segunda-feira, 5 de maio de 2014

Em Vitória de Santo Antão, sonho de casa própria se transforma em pesadelo devido a esgoto estourado

Tanque estourado formou um lago de dejetos com mais de quatro metros de profundidade

A compra de um imóvel não representa apenas o ato de adquirir um bem durável, esse ato representa uma conquista, o bem estar de sua família, abrigo, segurança e a referência principal, seu endereço que junto com sua identidade o torna cidadão morador daquela localidade.

Creio que esse foi o sentimento que levaram centenas de cidadãos a adquirirem suas casas e apartamentos pelo projeto Minha Casa Minha vida no conjunto Militina em Vitória de Santo Antão, porem junto com essas conquistas vieram os problemas.

Apesar de o conjunto habitacional ter menos de cinco anos de existência seus moradores enfrentam problemas com calçamentos estourados, ineficiência do transporte coletivo e o principal que atinge em cheio o bem estar da população, abastecimento de água potável e rede de esgotos.

Os moradores afirmam em uma só voz que em determinadas áreas do conjunto habitacional está sem abastecimento de água e sem previsão para que o mesmo seja normalizado. Mas o problema que vem tirando o sono e a fome dos moradores do conjunto Minha Casa Minha Vida (como é conhecido pela população local) e um tanque de coleta de esgotos estourado há anos.

Tira o sono porque ninguém consegue dormir comm as picadas dos insetos que proliferam no local devido a um lago de água de fezes e urina que se acumulou ao redor do reservatório rompido e tira a fome porque ninguém consegue comer devido à fedentina que exala dos resíduos fecais.

Andando pela comunidade nãoé difícil ver crianças e adultos com a pele marcada devido às picadas dos insetos que proliferam ali.

Cansados com tanto descaso por parte das autoridades municipais e órgãos estaduais, como a COMPESA, por exemplo, os moradores resolveram impetrar uma ação na justiça para que o órgão (in) competente realize os reparos e aterrem o lago de fezes que circula o tanque de coleta de dejetos da comunidade.
Resta agora esperar para que os direitos básicos de moradia cidadã seja respeitado em nosso município.

Orlando Leite

Nenhum comentário: