POR MINHA VIDA
![]() |
| sabosaboridades.net |
Levantar
da mesa do trabalho por cinco minutos a cada meia hora pode ser mais importante
do que frequentar a academia quando se fala em prevenção do diabetes tipo 2.
Isso é o que mostra um estudo publicado no periódico Diabetologia. A descoberta
foi feita por acadêmicos da Leicester University, no Reino Unido.
Para
chegar a essa conclusão, foram observados os níveis de atividade física e
sedentarismo de quase 900 pacientes. Os pesquisadores avaliaram o tempo que os
participantes passavam sentados, com que frequência se levantavam de suas mesas
no trabalho e se praticavam atividades físicas. Em seguida, eles relacionaram
os dados colhidos com os níveis de açúcar no sangue e o bom colesterol (HDL).
Embora
aqueles que praticavam exercícios moderados ou intensos tivessem menor chance
de desenvolver diabetes, os resultados mostraram que permanecer muito tempo
sentado tinha impacto ainda maior sobre o risco de ter a doença. Reduzir em 90
minutos o tempo que um indivíduo fica em sua mesa de trabalho apontou
importantes benefícios à saúde. O estudo mostra que é possível ter um
comportamento sedentário mesmo praticando exercícios e prova que não ficar
parado mesmo no trabalho também é importante. A seguir, confira uma lista com
nove doenças que podem ser evitadas com o hábito de se movimentar mais no dia a
dia:
Ansiedade
Tensão
constante, preocupação, medo e até falta de controle sobre as próprias ações
são alguns dos sintomas dos transtornos de ansiedade. Todas essas condições são
intensificadas pelo sedentarismo, pois há inibição da produção de endorfinas,
neurotransmissores que proporcionam uma sensação relaxante e de bem-estar,
explica o médico do esporte Ricardo Nahas, do Hospital 9 de Julho. Assim, quem
pratica exercícios consegue lidar melhor com a ansiedade e até tem uma noite de
sono mais tranquila e ganhando produtividade durante o dia.
Diabetes
Segundo
o endocrinologista Paulo, o aumento da gordura localizada, principalmente na
região abdominal, é um dos principais fatores que levam ao quadro de
resistência à insulina. "O hormônio sintetizado no pâncreas não consegue
mais agir no organismo, fazendo com que o nível de açúcar no sangue fique muito
elevado", explica. A melhor forma de se prevenir contra o diabetes é
aliando uma boa alimentação à prática regular de exercícios físicos.s
Câncer
Alguns
tipos de câncer, como o de mama e o de próstata, estão diretamente associados à
obesidade, uma das principais doenças decorrentes do sedentarismo. Isso porque
o excesso de peso aumenta a produção de radicais livres pelo corpo, fazendo com
que o organismo não dê conta de combatê-los. Isso origina pequenas inflamações
que podem se tornar um câncer. Além disso, pessoas que praticam exercícios
também costumam ter hábitos de vida mais saudáveis, como se alimentar de
maneira equilibrada e fazer exames médicos rotineiramente.
Pressão alta
"Indivíduos
sedentários obrigam o coração a trabalhar mais: o músculo cardíaco precisa
fazer mais pressão para que o sangue consiga correr por todo o corpo,
aumentando a pressão arterial", explica o cardiologista Rui Ramos, diretor
da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP). Por isso, quem
realiza atividades físicas não só reduz a pressão como ainda previne contra o
aparecimento da doença, pois aumenta a capacidade e a resistência
cardiovascular.
Obesidade
Se
o organismo consegue aproveitar tudo o que você come, seu peso permanece
estável. Mas se, por outro lado, há excesso no consumo ou falta de estímulos
para a queima de energia, o resultado será o ganho de peso. "Cultivar uma
alimentação saudável e praticar exercícios, que aceleram o metabolismo, é a
receita Ideal contra a obesidade", afirma Paulo Rosenbaum.
Osteoporose
"Os
exercícios ajudam na formação de massa óssea e, por isso, previnem o
desenvolvimento da osteoporose", afirma Ricardo Nahas. Segundo ele, a
atividade física também ajuda a fixar o cálcio nos ossos, o que é fundamental
para evitar a doença, uma vez que ela é causada pela progressiva
descalcificação.
Doenças cardiovasculares
"Durante
a prática de exercícios, o coração aumenta a produtividade, tornando-se capaz
de suprir demandas maiores de oxigênio e nutrientes pelas células", afirma
o clínico da Unifesp Paulo Olzon. O sedentário, por sua vez, não estimula o
coração, ficando sujeito ao aparecimento de doenças cardiovasculares
ocasionadas pelo endurecimento das artérias e pela formação de placas de
gordura nos vasos sanguíneos.
Trombose
O
sedentarismo favorece a formação de trombos (coágulos sanguíneos) nas pernas. A
prática de exercícios estimula a circulação e previne o problema de forma
natural. "Se você passa muito tempo sentado, organize a rotina para se
levantar e fazer breves caminhadas algumas vezes ao dia. Essa é uma maneira
simples de estimular a circulação e evitar a trombose", afirma o
cardiologista Rui Ramos. A tática torna-se ainda mais eficiente combinada à
prática de exercícios físicos regulares.
Depressão
'O
sedentário não tem disposição para executar as tarefas do trabalho, realizar
programas de lazer e ainda se entrega mais facilmente a vícios, como o
alcoolismo", afirma o médico do esporte Ricardo. Se você já tem
predisposição à depressão, a ausência de atividades físicas acentua ainda mais
esta tendência. Por outro lado, aderir a um treino regular pode funcionar como
coadjuvante no tratamento da doença.

Nenhum comentário:
Postar um comentário