quarta-feira, 9 de abril de 2014

Do blog do magno Martins: Coluna da quarta-feira

CACHIMBO DA PAZ? - Alçado à condição de governador, para um mandato tampão de nove meses, o caruaruense João Lyra Neto (PSB) recebe, amanhã, o prefeito de sua terra, José Queiroz (PDT). Não fossem políticos atuando hoje em campos opostos, governador e prefeito, que já foram aliados no passado, o encontro não teria muita importância, se constituindo numa agenda rotineira.

Lyra e Queiroz estão rompidos desde a eleição municipal de 2012, quando o agora governador emitiu uma nota oficial informando que não subiria no palanque do prefeito, então candidato à reeleição.

Queiroz ganhou de Miriam Lacerda (DEM) por uma diferença superior a 30 mil votos, Lyra sumiu da campanha, as indiferenças se recrudesceram mais ainda e nem mesmo a interferência do ex-governador Eduardo Campos, com o seu formidável jogo de cintura, foi capaz de convencer Lyra a fumar o cachimbo da paz.

O livro do Eclesiastes diz, entretanto, que há tempo para tudo. O tempo do reencontro chegou com a posse de João Lyra. Falando no Frente a Frente com exclusividade e forçado a tratar do assunto, o governador disse que Caruaru está acima das questiúnculas políticas e que daria tratamento vip ao prefeito.

Sem interferência de secretária ou ajudante de ordem, Lyra ligou diretamente para Queiroz e marcou a audiência para amanhã às 11 horas. A pauta é administrativa, mas evidentemente que a leitura e a repercussão serão políticas, porque o diálogo foi restabelecido.

Ao longo do seu mandato, Lyra com certeza fará de tudo para manter uma relação sem aparentes tensões com Queiroz, tudo em nome de Caruaru, que, aliás, teve um tratamento diferenciado na reta final do Governo Eduardo, com a liberação de mais de R$ 10 milhões.

PDT COM ARMANDO – Até a próxima semana, o PDT deve anunciar apoio à candidatura de Armando Monteiro a governador. A decisão inicial, de apoio a Paulo Câmara (PSB), tomada pela executiva estadual, vira letra morta, porque a orientação de alinhamento automático ao bloco da oposição é do comando nacional – leia-se ex-ministro Carlos Lupi.

SULANCA NA BURAQUEIRA – O trecho da PE-160, ligando o distrito de Pão de Açúcar à zona urbana de Santa Cruz do Capibaribe, virou, literalmente, uma tábua de pirolito. E, estranhamente, o Governo sequer está fazendo as operações corriqueiras de tapa buraco, gerando transtornos e danos à economia do polo moveleiro.

LULA LAVA AS MÃOS – A cobrança do ex-presidente Lula, na entrevista para blogueiros, afirmando que o deputado André Vargas (PT-PR) não pode deixar 'o PT pagar o pato' pelos seus erros, desencadeou uma forte pressão para que ele renuncie ao mandato. Além de emissários de Lula, integrantes da Executiva nacional do PT já defenderam esta posição junto ao próprio Vargas.

ESTAGNAÇÃO TUCANA - O que mais agradou aos socialistas e aliados do ex-governador Eduardo Campos, candidato ao Planalto, na pesquisa Datafolha, foi o fato do tucano Aécio Neves não ter saído do lugar. Aécio continua em segundo lugar. Mas argumentam que apenas Eduardo Campos e sua vice, Marina Silva, estão subindo.

NA BASE DO LEXOTAN - Presidente do Solidariedade, o deputado federal Augusto Coutinho perdeu o sono e vive com uma caneta nas mãos fazendo as contas em cima da sua reeleição. Pela sua matemática, teria poucas chances de ser reeleito no chapão do candidato do PSB a governador, Paulo Câmara. Diante disso, a tábua de salvação é a aliança encabeçada por Armando.

CURTAS

CHAPA COMPLETA – O anúncio da candidatura de Marina Silva na chapa de Eduardo Campos como candidata a vice-presidente está confirmada para a próxima segunda-feira, às 15 horas, no Hotel Nacional, em Brasília. Já com a chapa completa, Eduardo começa a percorrer o País na mesma semana, ao lado de Marina.

EM SURUBIM - Ontem, lancei meu livro Reféns da Seca em Santa Cruz do Capibaribe. Hoje, estarei promovendo uma noite de autógrafos em Surubim, a capital da vaquejada. Será às 19 horas no plenário da Câmara de Vereadores.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Como será o tratamento de Dilma ao Governo João Lyra?


'Como o espinho que entra na mão do bêbado, assim é o provérbio na boca dos tolos'. (Provérbios 26-9)

Nenhum comentário: