INOCÊNCIO MERECE RESPEITO! - Com 10 mandatos federais, ao longo dos
quais assumiu todos os cargos da mesa-diretora da Câmara dos Deputados, entre
os quais a Presidência, o deputado Inocêncio Oliveira foi vítima de uma brutal
injustiça no curso da campanha presidencial de segundo turno.
Sem um comunicado prévio da
direção do PR, o velho cacique foi abruptamente afastado do comando do partido
no Estado, que promoveu uma intervenção desnecessária, sob o pretexto de que o
dirigente estadual teria declarado apoio à candidatura de Aécio Neves.
Tanto no primeiro turno quanto no
segundo, os republicanos subiram no palanque de Dilma, até porque ocupam cargos
no seu Governo. Inocêncio, que já havia votado em Marina no primeiro turno,
posição negociada com a própria direção nacional, tinha que seguir ao lado dos
seus aliados no Estado, optando por Aécio.
O pretexto de uma “dissidência”
aberta pelo deputado também se traduz numa falácia. Afinal, o interventor
Anderson Ferreira votou no primeiro turno em Marina e, como Inocêncio, optou
por Aécio no segundo turno, conforme declarou numa entrevista.
Dois deputados estaduais eleitos
pelo PR – Alberto Feitosa e Rogério Leão – e um federal eleito, o atual
deputado estadual Sebastião Oliveira, foram a Brasília, ontem, tentar reverter
a intervenção, mas voltaram sem uma definição.
A executiva nacional lavou as
mãos. Mandou que os dois grupos se entendessem num encontro a ser marcado para
a próxima semana. Pelo jeito, Brasília vai levar com a barriga e não quer
reconhecer o grave erro cometido. O PR só tem dimensão no Estado hoje graças ao
prestígio e a força de Inocêncio.
Mas a direção nacional pensa
diferente, certamente porque Inocêncio não disputou a reeleição. Mas mesmo sem
mandato, ele tem muito mais condições de alavancar o partido no Estado do que o
apagadinho Anderson Ferreira.
DIÁLOGO – O senador eleito Fernando Bezerra Coelho visitou o
Ministério da Integração. Ele foi ministro da pasta e seu gesto, segundo o
colunista Ilimar Franco, foi um recado para o PSB. Ele quer dialogar com o
governo. A presidente Dilma teve 70% dos votos no Estado, que precisa de
recursos federais para a transposição do São Francisco e para o Canal de
Entremontes.
VAIA EM PLENÁRIO – Ao subir à tribuna, ontem, para um aparte ao
discurso do senador Aécio Neves, que reassumiu sua cadeira ontem no Senado, o
pernambucano Humberto Costa (PT) levou uma vaia quando saiu em defesa da
presidente Dilma.
A CULPADA – O governador do Mato Grosso do Sul, André Puccineli,
cujo candidato a governador, Nelsinho Trad, ficou em terceiro lugar na disputa,
chamou atenção dos jornalistas no jantar que Michel Temer ofereceu aos
senadores e deputados do partido. Chamando a presidente por 'essa mulher',
jogou a culpa da derrota no colo de Dilma.
MAIS UM VETO – Dilma vai vetar o projeto, já aprovado pelo
Congresso, que prorroga por mais quatro anos o prazo que os municípios cumpram
a nova lei dos aterros sanitários, que implica no fim dos lixões. Mas a
presidente não contraria os prefeitos. Deve editar uma MP flexibilizando os
prazos, entre dois a quatro anos, a depender do perfil do município.
KASSAB EM CIDADES – Senadores, deputados e prefeitos do PSD que
estiveram, ontem, com a presidente Dilma no Palácio do Planalto saíram com a
certeza de que o presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, vai despachar
na Esplanada dos Ministérios a partir de janeiro, ocupando provavelmente a
pasta de Cidades.
CURTAS
NEOGOVERNISTA – Doze anos sem pisar nos tapetes palacianos, o
deputado federal eleito André de Paula (PSD) estava sem jeito, ontem, no
primeiro encontro do seu partido, que virou governista, com a presidente Dilma.
De Paula vem da escola macielista e nunca engoliu o PT nem o PT ele.
DOCUMENTO – Os prefeitos pernambucanos devem encaminhar a
presidente Dilma, na próxima semana, um diagnóstico contundente sobre a
situação de penúria que os municípios enfrentam. O texto final está sob a
responsabilidade do presidente da Amupe, José Patriota.
PERGUNTAR NÃO OFENDE: Lula vai assumir a coordenação política de
Dilma?
'Porque melhor é que te digam: Sobe aqui; do que seres humilhado diante
do príncipe que os teus olhos já viram'. (Provérbios 25-7)
Nenhum comentário:
Postar um comentário