quarta-feira, 4 de abril de 2012

Economia: Cesta básica mais cara na RMR e em Vitória de Santo Antão


Do Diario de Pernambuco

A cesta básica na Região Metropolitana do Recife teve um aumento de 1,58%, segundo pesquisa do Procon/PE. O mesmo levantamento aponta um aumento de 0,20% da cesta no Cabo de Santo Agostinho e 0,03% no município de Vitória de Santo Antão. Em Caruaru, única cidade que apresentou queda, a cesta está 0,83% mais barata. Os produtos que mais variaram foram o quilo da batata inglesa (234,45%) e o pacote de absorvente (122,35%).

É o município do Cabo que possui a cesta básica mais cara de todas as cidades pesquisadas (R$ 243,17). O preço médio da cesta na RMR foi de R$ 237,83, em Caruaru foi R$ 230,57 e em Vitória R$ 224,25. O PROCON-PE calculou ainda o impacto do valor da cesta básica no salário mínimo atual. Na RMR foi de 38,24%, em Caruaru 37,07%, em Vitória 36,05% e no Cabo 39,09%.

Os produtos que mais apresentaram variação foram: o quilo da batata inglesa (234,45% na RMR e 102,17% em Vitória de Santo Antão) e o pacote de absorvente, que variou 102,17% e 122,35% em Caruaru e no Cabo de Santo Agostinho respectivamente.

PESQUISA - O objetivo da pesquisa da cesta básica realizada pelo PROCON-PE é oferecer ao consumidor pernambucano um instrumento auxiliar para a determinação de compras mais racionais do ponto de vista do preço, permitindo-o ter uma visão mais clara da incidência de cada produto sobre seu orçamento doméstico. A pesquisa toma como base a cesta básica mensal para uma família composta por quatro pessoas, sendo dois adultos e duas crianças.


O levantamento foi realizado em 20 estabelecimentos da Região Metropolitana do Recife (Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima), 09 no Cabo de Santo Agostinho, 22 em Caruaru e 12 em Vitória de Santo Antão. A análise dos preços foi feita nos 27 itens de maior participação na variação do valor médio da Cesta Básica, entre alimentação, limpeza doméstica e higiene pessoal.

O diferencial da pesquisa do PROCON-PE em relação as que são realizadas por outros institutos, é que neste levantamento, é possível identificar o preço de cada item por estabelecimento, fornecendo assim ao consumidor, os locais e endereços onde o produto encontra-se mais acessível.

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