Túnel da
Abolição, no bairro da Torre, Recife, vai integrar o Corredor Leste-Oeste
(Foto: Katherine Coutinho / G1)
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Seis das 19 obras de mobilidade para a Copa do Mundo em
Pernambuco só devem entrar em operação no mês de maio, possivelmente, menos de
um mês antes do início dos jogos. O balanço sobre o andamento das construções
foi divulgado, nesta quarta (9), durante reunião para alinhamento de metas e
planos entre os governos federal, estadual e municipal, além de parceiros
envolvidos na operação do mundial. O encontro ocorre em um hotel na Zona Sul do
Recife.
Na PE-15,
estações para o BRT do Corredor Norte-Sul
ainda estão em construção (Foto:
Katherine Coutinho / G1)
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A 64 dias do início do mundial, a expectativa é grande em
torno das obras ainda não concluídas: os corredores de ônibus Norte-Sul e
Leste-Oeste, o Terminal Integrado Cosme e Damião, a Via Mangue, a passarela de
ligação do metrô ao Aeroporto do Recife e o ramal externo da Cidade da Copa.
A
lista de obras de mobilidade para Copa conta com ainda com 13 itens já
entregues e em operação. “A questão da mobilidade, que é a nossa principal
preocupação, nosso principal sinal de alerta, na verdade, vem sendo monitorada
desde a época da Copa das Confederações. Como nós prevíamos, algumas obras
estão entrando em operação agora no mês de maio, a exemplo do BRT (corredores
para ônibus)", afirmou o secretário-executivo da Copa em Pernambuco,
Gilberto Pimentel.
Passarela que vai ligar liga o Aeroporto do Recife
ao metrô (Foto: Katherine Coutinho / G1)
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O G1 circulou por parte das obras nesta quarta (9).
Operários trabalhavam na passarela de acesso do Aeroporto do Recife ao metrô.
Um grupo retirava entulhos da passarela na altura do terminal aéreo. Nas obras
da Via Mangue, técnicos atuavam na ponte do corredor viário que, quando estiver
pronto, promete dar mais fluidez ao trânsito da Zona Sul.
No final da Avenida Caxangá, Zona Oeste da capital, é
possível ver uma das estações do BRT já pronta, mas ainda não há sinalização
para a faixa que separa os coletivos dos demais veículos, uma das premissas
para que os ônibus possam seguir mais rapidamente pela via. O Túnel da
Abolição, que integra as obras do Corredor Leste-Oeste, já teve parte da
estrutura coberta. Era possível ver escavadeiras trabalhando no local, na manhã
desta quarta.
O Corredor Norte-Sul ainda espera a construção de estações e
pistas exclusivas para coletivos. “O grande objetivo é que dia 22 de maio todas
as obras de mobilidade entrem em fase operacional. Algumas já começaram a ser
testadas, outras ainda vão entrar em teste. O foco nessa reta final é maior
naquelas vias que convergem para os polos oficiais, como a Arena Pernambuco.
Então nosso foco é basicamente nesses pontos, como o Corredor
Leste-Oeste", apontou Pimentel. O primeiro jogo da Copa no Recife está
previsto para 14 de junho. Japão e Costa do Marfim se enfrentam na Arena
Pernambuco.
Últimos ajustes
A reunião no Recife ainda visa observar quais ajustes são
necessários para o mundial. “Nós aqui no Recife estamos construindo sobre o
sucesso da Copa das Confederações. Estamos analisando cada detalhe da operação
da Copa do Mundo, sabendo que a Copa das Confederações foi um sucesso, mas
tendo aqui novos desafios, porque temos uma presença maior de turistas
estrangeiros do que na das Confederações", apontou o secretário-executivo
do Ministério dos Esportes, Luís Fernandes.
Torre foi
erguida para construção de ponte na
Via Mangue (Foto: Katherine Coutinho / G1)
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Apesar dos atrasos de partes das obras de mobilidade,
Fernandes afirma estar tranquilo para a realização do mundial em Pernambuco.
"O principal problema que temos que atacar é a integração de todos os
planos, porque temos vários planos sendo desenvolvidos, mas a operação é uma só
e uma área influencia a outra.
Por exemplo, mobilidade urbana conecta com
aeroporto, que conecta com acomodação. O sucesso de uma área é essencial para o
sucesso da outra", destacou o representante do governo federal.
Pimentel acrescentou que apenas pequenos ajustes devem ser
feitos agora para a Copa, inclusive em áreas como a segurança. "A Copa das
Confederações foi um grande aprendizado. Nós percebemos que era importante
distribuir melhor o fluxo de torcedores. Então, neste ano não vamos ter o foco
exclusivo no metrô, vamos ter outras opções, a exemplo do BRT via ramal externo
da Cidade da Copa. Além disso, vamos ampliar os estacionamentos
periféricos", afirmou.
A Arena Pernambuco vai ser entregue oficialmente à Fifa no
dia 22 de maio, quando o estádio passa a ser gerenciado exclusivamente pela
organização do mundial. A devolução deve acontecer em 4 de julho, após a
realização dos cinco jogos previstos no estado.
Do G1 PE
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