente querendo viver como Santo Antão, naquele lugar surgiram os monges. Ele foi construindo lugares e aqueles que queriam viver a santidade, seguindo seus passos, foram viver perto dele. O número de monges foi crescendo, mas o interessante é que quando iam se aconselhar com ele, chegavam naquele lugar vários monges e perguntavam: "Onde está Antão?". E lhes respondiam: "Ande por aí e veja a pessoa mais alegre, mais sorridente, mais espontânea; este é Antão".

Ele foi crescendo em idade, em sabedoria, graça e sensibilidade com as situações que afetavam o Cristianismo. Teve grande influência junto a Santo Atanásio no combate ao arianismo. Ele percebeu o arianismo também entre os monges, que não acreditavam na divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Antão também foi a Alexandria combater essa heresia. Santo Antão viveu na alegria, na misericórdia, na verdade. Tornou-se abade, pai, exemplo para toda a vida religiosa. Exemplo de castidade, de obediência e pobreza.

2 comentários:

manoel carlos disse...

seria bom que dom fernando se convertesse em um bom bispo católico.
e punusse o padre josenildo da bela vista por votar na abortisata dilma roussef.

Anônimo disse...

Deixa de ser mané se o voto é secreto como vcsabe q o padre votou na dilma?