O pedhuá tradicional, de origem indígena, servia para atrair passáros e era feito de madeira |
Um empresa de Campina Grande (PB)
ligada à Fundação Parque Tecnológico da Paraíba desenvolveu um instrumento
sonoro que será produzido em larga escala para ser distribuído durante a Copa
do Mundo de 2014 e, segundo os desenvolvedores, o plano é transformar o aparato
em uma espécie de "vuvuzela brasileira" do Mundial.
Trata-se do Pedhuá, um apito
artesanal de madeira tupi-guarani que serve para atrair pássaros, mas que na
versão para a Copa será de resina plástica, ergonômico e produzido em escala
mundial.
De acordo com o proprietário da
empresa que é dona da patente do apito, Alcedo Medeiros, a ideia é fabricar 50
milhões de unidades até 2014, que serão comercializadas por cerca de R$ 10 ou
distribuídas gratuitamente como peça de marketing em parcerias comerciais.
"Inscrevemos o Pedhuá no
programa de promoção do Brasil do Ministério do Esporte. Nas próximas semanas
teremos a resposta. Nosso parceiro comercial tem uma rede de distribuição em 50
países", informa o empresário, sem revelar, porém, qual é o parceiro.
Foi o próprio Ministério do
Esporte quem convidou a empresa de Alcedo a inscrever o Pedhuá na concorrência
para fazer parte do plano oficial de promoção brasileiro para a Copa. A
resposta se o apito estará incluído ou não no plano sairá até o fim de julho
deste ano.
O plano é uma estratégia de
promoção da imagem do Brasil, que será base para uma agenda que se estenderá
até 2014. Para transmitir a mensagem desejada poderão ser utilizadas todas as
ferramentas de comunicação existentes: "ações de publicidade, de relações
públicas, de promoção de imagem e também aquelas de relacionamento com a
imprensa", elenca o projeto do Planalto.
O pedhuá de Alcedo Medeiros é feito de resina plástica e tem formato ergonômico |
A VUVUZELA BRASILEIRA
Para o empresário paraibano, a
sua "vuvuzela" encaixa-se perfeitamente no plano brasileiro: "O
Pedhuá tem a imagem e o som do Brasil, origem indígena, combina com o slogan da
Copa (Todos Juntos num Só Ritmo) e vai deixar a Copa do Mundo toda no ritmo do
samba", aposta, otimista, Medeiros.
O investimento previsto para
colocar o Pedhuá na praça é de R$ 30 milhões. Mas a estratégia de aproximar o
instrumento da vuvuzela, que tanto incomodou na Copa da África do Sul, em 2010,
não é perigosa? "Não, porque o som do pedhuá é harmônico, é possível criar
mais de um tipo de som e lembra muito o apito do samba. Além disso, o som é
cortado pelo próprio instrumento quando é soprado forte demais". Se
depender do otimismo de seu criador, o Brasil já tem a sua vuvuzela.
Do UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário