segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Do blog do Magno Martins: Coluna da segunda-feira

QUEIROZ PASSA INCÓLUME - Deprimente, triste e vergonhoso se deparar pela mídia e outros meios no Estado com cartazes do disque-denúncia oferecendo recompensas de até R$ 2 mil a três vereadores foragidos em Caruaru. Num episódio, é bom frisar também, lamentável, de pura bandidagem na política.

Com prisão preventiva decretada pela operação Ponto Final, cinco vereadores fantasiaram uma CPI para depois barganhar dinheiro com o Governo Municipal, para que o resultado das investigações não desse em nada.

Dos cinco, dois estão no xadrez e três foragidos, com suas fotos expostas em cartazes de “Procurados”. A suposta CPI seria baseada em um relatório da Controladoria Geral da União que o prefeito José Queiroz (PDT) já deu, no tempo certo, os devidos esclarecimentos.

A CPI, portanto, teve apenas a finalidade de barganhar. Só que os vereadores bateram na porta errada. Queiroz é um político sério, decente e ético. Governou Caruaru em outras oportunidades, saindo de cabeça erguida com elevados índices de aprovações invejáveis.

Quem conhece a trajetória do prefeito sabe que não haveria o menor risco dele ceder a qualquer tipo de negociata ou barganha. Queiroz tem elevado espírito público, discernimento, esteve e está prefeito para servir e do cargo não se servir.

Não é um político provinciano, dirige em nível estadual um partido, o PDT, forjado em lutas democráticas, no combate à ditadura, que revelou uma liderança nacional respeitável, o saudoso Leonel Brizola, com quem aprendeu muito e da vida dele tirou muitas lições.

Queiroz não contava em se deparar, no final do seu possível último dos quatros mandatos como prefeito de Caruaru, terra de grandes e ilustres personagens, com uma bandidagem política à margem da sociedade.

Mas como político maduro e com a cabeça no lugar, Queiroz sabe também que tudo isso são inversões de valores que vivemos hoje e que Ruy Barbosa soube muito bem eternizar lá atrás ao escrever:

 “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.

RELAÇÃO – Segundo nota publicada na coluna Radar, da revista Veja, a ex-senadora Marina Silva, que tem agenda a cumprir no Recife na próxima sexta-feira, estaria desapontada com Eduardo. O governador não teria incorporado o discurso de um candidato a presidente que, para ela, representaria novos conceitos políticos. Aliados de Eduardo dizem que a nota é plantação de gente que deseja estragar sua relação com Marina.

QUEIJO DO REINO – Agarrado ao cargo de secretário-executivo de Agricultura, o presidente do PT no Recife, Oscar Barreto, ainda segundo a revista Veja, ganhou entre os petistas o apelido de “queijo do reino”: vermelho por fora e amarelo, que é a cor do PSB, por dentro.


VERGONHA NO LITORAL – Os turistas que se despendem de Pernambuco saem com uma péssima impressão da qualidade dos nossos serviços e das estradas. O trecho mais reclamado é o da PE-60, que liga Sirinhaém a praia dos Carneiros com Guadalupe. Quem passa por ali tem que transitar numa velocidade máxima de 20 km tamanha a buraqueira. Uma vergonha!

NA TELINHA - Embora não seja candidato à reeleição, o deputado Inocêncio Oliveira aparece nos comerciais de 30 segundos da propaganda eleitoral a partir de hoje. Mas abriu espaço também para quem entra na disputa proporcional, como Sebastião Oliveira, Anderson Ferreira, Alberto Feitosa, Henrique Queiroz e Rogério Leão.

ESTRADA DA MORTE - Outra estrada vergonhosa é a PE-193, no trecho entre Capoeiras e Vila do Araçá, em Caetés. A população a batizou de “estrada da morte”, segundo o blogueiro Roberto Almeida, de Garanhuns. Nos últimos meses já morreram 31 pessoas. O engraçado é que o trecho está em obras, mas paralisadas recentemente sem nenhuma razão aparente.

CURTAS

NO EXTERIOR – Políticos do PROS contam que o projeto do governador do Ceará, Cid Gomes, é ser indicado pela presidente Dilma para uma vice-presidência do Banco Mundial, porque quer ficar um período no exterior.

SEM DISPUTA – Atendendo orientação do governador Eduardo Campos, que retoma hoje a sua agenda administrativa depois de uma semana dedicada à família pelo nascimento de Miguel, a bancada do PSB na Câmara reconduz ao posto de líder o deputado Beto Albuquerque (RS).

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Por que os mensaleiros não liberam a lista dos seus doadores para os pagamentos das multas na justiça?


'É melhor um bocado seco, e com ele a tranquilidade, do que a casa cheia de iguarias e com desavença'. (Provérbios 17-1)

Nenhum comentário: