terça-feira, 30 de abril de 2013

Blog do Magno Martins: Coluna da terça-feira


A razão da 'crise'

Não há conflito entre poderes. O que existe de fato, na emenda do deputado Nazareno Fontenelle (PT-PI), de reduzir a influência e o poder do Supremo Tribunal Federal, é uma reação destemperada da base governista no Congresso à liminar do ministro Gilmar Mendes, ex-presidente do STF, barrando a tramitação do projeto impedindo que novos partidos tenham tempo de TV e direito ao fundo partidário.

A matéria, já aprovada pela Câmara dos Deputados, tem alvo certo: a Rede Sustentabilidade, da ex-ministra Marina Silva, legenda que tenta criar para viabilizar sua candidatura ao Planalto.

Ex-ministra do Meio Ambiente, ex-petista, Marina disputou as eleições presidenciais de 2010 e saiu das urnas com um capital de 20 milhões de votos.

Além de Marina, o Governo e o PT queriam barrar a fusão do PPS ao PMN, mas Roberto Freire, presidente do novo MD, foi mais esperto e materializou a ideia antes da aprovação do projeto pela Câmara.

Passou, assim, uma rasteira no Governo, que diante disso necessitava de urgência pelo Senado na tramitação do projeto, barrado em boa hora com a liminar de Gilmar Mendes.

Quem está por trás também desta briga artificial e, portanto, não duradoura, é a quadrilha do mensalão, já julgada e condenada e que tem interesse óbvio na redução dos poderes do Supremo. O resto é lorota!

MENSALEIROS– O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) pediu urgência, ontem, para a tramitação da PEC, de sua autoria, que torna automática a perda do mandato do parlamentar nas hipóteses de improbidade administrativa ou de condenação por crime contra a administração pública. Batizada de PEC dos mensaleiros, impede que parlamentares como José Genoino (PT-SP) e João Paulo Cunha (PT-SP), condenados pelo STF, continuem exercendo o mandato.

Apagão da Celpe

Privatizada, a Celpe mudou para pior: choveu, falta energia. E isso não se dá apenas no Interior, onde os apagões são mais frequentes, mas também no Recife e Região Metropolitana. 
O temporal que caiu do domingo para ontem deixou muitos bairros metropolitanos às escuras por mais de quatro horas.

Segurança da Copa - A Copa do Mundo que se avizinha está mexendo com a rotina dos pernambucanos. As obras provocam engarrafamentos e deixam a população com os nervos à flor da pele. Mas a segurança é uma das preocupações. Hoje, por exemplo, na sede da CBTU, haverá treinamento dos cães farejadores para identificar explosivos e drogas.

Prefeitos protestam - Foi marcado para o próximo dia 13 de maio o protesto dos prefeitos pernambucanos contra a redução do FPM aos municípios. O ato, organizado pela Associação Municipalista (Amupe), atrairá prefeitos de todas as regiões do Estado para o plenário da Assembleia Legislativa. As sedes das prefeituras serão fechadas, com expediente apenas nos serviços essenciais.


Salário adiantado 

Em razão do Dia do Trabalhador, a ser comemorado amanhã, o prefeito de Paulista, Júnior Matuto (PSB), decidiu antecipar o pagamento do funcionalismo para hoje, 24 horas antes da data estabelecida pelo cronograma da Secretaria de Administração. 

Em janeiro e março, Matuto também fez antecipações.



CURTAS

DOAÇÕES – Os donativos arrecadados no PE Folia, no último final de semana, renderam 16 toneladas de alimentos divididos em cestas básicas com 10 kg de comida cada, suficientes para atender 1,6 mil famílias. As doações serão levadas pelo Comitê da Ação da Cidadania, do jornalista Anselmo Monteiro, para Terra Nova e Flores.

SUSTO– O vereador Osmar Ricardo, da bancada do PT na Câmara do Recife, passou mal ontem e cancelou toda a sua agenda para se submeter a exames devido a um aumento da pressão arterial. Mas promete participar, hoje, da assembleia dos servidores da Prefeitura do Recife, tendo como pauta uma possível paralisação.

Nenhum comentário: