O novo conselheiro
Na próxima quarta-feira acaba o
prazo de inscrição para quem queira se habilitar, entre os deputados da base do
Governo na Assembleia, à disputa pela vaga de Romário Dias, aposentado no
último dia 30, no Tribunal de Contas do Estado.
Dos 49 parlamentares, até a
sexta-feira passada apenas três não tinham ainda assinado formalmente o apoio
ao nome do secretário de Agricultura, o ex-deputado Ranilson Ramos (PSB).
E, certamente, não surgirá nenhum
candidato para gerar a disputa, porque, além de ter conversado com todos eles,
Ranilson aspira ao cargo com o respaldo do governador Eduardo Campos.
Que, nos últimos cinco anos e
meio, entre o primeiro mandato e o segundo, soube conter qualquer princípio de
rebeldia ou infidelidade na sua base.
Exemplo disso foi a reeleição da
reeleição da reeleição do presidente da Casa, Guilherme Uchôa (PDT). Quem se
atreveu a votar contra? Ninguém! E será, assim, num céu de brigadeiro, a
escolha de Ranilson para a corte que julga as contas públicas do Estado.
Mesmo sabendo da disposição da
Casa, Ranilson, habilidoso, foi buscar até o apoio de deputados da oposição – a
oposição que cabe numa Kombi. E conseguiu!
Por isso, a pauta Ranilson no
lugar de Romário no TCE está resolvida, sem nenhum espaço para surpresas de
última hora, devendo, portanto, cumprir agora apenas o rito normal, que passa
pela sabatina, votação e posse.
TOMOU DORIL– Praticamente toda a mídia nacional percebeu o sumiço
do governador Eduardo Campos dos eventos que havia antes confirmado a sua
presença. A nova estratégia do pré-candidato do PSB ao Planalto é evitar atos
que se transformem em palanque contrário ao Governo Dilma. O socialista alegou
que estavam cobrando a sua presença no Estado, mas seu sumiço se deu por causa
da ampla repercussão do programa do partido no seio do Governo.
Comitê de mentirinha
Ficha suja, responsável pela realização da
eleição suplementar em Santa Maria da Boa Vista, o ex-prefeito Jetro Gomes
(PSB), cassado tão logo tomou posse, fez uma festança para inaugurar o seu
comitê de mentirinha no último fim de semana.
O socialista é inelegível, mas
insiste em desafiar a justiça eleitoral.
Terceira via - Por falar em Santa Maria da Boa Vista, o deputado
Daniel Coelho (PSDB) esteve, ontem, naquele município, num ato de campanha do
candidato do PV, o agricultor Antônio Pereira. Coelho saiu de lá animado. Acha
que o aliado pode ser a grande surpresa das eleições suplementares no próximo
dia 2 de junho, quebrando o tabu da terceira via.
A todo vapor - A presidente Dilma está em pré-campanha eleitoral.
Em abril, por exemplo, fez o triplo de viagens em comparação com o mesmo
período do ano passado, marcado por uma agenda interna e focada em Brasília. No
lugar das cerimônias no Planalto, que atraiam governadores e a base no
Congresso, atos que viram palanques nos Estados.
Lições de Bogotá
Não estava no Recife quando foi lançado o livro
“As lições de Bogotá e Medellín, do caos à referência mundial”, do secretário
de Defesa do Recife, Murilo Cavalcanti (foto). Mas já estou mergulhado na sua
leitura, indispensável a quem deseja conhecer como a Colômbia conseguiu se
livrar do flagelo da violência, provocada especialmente pelo narcotráfico. O
que impressiona é que as soluções foram simples, mas houve de fato uma decisão
política.
CURTAS
VERGONHA – A Prefeitura de Sertânia não pagou a fatura e a Celpe
cortou o fornecimento de energia do galpão onde funciona a feira da agricultura
familiar. Os feirantes tiveram um grande prejuízo, principalmente em produtos
armazenados em freezer, a exemplo de carne. Desde 2010, quando o galpão foi
criado, é a primeira vez que isso ocorre. Uma vergonha!
VERSÃO DA CELPE– Em relação ao apagão na Câmara de Vereadores de
Jaboatão, ocorrido sexta-feira passada e que impediu à realização da sessão, a
Celpe esclarece que foi provocado por uma falha no sistema de transmissão de
energia, com origem externa à rede de distribuição da empresa. Acrescenta que
as causas estão sendo analisadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário