O ESTILO PAULO CÂMARA - Pouca gente tem ideia clara sobre qual o
estilo de liderança política do governador eleito Paulo Câmara (PSB). Pelo que
levantamos com vários políticos importantes, o Estado está diante de um modelo
bem diferente de Eduardo Campos.
De fato, ouvimos da maioria dos
consultados que Câmara já tem mais de 20 anos de experiência de trabalho com o
ambiente político, interagindo no meio de forças municipais, estaduais e
federais. Portanto, com bagagem sólida para conduzir Pernambuco.
Do ponto de vista de suas características
pessoais, o novo governador é considerado por todos como uma pessoa
extremamente educada e reservada, porém altamente sincera e firme. Não se
conhece grosseria dele com ninguém em nenhum escalão, mas também se sabe que
atua com elevado do justo rigor, buscando alinhamentos positivos.
O perfil levantado é que Câmara
não tem ansiedade naturais para aparecer, age com permanente serenidade, sem
vaidades excessivas. Do contrário, cultua a simplicidade, até mesmo beirando a
humildade no comportamento.
Muitos dos consultados consideram
que tais características só aumentam a autoridade dele, porque imprime
naturalmente uma reciprocidade no padrão de como os outros se relacionam com
ele. Ou seja, a reciprocidade surge espontânea como fruto do respeito, não por
conta da força e do medo.
Outra característica Câmara é o
de ouvir cuidadosamente as mais variadas opiniões, buscando a unidade na
diversidade. Anotamos a visão de que ele é um observador atento do
comportamento prático das pessoas e não apenas do que é externado por palavras
que tantas vezes são vãs.
Assim, ele define os caminhos a
partir do que as pessoas fazem e não do que falam. Dessa forma, as pessoas que
falam menos e fazem mais são as que mais admira. Na verdade, Câmara está
consciente que o Brasil vai enfrentar um dos momentos mais difíceis de sua
história.
E para tanto Pernambuco necessita
buscar o caminho do diálogo respeitoso no meio das diferenças. Certamente, em
busca de fortalecer a economia local e por consequência melhorar as condições
sociais dos pernambucanos. Alguns observadores notaram que durante o segundo
turno o governador eleito em nenhum momento foi agressivo contra a presidente
Dilma.
E foi sempre profundamente
reconhecedor e respeitoso da contribuição que o Governo Federal fez, sobretudo
a partir do Governo Lula. Câmara também entende que o PT local vai estar
ativamente fiscalizando as ações do Governo Estadual, o que ele considera
necessário e positivo.
Porém, confia que as lideranças
nacionais do PT de Pernambuco, especialmente o senador Humberto Costa e os
deputados João Paulo, Pedro Eugênio e Fernando Ferro possam estar lutando para
que o Governo Federal avance os projetos em curso e introduza novas ações no
Estado.
Pelo que apurei, Paulo Câmara vai
ter uma atitude altamente responsável e equilibrada para que o Estado possa
estar posicionado corretamente frente aos imensos desafios políticos e
econômicos que o Brasil vai enfrentar nos próximos anos.
Nesse contexto, deve imprimir um
estilo de prudência e ponderação nos seus movimentos políticos internos e
externos a Pernambuco, sempre em busca de fortalecer a economia local e
melhorar as condições de vida dos pernambucanos em todas as diferentes regiões.
NA OPOSIÇÃO – O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, toma
café da manhã, hoje, com os sete senadores eleitos e a tarde tem encontro com
os 34 deputados federais eleitos. Na pauta, a estratégia de oposição frente ao
Governo Dilma. Siqueira já ouviu os três governadores eleitos – PE, PB e DF –
mas só vai tornar pública a posição do partido após a reunião da executiva nacional.
À MODA SEVERINO! – O deputado Silvio Costa (PSC) está reeditando na
Câmara a assombração Severino Cavalcanti ao tentar criar uma terceira via para
disputar a Presidência. Em 2005, Zito Cavalcanti (PP), como é mais conhecido,
aproveitou um vácuo na base governista e se transformou no azarão. “O clima de
agora está muito parecido”, diz Costa.
PITACOS DISSIDENTES – O senador Jarbas Vasconcelos não participa,
hoje, do jantar da bancada no PMDB na Câmara e Senado promovido pelo presidente
Michel Temer. Mas amanhã irá a reunião do Conselho Nacional do PMDB, presidido
também por Temer. De deve dar os seus pitacos sobre a postura que defende para
o partido no segundo mandato Dilma.
ROMPIMENTO PREVISTO – A prefeita de Arcoverde, Madalena Brito
(PTB), anunciou, enfim, o que já era previsto desde a campanha: seu rompimento
com o ex-prefeito Zeca Cavalcanti (PTB), eleito deputado federal. Madalena
rompeu durante entrevista numa emissora da cidade e vai para a reeleição tendo
como adversária provavelmente a empresária Nerianny Cavalcanti, esposa de Zeca.
USANDO O LEGADO
O deputado Ricardo Costa (PMDB) foi o primeiro
representante da base governista ao sair, publicamente, em defesa do quinto
mandato para o presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa (PDT). “Não podemos
entrar numa aventura. Uchoa tem um legado e é o melhor para Casa neste
momento”, argumenta.
CURTAS
FILME VELHO – O rompimento da prefeita de Arcoverde com o deputado
federal eleito Zeca Cavalcanti já havia ocorrido de fato desde a campanha
eleitoral, quando Madalena Brito resolveu apoiar a candidatura de Paulo Câmara
a governador, contrariando Zeca, armandista de carteirinha.
NO CEARÁ– João Carlos Paes
Mendonça está investindo R$ 1,3 bilhão na implantação de dois modernos
shoppings centers em Fortaleza. O primeiro já foi entregue na semana passada,
colocando lado a lado o prefeito recifense Geraldo Júlio e ex-ministro Ciro
Gomes. O segundo só fica pronto em 2016.
PERGUNTAR NÃO OFENDE: Quem vai ser o ministro da Fazenda?
'Porque o Senhor será a tua esperança; guardará os teus pés de serem
capturados'. (Provérbios 3-26)
Nenhum comentário:
Postar um comentário