Mostrando postagens com marcador Eduardo Campos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Eduardo Campos. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 3 de março de 2015

Doleiro afirma em depoimento que Eduardo Campos teria recebido R$ 10 milhões em propina

Foto: JC Imagem
As propinas teriam sido pagas pelas empreiteiras Queiroz Galvão, Odebrecht e OAS, em contratos de obras na refinaria Abreu e Lima. O ex-senador Sérgio Guerra (PSDB) e o deputado Eduardo da Fonte (PP) também são citados

O doleiro Alberto Youssef, uma das peças-chave mais emblemáticas da Operação Lava Jato, que investiga esquemas de desvio de dinheiro na Petrobras, afirmou em depoimentos de delação premiada que o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), morto em um desastre aéreo ano passado, o ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra, que morreu em 2014, e o deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) teriam recebido propina em contratos das obras da refinaria Abreu e Lima. O doleiro detalhou dois casos específicos, nos quais mais de R$ 40 milhões foram movimentados para, entre outras medidas, impedir a criação de uma CPI envolvendo a estatal. As informações foram divulgadas pelo jornal Folha de S. Paulo.

Em seu depoimento, o doleiro afirma que Eduardo Campos teria recebido, entre 2010 e 2011, R$ 10 milhões de propina das empreiteiras Odebrecht e OAS para a instalação de unidades de processamento em Abreu e Lima. Eduardo Campos teria recebido o montante para evitar dificuldades no andamento das negociações.

O total da propina foi de R$ 30 milhões, valor dividido entre o ex-governador, Paulo Roberto Costa e o PP. A propina teria sido entregue a Eduardo Campos no Recife.

Além dos políticos pernambucanos, o delator também envolveu em seus depoimentos o senador Ciro Nogueira (PP-PI), e o ex-diretor de abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, que está preso. Youssef afirmou que Nogueira e Fonte teriam, entre 2010 e 2011, recebido propina da construtora Queiroz Galvão para formalizar um contrato para implantação de tubovias na refinaria Abreu e Lima. Na época, tanto a Queiroz Galvão quanto a Iesa assinaram contrato no valor de R$ 2,7 bilhões para a implantação das tubovias.

O contrato teria sido assinado no Rio de Janeiro, na presença de um representante da Queiroz Galvão, Paulo Roberto Costa, o ex-presidente do PP, José Janene, morto em 2010, o ex-assessor do PP João Genu e o próprio Youssef. Na negociação, a empreiteira foi pressionada para dar celeridade aos processos, sob a ameaça de que fosse criada uma CPI da Petrobras, à época estimulada pela oposição.

O operador do esquema foi Fernando Soares, também preso pela Lava Jato. Parte da propina foi paga em doações oficiais aos políticos e a outra destinada a Youssef, que repassou para Ciro Nogueira e Eduardo da Fonte. Sérgio Guerra entra na história para impedir a realização de uma CPI na Estatal. Para isso, o ex-senador teria recebido R$ 10 milhões.

Do JC Online com informações da Folha de S. Paulo

sábado, 31 de janeiro de 2015

Fez piada com morte de Eduardo e foi suspenso

A Comissão de Ética Parlamentar da Câmara de Limeira (SP) suspendeu por 10 dias o vereador André Henrique da Silva, o Tigrão (PMDB), por quebra de decoro ao publicar uma piada na internet sobre a morte do candidato à presidência, Eduardo Campos (PSB). O parecer final foi dado na sessão de quinta-feira (29) e o Legislativo convoca o suplente Bruno Bortolan (PMDB) para assumir o gabinete no plenário enquanto o parlamentar estiver suspenso.

A relatora da comissão foi a vereadora Erika Tank (Pros). Na sessão de quinta-feira, o plenário votou dois quesitos. O primeiro foi a postagem de Tigrão em uma rede social, que mostra a presidente Dilma Rouseff (PT) com os dizeres "mandei derrubar mesmo e se reclamar mando derrubar o do Aécio", no dia 13 de agosto de 2014, logo após a confirmação de que o candidato do PSB havia morrido em uma acidente aéreo. De acordo com a assessoria do Legislativo, foram 14 votos favoráveis à suspensão e quatro contra.

O vereador Tigrão afirmou por telefone ao G1 que se surpreendeu com a decisão da comissão de suspender suas atividades por dez dias. "Eu já havia pedido desculpas, acho que não precisava disso, a cidade está cheia de problemas, tem coisas mais importantes para pensar", explicou.


Blog do Magno Martins 

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Aglailson pronto para disputar a primeira secretaria

Milito no PSB há 29 anos e durante todo este tempo estive ao lado de Dr. Miguel Arraes nos momentos bons e nos momentos difíceis de sua vida política. Durante os meus três mandatos de vereador e quatro mandatos de deputado sempre servi a meu partido no que foi preciso.

Lancei com muito orgulho D. Ana Arraes a candidatura de Deputada Federal e caminhei desde o primeiro momento junto com o meu amigo, compadre e eterno líder Eduardo Campos, em todas as suas eleições. Sempre fui e serei fiel à família Arraes e a sua luta por Pernambuco onde for preciso.

Tive a chance e a oportunidade de ser primeiro secretário ao longo dos dois mandados de Eduardo Campos e tive a humildade e o desprendimento de entender que o melhor para a unidade no partido e de meus pares na Assembleia Legislativa era abrir mão várias vezes dessa prerrogativa.

Durante todo esse tempo de composição da nova Mesa Diretora acompanhei o processo à luz dessa experiência e optei pela reeleição de Guilherme Uchoa para a presidência e Diogo Moraes para a primeira secretaria. Confesso que desta vez pensei em concorrer ao cargo. Porém, percebi que o deputado Diogo reúne a coragem, a vontade e jovialidade e as ideias para promover as mudanças que a Assembleia Precisa e os grandes desafios que Pernambuco enfrentará nesses próximos dois anos.

Esta candidatura está sendo democraticamente discutida e construída há mais de três meses e conta com o apoio de nove deputados do meu partido. Ontem (28), Lula Cabral lançou-se extemporaneamente ao cargo de primeiro secretário, sem discussão, o que me causou uma grande surpresa.

Ressalte-se aqui todas as qualidades e experiência e minha profunda admiração e apreço a meu amigo Lula, mas entendo que pelo atual momento e o adiantado do processo sua candidatura seja profundamente inoportuna, e explico: nos momentos difíceis nosso grande líder e saudoso Eduardo Campos sempre prenunciou a união.

Lembro que ele dizia “não vamos dar cabimento para problemas nem ouvir futrica e picuinha”. Pernambuco é muito maior que isso e o Poder Legislativo está além de intrigas de bastidores. O governador Paulo Câmara já se manifestou que não vai interferir nesse processo pois é a favor da independência dos poderes e eu acredito nele.

Diante de tudo isso, caso o deputado Diogo Moraes, que teve sua candidatura democraticamente discutida pelos colegas deputados, seja constrangido e desista de sua candidatura, sinto que tenho toda a legitimidade e me lançarei candidato a primeira secretaria da Assembleia Legislativa de Pernambuco.


Blog da Folha.com 

sábado, 17 de janeiro de 2015

PSB não comentará reportagem sobre acidente

Em uma curta nota, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) se pronunciou sobre a reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, na qual relata que o acidente que vitimou o ex-governador Eduardo Campos e outras seis pessoas foi provocado por falha humana.

A cúpula da sigla diz que acompanha com atenção as investigações da Aeronáutica e da Polícia Federal, “esperando que seja feita com todo rigor técnico”.

No entanto, acrescentou que a sigla não se pronunciará sobre as informações divulgadas, aguardando os laudos oficiais.

Leia a íntegra da nota:

“A direção nacional do Partido Socialista Brasileiro – PSB acompanha com toda a atenção as investigações promovidas pela Aeronáutica e pela Polícia Federal para apurar as causas do desastre aéreo de 13 de agosto do ano passado, que vitimou nosso ex-presidente Eduardo Campos, Pedro Valadares Filho, Carlos Augusto Ramos Leal, Alexandre Severo, Marcelo Lira,  Marcos Martins e Geraldo da Cunha, esperando que seja feito com todo o rigor técnico.

A direção nacional do PSB informa ainda que não fará qualquer pronunciamento sobre notícias que tenham sido ou venham a ser veiculadas trazendo supostas conclusões ou mesmo análises parciais dos fatos, aguardando a divulgação dos laudos oficiais pelas instituições encarregadas das apurações.

Brasília, 16 de janeiro de 2015

A direção”

Blog da Folha 

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Falha humana causou acidente de Eduardo Campos, conclui Aeronáutica

Local onde aconteceu o acidente com o candidato
Eduardo Campos e outros seis assessores. Foto: AFP
O acidente aéreo que matou o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, então candidato à Presidência da República, em 13 de agosto do ano passado, foi causado por uma sucessão de falhas humanas, é o que teria concluído as investigações da Aeronáutica segundo matéria do jornal o Estado de S. Paulo. 

De acordo com a reportagem, a Aeronáutica chegou a conclusão de que o piloto, Marcos Martins não tinha treinamento para operar a aeronave e não seguiu a rota de pouso na Base de Santos, deixando de fazer uma manobra para tentar pousar direto na pista.

As investigações da Aeronáutica, que devem ser divulgadas em fevereiro, apontam que não houve falha mecânica durante o acidente. Por não ter cumprido a determinação de pouso, o piloto foi forçado a arremeter bruscamente, não teria operado os aparelhos como determina as recomendações do fabricante e acabou sofrendo “desorientação espacial”, quando se perde a noção de onde fica o solo e fica sem saber se voa para cima ou para baixo.
A Aeronáutica teria chegado a essa conclusão após analisar os últimos segundos do voo, onde o avião teria descido em potência máxima em um ângulo de 70 graus. A tese é que o piloto tenha acelerado achando que estava subindo.

Durante a investigação, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) teria traçado também um perfil psicológico e profissional dos pilotos e descoberto, por exemplo, que Marcos Martins não tinha treinamento para operar o Cessna 560 XL, tida como uma aeronave sofisticada, e sequer tinha pilotado ela em um simulador.
A Aeronáutica descobriu ainda que a relação entre ele e o co-piloto Geraldo da Cunha não era boa. Os dois já teriam brigado e não queriam trabalhar mais juntos. A chuva e o fato de a pista da Base Aérea de Santos ser curta teriam sido fatores agravantes para o acidente.

Eduardo Campos faleceu aos 49 anos, exatos nove anos após a morte do avô, o ex-governador Miguel Arraes. Em sua trajetória política, foi deputado estadual e federal, secretário da Fazenda, ministro da Ciência e Tecnologia, e governador de Pernambuco, antes de renunciar para concorrer ao Palácio do Planalto.

Ele deixou viúva a ex-primeira-dama Renata Campos, com quem namorava desde a juventude. O casal tinha cinco filhos: Maria Eduarda, João, Pedro, José e Miguel.

Do NE10

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Dono de imóvel atingido por jato de Eduardo Campos é indenizado

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Perícia contratada pelo empresário pernambucano João Carlos Lyra estimou em cerca de R$ 800 mil os prejuízos causados a imóveis atingidos pela queda do avião utilizado pelo ex-governador Eduardo Campos (PSB) em sua campanha presidencial.

Uma das famílias afetadas já fechou um acordo e está recebendo a indenização em parcelas.

Embora o avião estivesse em nome da empresa AF Andrade, Lyra se apresentou como um dos responsáveis por ele. Na época do acidente, em agosto, o empresário afirmou ter obtido empréstimos para adquirir a aeronave. A Polícia Federal e o Ministério Público investigam a origem dos recursos.

Segundo o advogado Carlos Gonçalves Júnior, que representa Lyra na negociação com os donos dos imóveis, o valor de R$ 800 mil foi estimado por um perito do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias (Ibape).

O avião caiu em Santos, no bairro de Boqueirão. Campos e mais seis pessoas morreram no acidente. O Cessna Citation 560 XL, prefixo PR-AFA, atingiu casas, dois prédios, uma academia de ginástica e um buffet infantil. Esses dois últimos imóveis não foram periciados e não entraram na conta do Ibape.

Negociações

Entre 36 e 37 famílias já abriram negociações com Lyra, segundo seu advogado. Algumas ainda não apresentaram suas estimativas de prejuízos. No caso dos prédios, a defesa do empresário tem informações de que uma seguradora vai indenizar os moradores. Nesse caso, a intenção de Gonçalves Júnior é pagar apenas a diferença entre a indenização e o prejuízo estimado. “Não faz sentido indenizar em duplicidade.”

O advogado da maioria das famílias afetadas pelo acidente, Luiz Alberto Arruda Sampaio, não foi localizado nessa segunda-feira (29) em seu escritório.
(Fonte: Estadão Conteúdo)

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Avião de campanha de Eduardo Campos não aparece nas prestações de conta do PSB

Foto: AFP
O uso do avião Cessna Citation prefixo PR-AFA, que caiu no dia 13 de agosto matando o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos e outras seis pessoas, não aparece nas últimas prestações de contas finais das campanhas do pernambucano; da ex-senadora Marina Silva, que o substituiu na disputa; do Comitê Financeiro Nacional do PSB ou da Direção Nacional do partido.

Nenhum dos documentos cita a empresa AF Andrade, que tem o registro do jatinho junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); os empresários pernambucanos Apolo Santana Vieira e João Carlos Lyra Pessoa de Mello Filho, a quem a AF Andrade diz ter vendido a aeronave; ou a empresa Bandeirantes Companhia de Pneus, que pertence aos dois.

No final de agosto, em meio aos questionamentos sobre a propriedade do avião e como ele havia sido cedido para a campanha de Eduardo Campos, o PSB divulgou uma nota em que dizia que a aeronave havia sido emprestada e que ela seria contabilizada e declarada na prestação final de contas.

O uso do avião e o seu processo de venda é investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Um dos questionamentos é o de que a AF não poderia ter vendido a aeronave por estar em situação de recuperação judicial.

Ao jornal Folha de S. Paulo, Bazileu Margarido, responsável pelas contas de campanha de Marina Silva disse que o jatinho não aparecerá na prestação de contas da ex-senadora e que os advogados responsáveis pelas contas de Eduardo Campos não conseguiram levantar junto à Anac o tempo de voo com o avião.

O prazo para envio da prestação final de contas para candidatos que só disputaram o primeiro turno foi encerrado nessa terça-feira (4); mas o PSB ainda pode apresentar uma retificação incluindo informações.
Blog de Jamildo 

sábado, 13 de setembro de 2014

Renata publica carta em homenagem a Eduardo Campos

Imagem: reprodução do Facebook
A ex-primeira-dama de Pernambuco Renata Campos divulgou uma carta em homenagem à memória do marido Eduardo Campos na tarde deste sábado (13), quando se completa um mês do acidente aéreo que o vitimou na cidade de Santos, em São Paulo. No texto, o ex-governador é chamado carinhosamente de “Dudu”.

“O Brasil lhe descobriu e chorou conosco sua perda. E está sendo belo, Dudu, ver que você se tornou aquilo que acreditava. Você se transformou em seus ideais. Sua vontade de melhorar a vida das pessoas, sua luta e sua resistência se transformaram em coragem pra mudar. O homem se tornou ideia. E, como diz aquela frase de Victor Hugo que você tanto gostava ‘não há nada mais poderoso do que uma ideia cujo tempo chegou’”, escreve Renata.

O texto foi divulgado por meio da página oficial que Campos possuía no Facebook, desativada desde o acidente no dia 13 de agosto. A carta ainda é assinado pelos cinco filhos do casal: Maria Eduarda, João, Pedro, José e Miguel.

Leia também: No Facebook, políticos do PSB homenageiam Eduardo Campos

No trecho mais comovente, a viúva lembra um poema de Mário Quintana com o qual ele a teria presenteado no último Dia dos Namorados. “‘As pessoas não se precisam, elas se completam. Não por serem metades, mas por serem inteiras, dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida’. Parece que Mário Quintana sabia direitinho tudo que vivemos desde que começamos nossa vida juntos”, conta.

Na carta, Renata relembra todo o apoio recebido após a tragédia, na qual morreram outras seis pessoas. “De todos os lugares, vieram orações, mensagens de apoio, manifestações de respeito e admiração. Somos gratos por todas”, escreveu.

“Há um mês, nossos filhos perderam um maravilhoso pai e eu, o melhor marido”, afirma ainda no texto. “Mas o Brasil ganhou um exemplo”, completa em seguida.

Às 17h, uma missa de 30º dia será celebrada na Igreja Matriz de Casa Forte em lembrança de Eduardo Campos. A solenidade foi organizada pela própria família, que frequentava o templo.

Renata e Eduardo se conheceram ainda adolescentes e se casaram em 1991. Após a morte do ex-governador, Renata chegou a ser cotada como possível vice da ex-senadora Marina Silva (PSB/Rede), que substituiu Campos na candidatura presidencial, mas declinou do convite feito pelo PSB.

Leia a íntegra do texto:

Dudu, lembra do nosso último dia dos namorados? Você me presenteou com esses versos: “As pessoas não se precisam, elas se completam. Não por serem metades, mas por serem inteiras, dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida”. Parece que Mário Quintana sabia direitinho tudo que vivemos desde que começamos nossa vida juntos, eu com 13 anos e você, 15.

Há um mês, nossos filhos perderam um maravilhoso pai e eu, o melhor marido. Perdemos seu sorriso generoso, seu abraço carinhoso, a alegria da sua presença. Mas o Brasil ganhou um exemplo.

De todos os lugares, vieram orações, mensagens de apoio, manifestações de respeito e admiração. Somos gratos por todas. Foi do amor, da solidariedade e da fé que extraímos força para viver esse momento.

O Brasil lhe descobriu e chorou conosco sua perda. E está sendo belo, Dudu, ver que você se tornou aquilo que acreditava. Você se transformou em seus ideais. Sua vontade de melhorar a vida das pessoas, sua luta e sua resistência se transformaram em coragem pra mudar. O homem se tornou ideia. E, como diz aquela frase de Victor Hugo que você tanto gostava “não há nada mais poderoso do que uma ideia cujo tempo chegou”.

Pode ficar tranquilo. Sua bandeira é agora a bandeira de todos os brasileiros. Seu amor e sua dedicação são nossa maior herança. Não, não vamos desistir do Brasil sob hipótese alguma.

Com muito amor e saudade,

Renata, Maria Eduarda, João, Pedro, Zé e Miguel.

Blog de Jamoldo

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Imagens mostram a queda do avião de Eduardo

Uma imagem mostra o momento em que caiu o avião Cessna que matou o candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, e mais seis pessoas. As imagens foram divulgadas pela TV Globo nesta quarta-feira (20). O acidente aconteceu na última quarta-feira (13), no bairro de Boqueirão, em Santos, litoral de São Paulo.

As imagens foram feitas por câmeras de monitoramento de um prédio em construção. Nas imagens, o avião cai de bico no meio de prédios e explode, causando muita fumaça. A demora na descoberta do vídeo se deve ao fato de o horário do sistema de monitoramento estar errado.



Além do ex-governador de Pernambuco, morreram no acidente o assessor de imprensa da campanha, Carlos Percol, o assessor Pedro Valadares, o fotógrafo Alexandre Severo, o cinegrafista Marcelo Lyra e os pilotos Marcos Martins e Geraldo da Cunha. Esse vídeo é o primeiro que mostra o avião caindo, e deve ajudar nas investigações para descobrir as causas do desastre aéreo.

Do FolhaPE

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Missa de 7º dia em homenagem a Eduardo acontecerá nesta terça-feira, em Casa Forte

O acidente aéreo que matou o ex-governador Eduardo Campos e outras seis pessoas - incluindo seus assessores e os pilotos do avião - completa sete dias na próxima quarta-feira. 

Para homenagear as vítimas da tragédia, familiares e amigos já iniciaram os preparativos para a missa de sétimo dia, que ocorrerá em várias partes do Estado e do Brasil. No Recife, a missa em homenagem ao político já foi definida.

A celebração na Capital pernambucana acontecerá nesta terça-feira, às 20h, na Paróquia de Casa Forte, na Zona Norte. A missa será comandada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, mas contará com a participação de outros padres, como a do pároco Edwaldo Gomes, titular da igreja na qual a cerimônia será realizada. Em Caruaru, a prefeitura já programou uma celebração para as 18h, também nesta terça. A missa será comandada pelo bispo Dom Bernardino Marchió, na Igreja do Rosário.

Uma missa também está programada para a Catedral de Brasília, no Distrito Federal, em homenagem a Eduardo Campos. Divulgado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), o convite chama os militantes e a sociedade em geral para a celebração, que será realizada nesta terça-feira, às 12h15.

A cerimônia de sétimo dia da morte do assessor Carlos Percol será realizada às 19h na Catedral da Reconciliação, localizada na rua Alfredo Marcondes, 419, em Boa Viagem. Já o fotógrafo Alexandre Severo e o cinegrafista Marcelo Lyra terão uma missa conjunta a ser realizada na Igreja Matriz do Espinheiro, localizada na rua Conselheiro Portela, 339, a partir das 19h. Pelo Facebook, amigos de Severo também convidam para uma celebração na Capela Santa Luzia, em Pinheiros, São Paulo, às 18h30 desta terça.

O sepultamento das vítimas pernambucanas do acidente aconteceram no último domingo. Os corpos do ex-governador e candidato à presidência Eduardo Campos e do assessor Carlos Percol foi enterrado no Cemitério de Santo Amaro. Já Marcelo Lyra e Alexandre Severo foram levados para o Cemitério Morada da Paz, em Paulista.Os restos mortais do fotógrafo foram cremados.


Portal FolhaPE

sábado, 16 de agosto de 2014

Cem mil pessoas devem acompanhar enterro de Eduardo Campos na tarde de amanhã

O enterro do ex-governador do estado Eduardo Campos e de três assessores dele, mortos em acidente aéreo na última quarta-feira (13), deve ocorrer às 17h do próximo domingo (17) no cemitério de Santo Amaro, próximo ao Centro do Recife. O governo do Estado já trabalha com a expectativa de que o funeral reúna mais de 100 mil pessoas.

As autoridades locais estimam que os corpos devem sair de São Paulo com destino à capital pernambucana até as 17h deste sábado (16), com previsão de chegada entre 20h e 22h. Da Base Aérea, o caixão com o corpo do ex-governador seguirá, em carro aberto do Corpo de Bombeiros, até o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do estado. Carros funerários levarão os corpos do assessor de imprensa Carlos Percol, do fotógrafo Alexandre Severo e do cinegrafista Marcelo Lyra, que também serão velados em frente ao palácio.

Está prevista para este domingo, às 10h, a celebração da missa de corpo presente, pelo arcebispo de Recife e Olinda, dom Fernando Saburido, em frente à sede do governo de Pernambuco.

Na última sexta-feira (15) à noite, a pedido da família de Campos, foram feitas alterações no trajeto do cortejo fúnebre para que ele passe por bairro mais humildes da capital. Com isso, o desfile seguirá por toda Avenida Mascarenhas de Moraes, passando pelo Largo da Paz. Entrará na Estrada dos Remédios, passando pelo bairro da Torre e chegando até a Avenida Norte finalizando no Palácio do Campo das Princesas. O trajeto está sendo preparado hoje, com faixas, cartazes e banners em homengem a Eduardo Campos.

Além da presidenta Dilma Rousseff, que concorre à reeleição pelo PT, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do presidenciável pelo PSDB, Aécio Neves, e de Marina Silva, vice na chapa de Eduardo Campos, 12 governadores já confirmaram presença nas cerimônias. Também são esperados ministros, parlamentares, prefeitos, vereadores, empresários e embaixadores.


Agência Brasil

Todos os corpos já foram identificados, afirma presidente estadual do PSB

O presidente do PSB em Pernambuco, Sileno Guedes, informou que os corpos do ex-governador Eduardo Campos, do fotógrafo Alexandre Severo, do cinegrafista Marcelo Lyra, do jornalista Carlos Augusto Percol, do assessor de campanha Pedro Valadares e dos pilotos Marcos Martins e Geraldo Magela Cunha, vítimas do acidente aéreo ocorrido em Santas (SP) na última quarta-feira (13), já foram identificados.

O secretário de Governo, que está como porta-voz da família Campos - o prefeito do Recife Geraldo Júlio e o governador de Pernambuco João Lyra estão em São Paulo - confirmou a missa campal para as 10h deste domingo (17) e o enterro às 17h.

Os peritos do IML, em São Paulo, passaram toda a madrugada fazendo os trabalhos de identificação dos corpos. Cinquenta pessoas estavam envolvidas neste processo.



Do NE10

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Jatinho de Eduardo Campos pode ter colidido com drone em Santos

Piloto foi alertado sobre pela Aeronáutica sobre o trafego de drones na área / Foto: AFP
Diante de diversas teorias sobre as causas do acidente que vitimou o presidenciável Eduardo Campos, a última possibilidade levantada em matéria do Estado de São Paulo, nesta quinta-feira (14), é a de que o jatinho teria se chocado com um drone.

Informações dão conta de que o piloto teria recebido um alerta por parte da Aeronáutica sobre o trafego de drones na área. O jornal paulista teve acesso a documento comprovando que no período de 11 e 31 de agosto havia uma área de voo de um veículo não tripulado (ou Vant) nas proximidades da base aérea de Santos.

Confira documento abaixo:


Especialistas consultados falaram que a distância geográfica da área dos veículos não tripulados é grande em relação à base aérea. Porém, eles não descartam a hipótese de que o drone tenha se deslocado e colidido com o jatinho.

Eles também fizeram um alerta para as pessoas que encontrarem alguma peça do acidente que devolvam as autoridades que estão periciando o caso.

ACIDENTE - O jato Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, decolou com Eduardo Campos e comitiva às 9h23 dessa quarta-feira (13) do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao Aeroporto de Guarujá, São Paulo. Quando se preparava para o pouso, o avião arremeteu por causa do mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave. O jatinho caiu por volta das 10h em residências na altura do número 50 da Rua Vahia de Abreu, na esquina com a Rua Alexandre Herculano, no bairro do Boqueirão.


Do NE10 Com informações de O Estado de São Paulo

Túmulo de Miguel Arraes começa a ser preparado para receber Eduardo Campos

Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco
Enterro será no Cemitério de Santo Amaro, mas ainda não se sabe quando, Eduardo Campos será enterrado no mesmo túmulo de seu avô, Miguel Arraes 

As atividades começaram cedo no Cemitério de Santo Amaro, na área central do Recife. Logo no início da manhã desta quinta (14), funcionários do cemitério começaram a preparar o túmulo de Miguel Arraes para receber o seu neto, Eduardo Campos, falecido na última quarta (13).

Por enquanto, as ações que estão sendo feitas no local são de reparo, como limpeza, pintura e manutenção do solo. Ainda não há uma informação oficial sobre quando será o enterro de Eduardo Campos. A informação de que Campos será enterrado no túmulo do seu avô Miguel Arraes, falecido exatos nove anos antes, foi dada pelo irmão de Eduardo, Antônio Campos.

Arredores do jazigo estavam sendo reparados nesta manhã
Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco
CASA - Na residência de Eduardo Campos, localizada no bairro de Dois Irmãos, também houve movimentação na manhã desta quinta. 

Tanto a viúva, Renata Campos, quanto a mãe de Campos, Ana Arraes, passaram a noite no local, e foram visitadas por familiares e amigos de Eduardo Campos que foram prestar suas condolências na manhã desta quinta (14).

Alguns dos nomes a aparecer à residência foram Sileno Guedes, presidente estadual do PSB (partido presidido por Campos), Aguinaldo Fenelon, procurador-geral de Justiça de Pernambuco, e Pedro Eurico, secretário estadual da Criança e da Juventude.


Folha de Pernambuco

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Veja a lista de m Jato caiu sobre casas em Santos (SP) com sete pessoas a bordo.

Um acidente de avião em Santos, na manhã desta quarta-feira (13), matou sete pessoas. Entre elas estava o candidato à presidência pelo PSB, Eduardo Campos.


Veja abaixo a lista das vítimas do acidente: 

Foto: Sabrina Meira/Arquivo pessoal 

Alexandre Severo Gomes da Silva, fotógrafo
Nasceu no Recife, em 1978. Começou a fotografar em 2002. Formou-se na Universidade Católica de Pernambuco em 2011 e concluiu o curso de pór-graduação em fotografia na FAAP em 2014. Foi fotógrafo no Jornal do Commercio entre 2005 e 2011. Morava em São Paulo.



Foto: Reprodução / TV Globo
Carlos Augusto Ramos Leal Filho, assessor
Conhecido como Percol, o jornalista de 36 anos era assessor de imprensa. Durante o governo de Eduardo Campos em Pernambuco, foi gerente de Relações com a Imprensa, assessorando diretamente Campos como governador. Em 2012, coordenou a comunicação da campanha de Geraldo Julio, que se elegeu prefeito de Recife, e foi nomeado secretário de imprensa da gestão. Era casado há 4 meses com Cecília Ramos, que também trabalhava na campanha de Campos.

Foto: Caio Kenji/G1

Eduardo Henrique Acioly Camposcandidado à presidência

Nascido em Recife, era presidenciável pelo PSB. Ele foi deputado federal e governou Pernambuco por dois mandatos




Geraldo da Cunha, piloto

Marcos Martins, piloto




Foto Reprodução/Instagram


Marcelo de Oliveira Lyra, cinegrafista







Foto: Reprodução/TV Sergipe

Pedro Almeida Valadares Neto, assessor de campanha e ex-deputado federal
Conhecido como Pedrinho Valadares, nasceu em Simão Simas (SE) em 1965. Foi advogado e deputado federal entre 1991 e 1995 pelo PFL; entre 1997 e 1999 pelo PP; e entre 1999 e 2003 pelo PSB. Mais tarde, assumiu mandato em 2008 e em 2010 como suplente pelo DEM.



Do G1

Coligação de Eduardo Campos tem dez dias para indicar substituto

Foto: Internet
Com a morte do candidato à Presidência Eduardo Campos (PSB), a coligação Unidos para o Brasil pode escolher a candidata a vice, Marina Silva, para substituí-lo 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclareceu que, em caso de morte de candidato, os partidos têm prazo de dez dias para fazer substituição. Com a morte do candidato à Presidência Eduardo Campos (PSB), em um acidente aéreo nesta quarta-feira (13), a coligação Unidos para o Brasil pode escolher a candidata a vice, Marina Silva, para substituí-lo.

Em caso de morte do candidato que for de coligação, a lei eleitoral dá preferência à substituição por outro do mesmo partido, neste caso, o PSB, e orienta para que a mudança seja definida por maioria absoluta dos partidos coligados. A legislação também diz que é obrigação do partido dar ampla divulgação à troca de nomes e esclarecer o eleitorado sobre as mudanças da coligação.

As regras para substituição de candidatos constam da Resolução 23.405, de fevereiro deste ano, e também permitem a troca de candidato caso o registro da candidatura tenha sido indeferido - inclusive por  ineligibilidade - cancelado ou cassado. Nesses casos, a coligação tem até 20 dias antes do pleito para indicar o nome do substituto na chapa concorrente. Integram a coligação Unidos para o Brasil PSB, Rede Sustentabilidade, PPS, PPL, PRP e PHS.


Da Agência Brasil

sexta-feira, 14 de março de 2014

Governo de PE convoca mil PMs aprovados em concurso feito em 2009


Aproveitando a ocasião da abertura da reunião do Comitê Gestor do Pacto Pela Vida, nesta quinta-feira (13), o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, assinou dois atos; um que transforma a carreira de delegado de Polícia Civil em jurista, e outro que autoriza a convocação de mil aprovados no último concurso da Polícia Militar, realizado em 2009.

A mudança na carreira dos delegados vai acontecer por meio de um Projeto de Emenda Constitucional que altera o artigo 103 da Constituição Estadual, onde se tem o delegado como ocupante do último nível da carreira da Polícia Civil.

“O que o estado está fazendo é simplesmente regulamentar uma lei que foi aprovada no Senado Federal. É bom que isso sirva também para melhorar as condições de trabalho, não só dos delegados, mas de todo o efetivo policial”, explicou o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco, Cláudio Marinho.

De acordo com ele, o fato de o delegado ser enquadrado como jurista faz com que a categoria possa reivindicar os mesmos benefícios de outras carreiras jurídicas do estado, caso dos membros do Ministério Público e do Poder Judiciário. “Isso aí traz a consequência para trabalharmos no futuro para um alinhamento de salários, no mesmo patamar daqueles que compõem a carreira jurídica do estado”, afirmou. O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, disse que a mudança na carreira dos delegados estimula e traz motivação para esses profissionais.

Com relação aos aprovados no último concurso da PM, os mil convocados terão que passar pela segunda etapa do certame e, em seguida, pelo curso de formação. Somente depois é que eles serão nomeados. Os policiais contratados vão completar o efetivo, substituindo aqueles que estão deixando a corporação. O presidente da Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados, Renílson Bezerra, reconheceu a conquista, mas afirmou que a quantidade de convocados ainda é pequena.

“Acho que deveriam chamar 3 mil (...) O PM, para render bem, para ter um serviço eficiente, ele tem que ter a folga dele, ficar um tempo com a família, e eu não vejo isso. A gente vê a dificuldade no serviço. As reclamações no Agreste, Sertão e Mata Norte são grandes, porque cobram muito”, resumiu Bezerra.

O comandante geral da Polícia Militar, Carlos Pereira, informou que, após nomeados, os mil policiais serão alocados nas áreas mais problemáticas do Pacto Pela Vida. A assinatura dos atos aconteceu no início da manhã, na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão do estado, na área central do Recife.


Do G1 

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Em pesquisa com todos os governadores, Eduardo Campos deixa de ser o mais bem avaliado do País

Do Blog do Jamildo

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta sexta-feira (13) uma nova pesquisa realizada pelo Ibope que avalia o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) e de todos os governadores do País. Desta vez, ao contrário do último levantamento realizado em julho, o governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) não aparece como o mais popular do País. O número de pernambucanos que avaliam o governo Campos como ótimo ou bom continua em 58%. Ao contrário do levantamento divulgado nesta sexta, a pesquisa de julho listava apenas 11 governadores. O governador do Amazonas, Omar Aziz (PSD), que na época não apareceu na pesquisa do Ibope, lidera o levantamento, com 74% de aprovação.

A maneira de governar de Eduardo Campos, que deixará o Estado em 2014 para disputar a Presidência da República, é aprovada por 76% dos pernambucanos ouvidos pelo Ibope. Já a confiança pessoal no governador é um pouco mais baixa: 66%. Nesse último quesito, ele aparece empatado com o governador do Acre, Tião Viana (PT).

Dilma

Pernambuco não é um dos estados em que a presidente Dilma Rousseff (PT) é melhor avaliada. Principal adversária de Campos, Dilma consegue apenas 45% de aprovação no Estado - no Amazonas ela tem 64%. A aprovação dos pernambucanos da maneira de governar da presidente é de 65%; e apenas 56% dos entrevistados confiam na petista.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Eduardo Campos diz que formação de chapa só em 2014

Do Pernambuco.com

Em entrevista no Programa do Jô, que vai ao ar nesta segunda-feira (11), logo após o Jornal da Globo, na Rede Globo, o governador Eduardo Campos (PSB), virtual candidato a presidente da República em 2014, falou sobre eleições, manifestações de rua e da coligação com a ex-senadora Marina Silva (PSB), entre outros temas. “Cada um do seu jeito, nós estávamos atrás do mesmo objetivo, que é melhorar o país”, afirmou o socialista referindo-se a parceria fechada com a líder da Rede Sustentabilidade.

Durante a conversa com Jô Soares, o governador assegurou que ainda não foi discutido se Marina disputará a vice numa possível chapa encabeçada por ele nas eleições presidenciais do próximo ano. “Nossa decisão é que vamos estar juntos. Antes de discutir forma, nós temos que discutir conteúdo. Não vamos discutir a formação da chapa em 2014. A Rede vai nos ajudar e a gente também vai ajudá-los. Haverá uma troca”, definiu Campos.

Ao comentar os protestos realizados em várias cidades do Brasil, Eduardo disse que se não estivesse no governo, teria se juntado à população que se manifestou nas ruas. “Meus filhos também foram as primeiras manifestações. Se eu não estivesse no governo estaria lá”, frisou. A chegada do quinto filho do governador também foi um dos tema da entrevista. “Eu gosto de criar gente. Pessoas que acreditam no Brasil”, declarou ao falar da família e da esposa Renata, juntos desde os 15 anos.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

COMEÇAM AS OBRAS DA ADUTORA DO AGRESTE

http://www.diariodepernambuco.com.br/
portaldesurubim.blogspot.com
Começaram nesta quarta-feira (05), as primeiras ações do projeto da Adutora do Agreste. A empreitada tem início um dia após a assinatura da ordem de serviço pelo governador Eduardo Campos, com a presença do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. As primeiras intervenções estão sendo realizados no povoado de Canela de Ema, entre Arcoverde e Pesqueira.

De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), os procedimentos iniciais de toda a obra consistem na limpeza da vegetação e checagem da topografia para receber as construções projetadas. 

É neste povoado que será construído um grande complexo de abastecimento de água, com a construção da segunda maior estação de tratamento de água do estado, com capacidade para tratar 4 mil litros de água por segundo; dois grandes reservatórios, sendo um deles com capacidade para armazenar 70 mil metros cúbicos de água; um grande sistema de bombeamento (estações elevatórias); além de uma estação de tratamento de efluentes, onde todo resíduo produzido receberá tratamento para o seu reaproveitamento no sistema. A expectativa é que as obras físicas sejam iniciadas em até 30 dias.

Esse conjunto de ações integra a primeira etapa do projeto da Adutora do Agreste, que vai contemplar 17 municípios, com investimentos de  R$ 930 milhões. Nesta  fase, serão implantados 118 km de tubulações de grande porte, de 1.200 mm de diâmetro, ao longo da BR-232. O prazo previsto para conclusão desta etapa é de 24 meses.

Ainda segundo a Compesa, até o fim de junho será publicado o edital para contratação das obras da segunda etapa, que irá atender mais seis cidades. Somadas as duas etapas, serão 23 municípios atendidos, que absorverão um  montante de R$ 1,375 bilhão.