A nova vacina contra a dengue,
que já passou por todas as fases de estudos e testes, mostrou redução de 95,5%
das formas graves da doença, inclusive a do tipo hemorrágica, na etapa de
testes no Brasil e na América Latina. Até a primeira semana de outubro pelo
menos 377 pessoas morreram em decorrência da dengue no país.
A vacina, desenvolvida pelo
Laboratório Sanofi Pasteur, é a primeira contra a dengue concluída no mundo. O
produto demonstrou proteção de 60,8% contra os quatro tipos da doença. Ou seja:
a cada 100 pessoas imunizadas, 60,8 não contraem a doença; e entre as que
contraem, 95,5 em cada grupo de 100 não terão as formas graves da dengue.
“Isso significa que praticamente
não vamos mais ter casos graves da doença”, avaliou Sheila Homsani, gerente
médica da Divisão de Vacinas do laboratório, ressaltando que a imunização
também vai reduzir as internações decorrentes da dengue.
Segundo Sheila, os testes
demonstraram que a vacina tem níveis de segurança comparáveis aos dos placebos
dados aos pacientes. “É uma vacina segura”, enfatizou. A imunização deve ser
aplicada em três doses, com intervalos de seis meses.
O laboratório deve entrar com
pedido de avaliação da vacina na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no
primeiro trimestre de 2015, e a expectativa é que até o final do ano que vem
ela esteja registrada no Brasil para ser vendida e até usada pela rede pública.
Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário