A razão
da 'crise'
Não há conflito entre poderes. O
que existe de fato, na emenda do deputado Nazareno Fontenelle (PT-PI), de
reduzir a influência e o poder do Supremo Tribunal Federal, é uma reação
destemperada da base governista no Congresso à liminar do ministro Gilmar
Mendes, ex-presidente do STF, barrando a tramitação do projeto impedindo que
novos partidos tenham tempo de TV e direito ao fundo partidário.
A matéria, já aprovada pela
Câmara dos Deputados, tem alvo certo: a Rede Sustentabilidade, da ex-ministra
Marina Silva, legenda que tenta criar para viabilizar sua candidatura ao
Planalto.
Ex-ministra do Meio Ambiente,
ex-petista, Marina disputou as eleições presidenciais de 2010 e saiu das urnas
com um capital de 20 milhões de votos.
Além de Marina, o Governo e o PT
queriam barrar a fusão do PPS ao PMN, mas Roberto Freire, presidente do novo
MD, foi mais esperto e materializou a ideia antes da aprovação do projeto pela
Câmara.
Passou, assim, uma rasteira no
Governo, que diante disso necessitava de urgência pelo Senado na tramitação do
projeto, barrado em boa hora com a liminar de Gilmar Mendes.
Quem está por trás também desta
briga artificial e, portanto, não duradoura, é a quadrilha do mensalão, já
julgada e condenada e que tem interesse óbvio na redução dos poderes do
Supremo. O resto é lorota!
MENSALEIROS– O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) pediu urgência,
ontem, para a tramitação da PEC, de sua autoria, que torna automática a perda
do mandato do parlamentar nas hipóteses de improbidade administrativa ou de
condenação por crime contra a administração pública. Batizada de PEC dos
mensaleiros, impede que parlamentares como José Genoino (PT-SP) e João Paulo
Cunha (PT-SP), condenados pelo STF, continuem exercendo o mandato.
Apagão da Celpe
Privatizada, a Celpe mudou para pior: choveu,
falta energia. E isso não se dá apenas no Interior, onde os apagões são mais
frequentes, mas também no Recife e Região Metropolitana.
O temporal que caiu do
domingo para ontem deixou muitos bairros metropolitanos às escuras por mais de
quatro horas.
Segurança da Copa - A Copa do Mundo que se avizinha está mexendo
com a rotina dos pernambucanos. As obras provocam engarrafamentos e deixam a
população com os nervos à flor da pele. Mas a segurança é uma das preocupações.
Hoje, por exemplo, na sede da CBTU, haverá treinamento dos cães farejadores
para identificar explosivos e drogas.
Prefeitos protestam - Foi marcado para o próximo dia 13 de maio o
protesto dos prefeitos pernambucanos contra a redução do FPM aos municípios. O
ato, organizado pela Associação Municipalista (Amupe), atrairá prefeitos de
todas as regiões do Estado para o plenário da Assembleia Legislativa. As sedes
das prefeituras serão fechadas, com expediente apenas nos serviços essenciais.
Salário adiantado
Em razão do Dia do Trabalhador, a ser
comemorado amanhã, o prefeito de Paulista, Júnior Matuto (PSB), decidiu
antecipar o pagamento do funcionalismo para hoje, 24 horas antes da data
estabelecida pelo cronograma da Secretaria de Administração.
Em janeiro e
março, Matuto também fez antecipações.
CURTAS
DOAÇÕES – Os donativos arrecadados no PE Folia, no último final de
semana, renderam 16 toneladas de alimentos divididos em cestas básicas com 10
kg de comida cada, suficientes para atender 1,6 mil famílias. As doações serão
levadas pelo Comitê da Ação da Cidadania, do jornalista Anselmo Monteiro, para
Terra Nova e Flores.
SUSTO– O vereador Osmar Ricardo, da bancada do PT na Câmara do
Recife, passou mal ontem e cancelou toda a sua agenda para se submeter a exames
devido a um aumento da pressão arterial. Mas promete participar, hoje, da
assembleia dos servidores da Prefeitura do Recife, tendo como pauta uma
possível paralisação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário