Do
Pernambuco.com
Será
lançado nesta quarta-feira, dia 19, na Prefeitura de Glória do Goitá, o Plano
Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), elaborado com
recursos do Ministério do Meio Ambiente. O Plano foi elaborado a partir do que determina a Lei da Mata
Atlântica (Lei Federal 11.428/06), que estabelece que os municípios
interessados em obter recursos do Fundo de Restauração do Bioma Mata Atlântica
deve ter o Plano de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica.
A
condução dos trabalhos para a elaboração do PMMA de Glória de Goitá foi da
Sociedade Nordestina de Ecologia (SNE), sob a coordenação do Grupo
Ambientalista da Bahia (Gambá), sediado em Salvador. A elaboração do Plano contou com a parceria de organizações governamentais e
não-governamentais, como a Prefeitura de Glória do Goitá, o Conselho Municipal
de Desenvolvimento Sustentável (Commam) e do Serviço de Tecnologias
Alternativas (Serta).
O
documento, aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente de Glória de
Goitá, apresenta o diagnóstico
socioambiental dos meios antrópicos e físico do município, a caracterização e
as condições atuais dos remanescentes da Mata Atlântica, além das descrição da
metodologia adotada para a construção do PMMA e o Plano de Ação, com as diretrizes, programas, estratégias e ações
que devem ser adotadas em áreas prioritárias para a conservação e a recuperação
dos fragmentos da Mata Atlântica do município.