quarta-feira, 23 de julho de 2014

Segue grave estado de saúde do escritor Ariano Suassuna

 Foto: Alexandre Belém/acervo JC Imagem
O escritor continua em coma e respirando com a ajuda de aparelhos 

Segue grave e instável o quadro de saúde do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, 87 anos, internado no Real HOSPITAL Português (RHP), área central do Recife, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico. O escritor está em coma e respirando com a ajuda de aparelhos. A informação foi divulgada no fim da manhã desta quarta-feira (23) pela equipe médica da UTI neurológica do RHP. Não há previsão de alta médica.

O boletim médico foi assinado pela médica neurocirurgiã Feliciana Castelo Branco. Confira na íntegra:

Não houve alteração no quadro clínico do paciente Ariano Suassuna, que permanece internado na UTI Neurológica do Real Hospital Português, em coma e respirando com ajuda de aparelhos. O quadro continua  instável e grave, com pressão arterial baixa e pressão intracraniana muito elevada. Ariano foi submetido, na noite da última segunda-feira (21/07), a um procedimento cirúrgico com colocação de dois drenos para controlar a pressão intracraniana, provocada por um AVC hemorrágico.

Ariano já havia sofrido um infarto agudo do miocárdio no dia 21 de agosto do ano passado, sendo submetido a um procedimento de cateterismo na Unidade Coronária do RHP no mesmo dia. O escritor passou seis dias internado e teve alta para continuar um tratamento domiciliar. No entanto, ele voltou ao HOSPITAL dois dias depois, quando passou por uma arteriografia, devido a um aneurisma cerebral.

Na última sexta-feira (18), o escritor apresentou uma aula-espetáculo no Teatro Luiz Souto Dourado, em Garanhuns, Agreste pernambucano, integrando a programação do Festival de Inverno daquela cidade.

BIOGRAFIA - Fundador do Movimento Armorial, o escritor paraibano tem, entre suas obras, Uma Mulher Vestida de Sol (1947), AUTO da Compadecida (1949), O Santo e a Porca (1957) e O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta (1971).
Na década de 70, assumiu o cargo de secretário de Educação e Cultura do Recife e, mais recentemente, na gestão de Eduardo Campos, secretário da Cultura e, depois, secretário da Assessoria Especial do Governo de Pernambuco.


NE10

Nenhum comentário: